A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
DISCURSIVAS FINAIS DE TEORIAS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO

Pré-visualização | Página 1 de 3

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO: 
Ao longo da história houve vários modelos de currículo, c ada um definido d e acordo com os interesses políticos, econômicos e sociais de cada tempo e espaço. Nessa perspectiva, disserte sobre a visão de currículo idealizada por Bobbitt no século XIX. 
 RESPOSTA ESPERADA: 
O currículo idealizado por Bobbitt expressava o modelo fabril de educação, sendo inspirado em Taylor. Visava à divisão de tarefas, ao controle do tempo, à regulação do pensamento e ao controle do comportamento dos estudante s. Estes aspectos tinha m o objetivo de enquadrar os estudantes ao modelo fabril, com a finalidade d e adequá-los para o trabalho. 
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO: 
Em nosso cotidiano, é comum ouvirmos as palavras " conhecimento" e " saber" serem utilizadas como sinônimas. Entretanto, elas não são sinônimas. O conheci mento é mais amplo e complexo que o saber. Descreva a diferença e a relação entre saber e conhecimento. 
RESPOSTA ESPERADA: 
O saber são informações ou dados não sistematizado s e não contextualizados. O conhecimento articula vários saberes de modo contextualizado e sistematizado, possibilitando análises e compreensões mais amplas e complexas dos fato s e situações. 
 
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO: 
O currículo norteia a educação, sendo de extrema importância para o desenvolvimento do processo educativo. Entretanto, é necessário que o professor faça o plano de aula. Os dois são fundamentais para que a ação educativa se efetive. Disserte sobre a relação entre currículo e o plano de aula. 
RESPOSTA ESPERADA: 
O currículo desenha o caminho a ser percorrido na educação, explicitando suas concepções e perspectivas. O plano de aula define os meios e estratégias para a realização d a trajetória definida no currículo.
DISCURSIVA FINAL 4:
QUESTÃO:
Temas como pluralidade cultural, discriminação, preconceito, gênero, raça e sexualidade precisam conquistar seu espaço no currículo escolar de alunos e professores que fazem parte de uma sociedade contemporânea. Para nos auxiliar neste processo, existe o multiculturalismo. A partir desta informação, cite quatro aspectos que caracterizam o multiculturalismo.
RESPOSTA ESPERADA:
O multiculturalismo leva em conta os seguintes aspectos:
?O direito de todos à conquista dos mesmos espaços.
?A questão de que nenhuma cultura é melhor ou pior do que outra. 
?O respeito entre todas as diferentes culturas e a convivência tranquila entre elas. 
?Vem para fazer pensar, reformular e romper preconceitos.
?Promove a contribuição das diferentes culturas, consideradas submissas, em relação às culturas dominantes.
?Os conteúdos refletem e questionam as diferentes culturas e as relações de poder (rico ou pobre), gênero (homem ou mulher), raça (branca ou negra) ou sexualidade (heterossexual ou homossexual).
DISCURSIVA FINAL 5:
QUESTÃO:
No Brasil há algumas normativas que orientam o trabalho pedagógico e as ações desenvolvidas na escola. A LDB, Lei nº 9394/96, grande marco na educação brasileira que orientou novos investimentos na qualificação dos profissionais docentes, o Plano Nacional da Educação que indica a cada decênio as diretrizes para melhorias na qualidade da educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica sistematizam os princípios, os fundamentos e os procedimentos para a organização curricular nas instituições de ensino. Desta forma, analise a relação destes documentos com os afazeres docentes nas escolas e escreva sobre a finalidade da existência desses documentos nacionais.
RESPOSTA ESPERADA:
A principal finalidade diz respeito à reflexão da ação docente como profissional a serviço da educação, seguindo a perspectiva do pensamento de educação vigente, integrando com a comunidade envolvida.
DISCURSIVA FINAL 6:
QUESTÃO:
A história do desenvolvimento curricular passou por três cenários distintos: Europa, EUA e no Brasil, organizados de acordo com os interesses políticos, sociais e culturais de cada época. O primeiro cenário aponta para a história da organização curricular na Europa, influenciando sobretudo o pensamento de currículo nas universidades. Reflita sobre o pensamento educacional europeu e disserte sobre a influência dos ideais iluministas no processo de elaboração curricular escolar da época.
RESPOSTA ESPERADA:
O pensamento de John Locke configura um nome de destaque nos ideais iluministas e desenhou um novo modelo de currículo. Atribuiu grande importância ao ensino do latim, das boas maneiras, apresentando o trabalho como um passatempo aos cidadãos cultos. O pensamento iluminista influenciou na nova organização dos planos de aula e seu rompimento com o que era pregado pela Igreja, defendendo a presença do estudo da ciência na escola.
DISCURSIVA FINAL 7:
QUESTÃO:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - foram elaborados com a participação do professor espanhol César Coll em consonância com as deliberações propostas pela Constituição Federal de 1988. Os PCN visam fixar os conteúdos mínimos exigidos no período escolar de acordo com as variações regionais existentes na nação, intencionando transformar a realidade brasileira educacional. Desta forma, a inclusão dos temas transversais consiste num tema novo no documento. Disserte sobre as características dos temas transversais incluídos nos PCN.
RESPOSTA ESPERADA:
Os temas transversais são novos e pertencem à sociedade contemporânea, são assuntos do cotidiano social que se relacionam com os científicos apresentados na vivência escolar. São conteúdos que interligam os saberes cotidianos aos científicos, proporcionando aprendizagens significativas ao aluno.
DISCURSIVA FINAL 8:
QUESTÃO:
O currículo expressa ideologias e concepções de ser humano, de sociedade e de educação. Dessa maneira, o currículo é um documento norteador da educação formal, sendo muito mais do que uma lista de disciplinas e seus respectivos conteúdos. Disserte sobre como o currículo é influenciado por fatores históricos. 
RESPOSTA ESPERADA:
Cada período histórico é marcado por fatores econômicos, sociais, políticos. Esses fatores influenciam direta ou indiretamente no currículo, uma vez que este expressa os interesses e as ideologias dos grupos que o formulam, refletindo no trabalho docente e, consequentemente, na formação dos educandos.
DISCURSIVA FINAL 9:
QUESTÃO:
Paulo Freire foi um importante educador brasileiro, autor de várias obras que repercutiram na educação de forma geral. Sua teoria permeia a filosofia e a sociologia, basenado-se na dialética hegeliana, nas leituras de Marx, Erich Fromm, Mimme e Fanon. A principal preocupação de seus estudos foi com o desenvolvimento da educação de jovens e adultos em países subordinados aos dominantes. Com relação à teoria de Paulo Freire, disserte sobre as características da sua concepção quanto ao currículo.
RESPOSTA ESPERADA:
Freire em sua teoria apresenta uma crítica à educação bancária, apresentando o reconhecimento das experiências dos alunos, como fonte para elaboração dos temas geradores para construção do currículo. As unidades deveriam ser organizadas de forma interdisciplinar, em que a escolha do conteúdo advém das experiências dos alunos e professores. O currículo é uma devolução organizada dos interesses oriundos da comunidade, construído no processo dialógico entre os alunos e professores.
DISCURSIVA FINAL 10:
QUESTÃO:
O currículo se configura como um meio ou um caminho a ser percorrido no decorrer do processo das práticas pedagógicas. Segundo Traldi 91984, p. 37), o currículo é uma ´´estratégia pela qual as escolas tentam satisfazer os fins da educação``. Dessa forma, há estratégias, fases, níveis e componentes que estruturam a organização do currículo escolar. Na decisão curricular, especificamente, surgem as fases do currículo, uma delas consiste no currículo prescrito. Analise e disserte sobre as características do currículo prescrito.
RESPOSTA ESPERADA:
O currículo prescrito são as determinações

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.