Buscar

3ª Prova de Mineralogia, tipo A (01.11.2011)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3o prova de Mineralogia 2011
Nome:……………………………………………………………………..
1) A fórmula geral X2Y4-6Z8O20(OH,F) corresponde a composição química de um importante grupo de minerais. Este grupo de minerais pode ser dividido em duas classes. (1,0).
a) que grupo de minerais e esse?
b) quais são as duas classes e que este grupo pode ser subdividido? Explique.
c) qual a estrutura deste grupo de minerais?
d) quais são os principais minerais que compõem este grupo de minerais. De as características físicas, químicas e ópticas que permitem diferenciá-los entre si?
2) Os sulfetos formam uma importante classe de minerais que incluem muitos minerais de minério importnates. De modo geral, pode-se dizer que os sulfetos são minerais de brilho metálico e são minerais opacos, possuem traço cinza, preto ou colorido, são minerais pesados a muito pesados e possuem dureza em geral menor que 4. Entretanto existem existem exceções, alguns minerais não são opacos. (1,0).
a) quais são estes minerais?
b) como diferenciá-los entre si?
c) qual a utilidade destes minerais?
3) Reações metamórficas são importantes e comuns durante processo metamíorficos, para a formação de muitos minerais. As reações abaixo representam uma reação comum na natureza e envolvem a transformação de minerais primários em minerais metamórficos: (1,0).
3Mg2SiO4 + H2O + SiO2 = 2Mg2Si2O5(OH)4
2Mg2Si2O5(OH)4 + 3CO3 = Mg3Si4O10(OH)2 + 3MgCO3 + 3H2O
a) quais são as fases minerais envolvidas nas reações?
b) como distinguir os minerais (características físicas, químicas, ópticas, etc) entre si?
4) O grupo dos silicatos ~25% dos minerais conhecidos e cerca de 40% dos minerais comuns. Em volume correspondem a a cerca de 95% do volume da crosta terrestre. Este classe e/ou grupo de minerais em vários grupos. (1,0).
a) quais são estes grupos e qual as caracteríticas estruturais que os diferencia entre si?
b) de pelo menos três exemplos de minerais pertencentes a cada classe destes minerais.
5) Associe: (2,0)
	1) FeS2
	11
	mineral que forma-se nas porções superiores dos filões ricos em prata (mineral supergéno). Normalmente em climas áridos.
	2) KCl
	12
	mineral rosa claro a marrom claro em seção delgada, de relevo muito alto positivo. É isotrópico.
	3) Cu2Cl(OH)3
	9
	mineral de origem sedimentar encontrado em camadas de sal (em evaporitos junto a camadas de gipso ou anidrita, de halita ou de carnallita) e depósitos de potássio (de origem marinha). É facilmente reconhecido pela dureza alta (7); hábito (cristais de aspecto cúbico, tetraédrico ou dodecaédrico) e propriedades óticas (biaxial +, relevo moderado e birrefingência baixa)
	4) S
	16
	é um dos primeiros minerais a se cristalizar na rochas magmáticas, especialmente nos magmas mais anidros, e um dos últimos a se cristalizar nas rochas metamórficas, onde apenas aparece em temperatura superiores a 7000C. Ocorre em piroxenitos, peridotitos, dunitos; como inclusões em olivina basaltos alcalinos e kimberlitos; em rochas vulcânicas máficas, rarmente em vulcânicas félsicas. Caracteristicamente em charnockitos e em rochas metamórficas da fácies granulito.
	5) Cu2CO3(OH)2
	20
	mineral tipicamente encontrado em depósitos sedimentares em regiões áridas. É facilmente reconhecido pela dureza baixa (2,5); hábito (agregados esféricos arredondados, moles com brilho sedoso), propriedades óticas (biaxial +, relevo moderado a forte negativo, birrefingência média), densidade muito baixa (1,6-1,9) e solubilidade em ácidos. As massas fibrosas paralelas podem agir como tubos de fibras ópticas de luz 
	6) coesita
	1
	mineral que normalmente ocorre em nódulos ou concreções fibro-radiadas ou granulares, em rochas sedimentares. Botroidal, reniforme, maciço; às vezes constituí agregados em forma de crista de galo ou ponta de flecha. Mineral opaco, de cor amarelo-bronze pálido, branco lata em superfícies frescas, escurecendo quando exposto e com tarnish iridescente. Possui tr acinzentado a preto amarronzado e br metálico
	7) Ca2(Na.K)(Mg,Fe2+)4(Al,Fe3+,Ti,Al)Si8O22(OH,O)2
	3
	mineral do grupo dos halogenetos que caracteriza-se pela sua cor verde e pelos agregados cristalinos. Difere da malaquita por não apresentar esfervescência nos ácidos. É produto do intemperismo, em regiões desérticas, em meio salino, sobre minerais de minério sulfetados de Cu e outros minerais de Cu.
	8) anortita
	17
	é um fundente muito utilizado na industria siderúrgica (metalúrgia do Al). Ocorre em pegmatitos e granitos alcalinos. Também forma-se na fase-vapor preenchendo fraturas em riolitos com topázio
	9) boracita
	10
	mineral gerado por processos magmáticos (em monzonitos, sienitos) e metamórficos de temperatura moderada a alta (metamorfismo de contato ou regional em rochas aluminosas), com excesso de Al ou deficiência de álcalis e sílica. Ocorre em rochas ígneas pobres em sílica, no contato de corpos peridotíticos e rochas aluminosas. Encontrado também em placers.
	10) Al2O3
	6
	mineral formado em pressões que excedem 20 kbar, finamente granulado intercrescido com quartzo e sílica amorfa (vidro) resultado de metamorfismo por impacto e tectitos. É um mineral primário em xenólitos com kyanite-garnet-clinopyroxene em kimberlitos, e intercrescido com quartzo como inclusões em granada e clinopyroxênio em eclogitos (terrenos metamórficos de alto grau).
	11) cloraragirita
	14
	produto de cristalização magmática onde é um dos primeiros minerais a se cristalizar em rochas básicas insaturadas em sílica. Ás variedades ferríferas podem ocorrer em rochas magmáticas ácidas. As olivinas também são geradas por metamorfismo de contato e regional de temperatura alta, os termos magnesianos em rochas magnesianas (mármores e metaultramáficas) e os ferríferos em formações ferríferas. Constitui-se em produto comum em escória de alto forno.
	12) Mn2+3Al2(SiO4)3
	7
	mineral reconhecido pelo hábito prismático, ângulo de clivagem de 56º -124º. É de origem metamórfica em rochas básicas como anfibolitos e xistos argilosos metamorfizados; magmáticas em algumas rochas ígneas, como granitos, granodioritos, sienitos, dioritos, andesito, etc.
	13) KNO3
	5
	Mineral secundário, oriundo da alteração de sulfetos de cobre. É facilmente reconhecido pela sua cor característica, associação mineral, efervescência em HCl a frio, pela estrutura radial-fibrosa
	14) olivina
	18
	mineral que cristaliza-se em rochas magmáticas ácidas ou alcalinas de alta temperatura e baixa pressão, normalmente efusivas ou intrusivas a níveis rasos da crosta terrestre
	15) NaAlSiO4
	8
	mineral praticamente está restrito a rochas metamórficas, de grau médio a alto (fácies granulito), de origem carbonática (margas e calcários impuros) ou que tem como protólito rochas magmáticas de natureza básica. Raro em rochas plutônicas máficas e rochas vulcânicas. Também em depósitos de córindom e em meteoritos.
	16) Mg2Si2O6
	19
	mineral reconhecido pela forma octaédrica dos cristais, elevada dureza e brilho vítreo. Mineral isotrópico, de relevo alto positivo e cor incolor a verde, verde oliva ou pardo em seção delgada.
	17) Na3AlF6
	15
	mineral reconhecido pela baixa birrefringência, clivagem fraca, caráter ótico uniaxial (-) e solubilidade em HCl. É uma mineral de cristalização em magmas alcalinos insaturados em sílica, tanto em rochas efusivas, hipoabissais e plutônicas (como sienitos, gnaisses, alkali gabros, etc) formando-se também por metassomatismo como resultado de reações de magmas básicos e alcalinos com sedimentos ricos em Na e Ca.
	18) (K,Na)(Al,Si)4O8
	4
	mineral de cor amarela, brilho vítreo, densidade baixa, dureza 1,5-2,5; é facilmente queimado. É produto de sublimações vulcânicas, fontes termais e reações de redução de sulfatos e oxidação parcial de sulfetos (especialmente pirita). É encontrada em depósitos de anidrita/gipsita; em cones vulcânicos e em fontes termais; encontra-se no estado nativo em abundância, em terrenos de origem vulcânica; sobretudo no estado de combinação, formandodiversos sulfetos e em rochas sedimentares, normalmente como sulfatos. Também é constituinte de muitas substâncias orgânicas, principalmente albuminóides.
	19) MgAl2O4
	2
	facilmente reconhecido pela sua solubilidade em água, hábito cúbico dos cristais, e gosto amargo. Ópticamente possui n = 1,4903
	20) NaCaB5O9.8H2O
	13
	mineral que tem grande importância como adubo mineral nitrogenado e potássico; é usado em larga escala na fabricação de pólvora-negra, vidros, e do ácido nítrico, etc.

Outros materiais