Buscar

Aula 05 - Alteração.Suspenção.Duração.Contrato de Trabalho

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
OBJETIVOS
Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:
1. Entender como é possível a Alteração do Contrato Individual, como ela se opera e os limites do Jus Variandi do Empregador e sua base legal.
2. Fazer a distinção entre Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho.
3. Analisar o Sistema de Duração do Trabalho, as Jornadas, Intervalos e Férias e suas bases legais.
Nesta aula serão apresentadas as definições e possibilidades de Alteração do Contrato Individual e como ela se opera; os Limites do Jus Variandi do Empregador e sua base legal; a distinção entre Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho. Também será feita a análise do Sistema de Duração do Trabalho, as Jornadas, Intervalos e Férias, com suas bases legais.
ALTERAÇÕES OBJETIVAS
São as mais comuns e dizem respeito ao objeto de contrato, que é a base de nosso estudo. Exemplos: Remuneração; Quantidade de Trabalho; Local da Prestação; Turno, etc.
ALTERAÇÃO UNILATERAL
Como vimos, a regra é que a Alteração seja Bilateral; mas esta regra não é absoluta, já que cabem exceções nas hipóteses ou chamado Jus Variandi.
Jus Variandi
São possibilidades de pequenas alterações unilaterais por parte do empregador com base no seu poder de direção, que, por necessidade do serviço e sem causar prejuízos ao empregado, podem ser feitas; por exemplo, nas hipóteses de alteração de horário, de função, de local da prestação (provisoriamente), etc.
Agora vamos descontrair um pouco?
O empregador tem de depositar a reserva financeira que acumulou para pagar os direitos trabalhistas de seus funcionários. Ajude o executivo a chegar até o banco. Para isso, responda corretamente às perguntas que se seguem. Clique em Iniciar e boa sorte!
Resposta 
Resposta 
JORNADA DE TRABALHO
Estudaremos a Jornada Diária, a Jornada Semanal, as Jornadas Especiais, os Turnos Ininterruptos de revezamento e as Formas de Prorrogação da Jornada, abordando o Sistema de Compensação e o chamado Banco de Horas.
JORNADA DIÁRIA E SEMANAL
Algumas profissões, como bancários, motoristas, telefonista, ascensorista e outras têm jornada especial; alguns deles de 6 horas, diária prevista pela CLT, Título III das normas especiais de Tutela do Trabalho, artigos 224 a 371 e Legislação Específica.
JORNADAS ESPECIAIS
O Art. 7 Inciso XIII – Estabelece a Jornada  de 8 horas Diárias e 44 horas Semanais exceto para profissionais que por suas peculiaridades  tenham jornada menor. No mesmo sentido é o artigo 58 da CLT. A Jornada diária /semanal poderá ser reduzida através de acordo ou convenção coletiva.
Atenção! Embora não previstos na Legislação, a Jurisprudência do TST, por ser mais benéfico ao trabalhador tem admitido, mediante acordo ou convenção coletiva, a jornada de 12 horas de trabalho por 36 de descanso.
TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO
O Artigo 7  inciso XIV da Constituição Federal determina que nas empresas que adotam o turno ininterrupto de revezamento, para empresa que trabalha ininterruptamente (24 hs por dia, 7 dias por semana) a Jornada Diária será de 6 horas, salvo Acordo ou Convenção Coletiva.
O tempo de Ida e Volta ao trabalho não é considerado na Jornada, SALVO se for local de difícil acesso, não servido por transporte público e o empregador fornecer a condução.
Necessidade Imperiosa – Art 61 – CLT
Por motivo de força maior devidamente comprovada ou para realizar ou concluir serviços inadiáveis cuja inexecução acarreta fortes prejuízos à empresa, a jornada poderá excepcionalmente ser prorrogada em até ao máximo 12 horas diárias, mediante pagamento de no mínimo 50% sobre a hora normal e comunicação à superintendência regional do trabalho SRT da localidade, no prazo de 10 dias.
PERÍODO CONCESSIVO
Após os 12 meses do período aquisitivo, o empregador terá os 12 meses subsequentes para, no momento que achar apropriado, conceder as férias ao trabalhador.
Explicação expandida:
Somente em casos excepcionais as férias poderão ser concedidas em 02 (dois) períodos, hipótese em que um dos quais não poderá ser inferior a 10 dias. Os maiores de 50 anos e menores de 18 não poderão ter suas férias divididas em 02 períodos, nem em casos excepcionais.
Exercícios:
O chamado Banco de Horas, previsto no artigo 59 § 2º da CLT, dispensa o acréscimo salarial em caso de horas extras. 
Essa afirmativa é: Verdadeira!
Enquanto durar a Suspensão do Contrato de Trabalho, o empregado não trabalha, não recebe salário e não pode ser despedido. 
Essa afirmativa é: Verdadeira!
Síntese da Aula:
- Entendeu as possibilidades de Alteração do Contrato Individual e como ela se opera, os limites do Jus Variandi do Empregador e sua base legal. 
- Compreendeu a distinção entre Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho, com exemplos de cada uma. 
- Analisou o Sistema de Duração do Trabalho com as Jornadas, Intervalos e Férias e suas bases legais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes