Buscar

Semiologia da Art Sacro iliaca

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SEMIOLOGIA DA ARTICULAÇÃO SACROÍLIACA
Função 
Ponto de conexão entre o tronco com o quadril e os MMIIs
Auxilia no processo de estabilidade do tronco
Responsável pela mobilidade do quadril
Sua anatomia favorece a transferência de peso adequado para os MMIIs
Possibilidade o processo da locomoção
Anatomia da Art. Sacro-Ilíaca 
Anatomia da Art. Sacro-Ilíaca 
Diferenças entre o tamanho do quadril em mulheres e homens 
Pelve Feminina 
Diferenças entre o tamanho do quadril em mulheres e homens 
Pelve Masculina 
Características de disfunção Músculo Esqueléticas
Diagnóstico frequentemente negligenciado 
Maior incidência em mulheres gestantes 
Cerca de 30% das dores lombares.
Amplitude de movimento
Por se tratar de um articulação cujo objetivo é proporcionar estabilidade a articulação sacro-ilíaca não realiza nenhum movimento primário. Sabe-se que ela é responsável pelo movimento de rotação medial facilitando a marcha.
Artrologia da Articulação Sacro-Ilíaca e quadril
AVALIAÇÃO MIOFASCIAL 
TESTES ESPECIAIS PARA CONFIRMAÇÃO DE ALTERAÇÕES SACROILÍACAS
Espinha Íliaca Póstero-Superior e Cista íliaca
Palpar a crista ilíaca para verificar se há dor à palpação. Pode indicar pontos sensíveis de contusões, periostites ou fraturas de avulsão.
Articulação sacroílica
Flexionar o joelho do paciente a 90º e girar o quadril lateralmente e com a outra mão, palpar a articulação sacroilíaca logo abaixo da espinha ilíaca póstero-superior até a incisura sacral. Se houver dor ou pontos sensíveis pode indicar processo inflamatório.
Túber Isquiático
Com o joelho fletido em direção ao tórax deve-se palpar o túber isquiático observando se há pontos sensíveis ou de dor, podendo indicar contusão decorrente de trauma, fratura de avulsão causada por forte tração dos músculos posteriores da coxa ou bursite do túber isquiático.
Teste de Gaenslen
Com o paciente em DD e o lado afetado próximo a borda da mesa de exame, o paciente deve aproximar o joelho do tórax do lado não afetado e o terapeuta aplica uma pressão no MI afetado até que ela fique abaixo do nível da borda da mesa de exame. A extensão da perna tensiona a articulação sacroilíaca e os seus ligamentos anteriores no lado da extensão da perna. A dor indica lesão geral na articulação sacroilíaca, ou seja, entorse do ligamento anterior ou processo inflamatório na articulação sacroilíaca.
Teste de Lewin-Gaenslen
Com o paciente em DL com lado afetado para cima, realiza-se uma flexão de quadril estabilizando a articulação lombossacral. Se houver dor desse lado isso indica lesão geral da articulação sacroilíaca, ou seja, entorse do ligamento sacroilíaco anterior ou processo inflamatório na articulação sacroilíaca.
Teste de Yeoman
A extensão da coxa tensiona a articulação sacroilíaca e os seus ligamentos anteriores no lado da extensão da coxa. Se houver dor no lado ipsilateral, deve-se suspeitar de entorse dos ligamentos anteriores da articulação sacroilíaca. Dor ou aumento da dor pode indicar processo inflamatório ou abcesso na articulação sacroilíaca.
Teste de Estiramento Sacroilíaco
Com o paciente em DD, cruze os braços do paciente e aplique pressão posterior e lateral às espinhas ilíacas ântero-superiores de cada ílio. A pressão simultânea sobre as espinhas ilíacas comprime ambas as faces da articulação sacroilíaca e tensiona os ligamentos sacroiliacos anteriores. Se houver dor em alguma das articulações deve-se suspeitar de entorse dos ligamentos sacroilíacos anteriores, ou seja, ligamento ilíofemoral ou ísquiofemoral, ou ainda processo inflamatório.
Teste de Abdução Sacroilíaca Contra Resistência
Pedir para o paciente realizar uma abdução e você realiza pressão sobre o membro em abdução, essa tensão tensiona a articulação sacroilíaca e os músculos abdutores do quadril. O aumento da dor na articulação sacroilíaca indica entorse dos ligamentos sacroilíacos no lado ipsilateral. Dor na nádega afetada ou na parte lateral da coxa indica entorse dos músculos abdutores da coxa.
Teste de Estresse do Ligamento Sacrotuberal
Com o paciente em DD deve-se flexionar completamente o joelho e o quadril do paciente, aduzir e girar internamente, com a outra mão deve-se palpar o ligamento sacrotuberal que se estende da região posterior do sacro até o túber isquiático. Se houver dor na área do ligamento pode ser indício de entorse.
Teste de Hibb
Com o paciente em DV deve-se flexionar a perna até a nádega e mover para fora, girando o quadril para dentro. Este procedimento obriga a cabeça do fêmur girar internamente para dentro e para fora do acetábulo, o que causa ligeira distração na articulação sacroilíaca. Se houver dor pode indicar lesão na articulação sacroilíaca.
Teste de Balanço Pélvico (compressão ilíaca)
Com o paciente em DL realizar pressão para baixo sobre o ílio (bilateralmente). Dor nestas articulações pressionadas indica lesão ou processo inflamatório das faces articulares do lado afetado.
Teste do Sinal da Nádega
Com o paciente em DD, faça um teste de elevação passiva da perna estendida. Se a flexão do quadril aumentar a dor do paciente o problema é na coluna lombar, se a flexão do quadril não aumentar com o joelho flexionado trata-se de disfunção da articulação sacroilíaca, indicando patologia desta articulação ou das nádegas como processo inflamatório, bursite, massa ou abcesso.
Teste do Flamingo
Com o paciente em pé deve equilibrar-se sobre uma perna de cada vez e saltar a fim de aumentar o esforço sobre a articulação. Assim se houver aumento de dor em uma das articulações pode indicar processo inflamatório, e a dor decorrente de trauma pode indicar fratura na articulação suspeita.
Referências Bibliográficas
CIPRIANO, Joseph J. Manual fotográfico de testes ortopédicos e neurológicos. 4. ed. São Paulo:Manole, 2005. 497 p.
MAGEE, D.J. Avaliação Musculoesquelética. 3°Ed. Manole – São Paulo: 2002.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais