Buscar

AVA 01 Planejamento Estratégico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Estabelecer objetivos para o futuro é um processo fundamental para o crescimento de todas as empresas. A partir daí, houve a necessidade de respostas satisfatórias ao mercado através de um planejamento estratégico. Ao enfrentar a complexidade do cenário empresarial, com turbulências e incertezas, as empresas vão em busca de ferramentas e técnicas que auxiliam no processo gerencial, possibilitando uma visão mais clara do trabalho e aperfeiçoando os processos empresariais (INOVIA, 2013). O planejamento, de forma geral, pode ser dividido em três níveis, conforme descrição à seguir:
I – Define objetivos para toda a organização e se baseia numa análise do ambiente geral e geralmente tem na alta administração os seus principais responsáveis.
II – Define objetivos específicos, geralmente para cada uma das áreas da empresa e é de responsabilidade dos gerentes.
III – Definição de atividades rotineiras, busca eficiência operacional e está mais ligado aos níveis operacionais da organização.
Sobre as definições apresentadas, assinale a alternativa CORRETA que apresenta respectivamente os planejamentos conforme tais definições:
Alternativas:
a) I - Planejamento operacional, II - Planejamento tático, III – Planejamento estratégico
b) I - Planejamento operacional, II - Planejamento estratégico, III – Planejamento tático
c) I - Planejamento tático, II - Planejamento estratégico, III – Planejamento operacional
d) I - Planejamento estratégico, II - Planejamento tático, III – Planejamento operacional
e) I - Planejamento estratégico, II - Planejamento operacional, III – Planejamento tático
2) O Planejamento Estratégico é um processo gerencial de grande importância dentro das empresas de todos os portes e setores. Um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias. O planejamento estratégico engloba uma análise do passado, do presente e traça caminhos a serem percorridos, visando à conquista de objetivos, justamente pela necessidade da empresa manter-se competitiva. Existem alguns aspectos básicos referentes ao planejamento estratégico, sendo:
I – Um planejamento estratégico de sucesso, espelha-se exclusivamente nos concorrentes já estabelecidos, pois se estes já estão no mercado, com certeza atingiram sucesso.
II – Um planejamento estratégico de sucesso observa continuamente as ações em função dos objetivos e se há a necessidade de mudanças.
III – Um planejamento estratégico de sucesso prevê a necessidade de planejar a médio e em longo prazo, com contínuas revisões, e evitando ações desesperadas.
IV - Um planejamento estratégico de sucesso desconsidera a ação dos concorrentes, pois a estratégia é privada da empresa, baseada nas concepções do empresário.
V – Um planejamento estratégico de sucesso é o reflexo de um processo analítico contínuo e de uma apurada percepção dos tomadores de decisão da empresa acerca do contexto mercadológico.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a) Somente os itens I e III são verdadeiros.
b) Somente os itens I, II e IV são verdadeiros.
c) Somente os itens II, III e V são verdadeiros.
d) Somente os itens II, V são verdadeiros.
e) Somente os itens II, IV e V são verdadeiros. 
3) Baze (2010) relata que o Mundo corporativo passa por grandes transformações e profundas alterações no que tange a maneira de gerir um negócio, com características dinâmicas e sofrendo pressões externas e internas, as organizações tentam a todo custo se adequar a tais mudanças sob pena de se tornarem obsoletas e se extinguirem como os dinossauros. Em uma era marcada por revoluções precedidas da Industrial e da informação, impulsionadas pela evolução tecnológica, obriga gestores e executivos a buscar um conjunto de informações, dados estatísticos e índices financeiros, para nortear o processo de gestão, motivado pela busca incessante de mais eficiência, mais eficácia, mais produtividade, a custos mais baixos e níveis que beiram a loucura, as organizações sobrevivem em um cenário globalizado e altamente volátil, capaz de mudar a cada segundo. Dentro deste contexto mercadológico, a definição da estratégia assume papel importante para o crescimento e desenvolvimento de qualquer nicho, representando um diferencial competitivo, traduzindo-se na formulação clara de seu planejamento estratégico, funcionando como bússola, dando-lhe direcionamento. O desenvolvimento do planejamento estratégico é um processo que envolve inúmeras variáveis, sendo que algumas de suas características são marcantes. Dentre os aspectos a seguir, qual deles molda o planejamento?
Alternativas:
a) As condições financeiras da empresa e o tipo de produto ou serviço que será trabalhado.
b) O número de concorrentes existentes no mercado e a estratégia destes.
c) A vontade do empresário ou do investidor, pois são quem farão os aportes financeiros na empresa.
d) Se existem recursos humanos e estruturas capazes de tornar o plano um sucesso.
e) Os objetivos que a empresa tem e se há condições de atingi-los. 
4) Petroianu (2011) discorre que o cenário globalizado atual, cada vez mais competitivo, exige que as empresas se reorganizem estrategicamente, desenvolvendo novos projetos que estejam alinhados com seu planejamento estratégico que precisa ser flexível e adaptável de maneira que se adéqüe para garantir a competitividade e sustentabilidade. Neste cenário, os projetos começam a extrapolar o ambiente interno da empresa e passam a se relacionar com o negócio, havendo a necessidade de uma avaliação mais ampla da estratégia da organização, do mercado, dos stakeholders, de sua cadeia produtiva e de sua viabilidade financeira.
Considerando este ambiente, a organização deve conhecer claramente sua estratégia, pois ela se transformará em parâmetros para definição e seleção de investimentos e outros projetos e principalmente atingir seus objetivos. Pode-se dizer que tanto pessoas, como organizações, por vezes, têm dificuldades de atingir determinados objetivos idealizados no planejamento, neste sentido, questiona-se: De que maneira a empresa deve agir para mudar essa situação?
Alternativas:
a) Deve somente buscar alianças estratégicas com concorrentes e observar como aproveitar-se destas para alcançar seus objetivos.
b) Deve rever o planejamento, as metas e até mesmo o objetivo central, analisando em que parte do processo houve equívocos, tentando assim saná-los.
c) Pode desistir do modelo de negócios inicialmente proposto e dedicar-se a outras atividades no mercado.
d) Deve rever o processo de produção ou prestação de serviços e iniciar uma série de investimentos.
e) Pode considerar os sucessos obtidos pelos concorrentes e tentar copiá-los. 
5) No conto de Alice no País das Maravilhas, em determinado momento, durante um diálogo entre Alice com o Coelho, ela ouve dele: "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve". A estratégia em resumo é "o que fazer", ou "para onde deve seguir". A direção estratégica prevê a existência de norteadores os quais servirão para moldar o comportamento e a ação da empresa. Assinale a alternativa que apresenta os norteadores da estratégia:
Alternativas:
a) Planejamento, Organização, Direção e Controle.
b) Caráter, Cultura, Comportamento e Perspectiva.
c) Normas, Regras, Condutas e Deveres.
d) Missão, Visão, Valores e Políticas.
e) Manuais, Ações, Problemas e Soluções.

Outros materiais