Buscar

Críticas à Escola - Ivan Illich - Filosofia da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Críticas à Escola
desescolarização de Ivan Illich
Uma proposta radical
Umas das mais radicais criticas feitas à escola tradicional talvez esteja no seu caráter autoritário.
A escola adquiriu diversas fases no correr da história, vivemos em um crise séria e nos preocupamos em saber qual será o destino da instituição escolar.
Fazendo referência a essa tendência, Ivan Illich apresenta uma proposta bem radical: por que não “desescolarizar” a sociedade?
Ivan Illich (1926-2002), filosofo e educador, nascido na Áustria, foi padre, porém abandonou o clero e tornou-se vice-reitor em Porto Rico, Cuba.
Segundo Illich, em um mundo marcado pelo controle das instituições, a escola escraviza mais que a família, devido à estrutura sistemática e organizada, à hierarquia, aos rituais das provas e ao mito do diploma. Uma sociedade assim estruturada desconsidera o autodidatica e encara com desconfiança aquele que aprende por si próprio.
Segundo Illich, a escola possuía três premissas inquestionáveis: 
O lugar de criança é na escola;
As crianças só aprendem na escola e;
Só se pode ensinar crianças na escola. Ora, Illich dizia que isso não é verdade. A maior parte da vida da criança está fora da escola. “Aprendemos a falar, amar, sentir, fazer política e trabalhar sem a interferência de professor algum”.
Para Illich, a escola funciona com ferramenta de manutenção de uma sociedade hierarquizada e desigual, monopolizando o conhecimento no professor e limitando qualquer tipo de informação entre os alunos.
Illich diz que a escola era afastada do mundo, e que vivia um paradoxo de querer preparar as pessoas para o mundo ao mesmo tempo que corta os contatos com ele.
Encarceradas nas escolas pela exigência de frequência, as crianças ficam à mercê do poder arbitrário dos professores. Aí elas se curvam à obediência cega, desenvolvem uma atitude servil e o respeito pelo relógio. É a aprendizagem perversa da hierarquia.
A proposta apresentada por Illich está em na capa de sua importante obra: “Sociedade sem Escolas”.
O que Ivan Illich propõe com a substituição à escola que ele quer destruir?
Para Illich, seria impossível viver em sociedade sem instituições, porém ele faz uma nítida distinção entre as instituições manipuladoras e as conviviais.
As manipuladoras são, para Illich, as que merecem críticas, pois não estão a serviço das pessoas, mas contra elas, tornando-se “falsos serviços públicos”, voltando-se para interesses econômicos de alguns privilegiados.
As conviviais seriam, interativas, por permitirem o intercambio entre pessoas com a condição de que todas mantenham sua autonomia.
Para Illich, o conhecimento não deve ser monopolizado por uma instituição, deve ser compartilhado por todos de forma democrática e livre.
Segundo Ivan, “descolarizar uma sociedade significa abolir o poder de uma pessoa de obrigar outra a frequentar uma reunião. Também significa o direito de qualquer pessoa, qualquer idade ou sexo, de convocar uma reunião”. 
Sociedade sem Escolas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais