Buscar

Escola Nova - Filosofia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Disciplina
 Filosofia da Educação – Rildo Nascimento
Grupo 
 Jean Claudio
Kamilla Favacho
Ramon Marques
Fabricio Júnior
*
ESCOLA NOVA
*
 "Por educação nova entendemos a corrente que trata de mudar o rumo da educação tradicional, intelectualista e livresca, dando-lhe sentido vivo e ativo. Por isso se deu também a esse movimento o nome de: Escola Ativa" 
(LUZURIAGA, 1980, p. 227). 
*
 (...) na escola tradicional a iniciativa cabia ao professor que era, ao mesmo tempo, o sujeito do processo, o elemento decisivo e decisório (...) na pedagogia nova a iniciativa desloca-se para o aluno, situando-se o nervo da ação educativa na relação professor-aluno, portanto a relação interpessoal, intersubjetiva... (SAVIANI, 1995, p.24). 
*
"Do ponto de vista da Escola Nova, os conhecimentos já obtidos pela ciência e acumulados pela humanidade não precisariam ser transmitidos aos alunos, pois acreditava-se que, passando por esses métodos, eles seriam naturalmente encontrados e organizados" (FUSARI e FERRAZ, 1992, p. 28). 
*
A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que desenvolveu-se na primeira metade do século XX . No Brasil a Escola Nova sofreu impactos de transformações econômicas, políticas e sociais, ocasionando uma mudança significativa no ponto de vista intelectual brasileiro. 
*
A necessidade de democratizar a sociedade fez com que o movimento da Escola Nova acontecesse paralelamente à pedagogia tradicional, buscando reformas educacionais urgentes, emergindo da própria população a necessidade de uma consciência nacional. 
 A Escola Nova tem seus objetivos concentrados no aluno. Os educadores que adotam essa concepção acreditam em uma sociedade mais justa e igualitária, na qual caberia à educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. 
*
 A Pedagogia da Escola Nova parte para a criatividade e a livre-expressão, rompendo com as “cópias de modelos”. A estética moderna privilegia a inspiração e a sensibilidade e a individualidade 
do aluno. Criou-se uma postura não-diretiva, onde tudo em arte era permitido em nome da livre-expressão. A preocupação em Artes Visuais passa a ser como o "desenho livre" e o conhecimento é deixado de lado, caindo no espontaneísmo. 
 Na tentativa exagerada de busca
 da criatividade do aluno, muitos professores desviam-se da real proposta da Escola Nova e as atividades passam dos aspectos intelectuais para os afetivos. Os alunos são estimulados a trabalhar sobre ele mesmo, reconhecendo a importância de sua produção através da observação. 
*
*
 
Sendo a área de Arte constituída pelas linguagens artísticas como as Artes Visuais, a Música, o Teatro e a Dança, seu ensino visa a formação dos indivíduos para criar, se expressar e apreciar estas diversas linguagens.
 A pluralidade de ações, a ligação da arte com outras áreas de conhecimento, o estabelecimento de vínculos entre os conhecimentos escolares sobre a arte e seus modos de produção e aplicação na sociedade são alguns dos pontos importantes tratados no PCN Arte. 
 
*
Histórico do Ensino de Arte no Brasil
1816 - É criada a Academia Imperial de Belas Artes. É instalado oficialmente o Ensino de Arte nas escolas.
 1900 - São valorizados o traço, a repetição de modelos e o desenho geométrico. 
1922 - Apesar da efervescência das manifestações da Semana de Arte Moderna, o ensino segue as tendências da escola tradicional, que defende a necessidade de copiar modelos para treinar habilidades manuais 
1930 - O compositor Heitor Villa-Lobos, no governo de Getúlio Vargas, institui o projeto de canto orfeônico nas escolas. 
1935 - O escritor Mario de Andrade promove um concurso de desenho para crianças com tema livre. O ganhador recebe uma quantia em dinheiro. 
1948 - É criada no Rio de Janeiro a primeira "Escolinha de Arte", Em 1971, chega a 32 o número de instituições particulares desse tipo no país. 
*
1960 - As experimentações que marcam a sociedade, como o movimento da bossa nova, influenciam o ensino de Arte nas escolas de todo o país. É a época da tendência da livre expressão se expandir pelas redes de ensino. 
1971 - Segundo a LDB, a Educação Artística (que inclui artes plásticas, educação musical e artes cênicas) passa a fazer parte do currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. 
1973 - Criação dos primeiros cursos de licenciatura em Arte, voltados à formação de professores capazes de lecionar música, teatro, artes visuais, desenho, dança e desenho geométrico. 
1989 - Desde 1982 desenvolvendo pesquisas sobre três idéias (fazer, ler imagens e estudar a história da arte), Ana Mae Barbosa cria a proposta triangular, que inova ao colocar obras como referência para os alunos. 
1996 - A LDB passa a considerar a Arte como disciplina obrigatória da Educação Básica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais definem que ela é composta de quatro linguagens: artes visuais, dança, música e teatro. 
*
Na década de 30, Getúlio Vargas assume o governo provisório. Houve repressão e perseguição no campo educacional em relação ao Movimento da Escola Nova e inviabilizando a manutenção das reformas sustentadas pelos envolvidos pelas ideias de Dewey e Durkheim que se aliaram e elaboraram o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova (1932), que teve como principal personagem Fernando de Azevedo que foi o redator e o primeiro signatário do Manifesto dos Pioneiros
 da Educação Nova 
(A reconstrução educacional
 no Brasil), em 1932, em que se lançaram as bases e diretrizes de uma nova política de educação. 
 O documento defendia
 a universalização da escola pública, laica e gratuita. 
*
Personagens importantes nas mudanças pedagógicas da Escola Nova.
Lourenço Filho
Reformou
O ensino de 
SP (1930)
Getúlio 
 Vargas
Escritora
 e
professora
Anísio
 Teixeira
Fundador
da Escola
Parque
*
O grande nome do movimento Escola Nova na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey, (1859-1952), filósofo norte americano que influenciou a elite brasileira. 
Para John Dewey a Educação, é uma necessidade social e por causa dessa necessidade as pessoas devem ser aperfeiçoadas para que se afirme o prosseguimento social às suas idéias e conhecimentos, igualando as oportunidades perante a lei.. Para John Dewey a escola é a própria vida. Assim, a educação tem como eixo norteador a vida-experiência e aprendizagem, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida.
*
No Brasil, as ideias da Escola Nova foram inseridas em 1882 por Rui Barbosa (1849-1923). 
A Escola Nova acredita que a educação é o exclusivo elemento eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade. De acordo com alguns educadores, a educação escolarizada deveria ser sustentada no indivíduo integrado à democracia, o cidadão atuante e democrático.
 
*
A evolução dos conceitos que orientam as aulas hoje
Na década de 1990, duas importantes inovações pavimentaram o caminho para o modelo atual: na Espanha, Fernando Hernández defendeu o estudo da chamada cultura visual. (segundo ele era necessário trabalhar com videoclipes, internet, histórias em quadrinhos, objetos populares e da cultura de massa, rótulos e outdoors nas salas de aula). No Brasil, Ana Mae Barbosa formulou a metodologia da proposta triangular (inspirada em ideias norte-americanas e inglesas, recuperou conteúdos e objetivos que tinham sido abandonados pela escola espontaneísta). Ela mostrou que o professor deveria usar o seguinte tripé em classe: o fazer artístico, a história da arte e a leitura de obras.
*
Metodologia da Escola Nova
*
Referências:
http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/escola-nova.htm
http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=23
http://homolog.novaescola.abril.com.br/arte/fundamentos/conhecer-cultura-soltar-imaginacao-427722.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Nova
*
http://www.artenaescola.org.br/sala_relatos_artigo.php?id=451
http://anasra.blogspot.com/2007/09/como-surgiu-o-ensino=da-arte-nashtml
http://www.educacional.com.br/glossáriopedagogico/verbete.osp?apubwiki=9577
 Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais / Metodologia do Ensino da Arte, Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria. F. de Rezende e Fusari / Para gostar de aprender Arte: Sala de aula e formação de professores, Rosa Iavelberg

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes