Buscar

Fotopolimerização Dentistica II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A resina é um material bom, mas tem um problema, a ccontração de polimerização. Existe várias formas para diminuir a contração de polimerização. Uma das coisas para dimunuir é usar a técnica incremental, e o que explica isso é o fator C. As resinas compostas contraem na direção que elas estão aderidas, ou seja, seu eu colocar resina em todas as paredes da cavidade, a contração de polimerização será maior.
Fator C: é a proporção entre o numero de superfícies aderidas com as não aderidas. Se colocássemos a resina em uma cavidade classe um, em todas as paredes, seria 5 superfícies aderidas. E quantas superfícies da resina está livre ? 1. Então esse fator C = 5. 
Agora, se colocarmos a resina no canto da cavidade,no “ângulo” enconstando em 3 paredes e fazendo o formato da resina como se fosse um “telhado”, teríamos 3 paredes aderidas e duas faces livres : 3/2 = 1,5
Outra forma de trabalhar para diminuir o fator C é trabalahr com a fotopolimerização.A polimerização a princípios formam cadeias poliméricas lineares as quais vão se ramificando formando cadeias cruzadas.
Na fotopolimerização existe p ponto gel: é o momento em que a resina passa de fluida para viscosa. A partir desse momento, a resina sofre um estresse que é transferido para a interface dente restauração. Até a resina chegar no estado viscoso não existe muito estresse, porém depois, quando ela continua sendo fotopolimerizada, ela sofre um grande estresse.
Antes desse ponto gel, existe a fase pré—gel, nessa fase as moléculas podem deslizar e adquirir novas posições. Nessa fase o estresse gerado não é transferido para interface dente restauração.
Depois existe a fase pós-gel, onde a capacidade de escoamento da resina fica restrita e toda a força do estresse de contração gerada, será transferido para a interface.
Sabendo disso, o que podemos fazer é estender a fase pré-gel para minimizar a contração polimerização,
Quanto maior a intensidade da luz, maior o grau de conversão de monômeros em polímeros. Temos que prolongar a fase pré-gel com um pouco menos de intensidade, e usamos algumas tencnicas para isso:
técnica convencional: a luz fica na mesma intensidade não importando quanto tempo ela está acesa. No gráfico ela seria uma linha reta.
Ramp: a luz está franca logo no começo, mas vai aumentando de intensidade devagar. Depois de 5 segundos ela fica estável.
Step: a luz também começa com baixa intensidade, mas subitamente aumenta a intensidade.
Pulso: como se fosse u luz de boate, fica piscando. Nessa técnica a fase pré-gel também é estendida.
Pulso tardio: não é uma técnica muito usada. Nesse caso cada encremento é polimmerizado 5 segundos, e do fotopolimerizador convencional. Ao final é feito uma ultima fotopolimerização por 1minuto e meio em potência máxima.
Quando a luz que fica de baixa intensidade atinge seu ponto máximo, esse ponto máximo é o ponto gel, quando a luz estava ficando intensa é a fase pré-gel e depois quando ela se mantém estável é o pós-gel

Outros materiais