Buscar

ESTUDANDO LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O que são mitos? b) Quais os mitos mais comuns sobre as pessoas surdas e a LIBRAS? c) Que ações a escola deve tomar para que esses mitos sejam desconstruídos? É uma narração equivocada, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito e que são inverdades acerca de quem se fala. Dentro dessa premissa, os mitos relacionados aos surdos e aos deficientes causam impactos desastrosos visões errôneas. Exemplos: mudo, mudinho, doente, retardado, nervoso. linguagem de sinais, gestos, mímica. Através de programas e eventos para conscientizar as pessoas leigas (ouvintes) que os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura e identidade , que a LIBRAS é uma língua com estrutura gramatical altamente complexa e que tais mitos criam estereótipos sobre os surdos e sobre a LIBRAS.
Importância de as crianças surdas apreenderem a LIBRAS dentro do mesmo período que as crianças ouvintes apreendem suas respectivas línguas orais: O processo de aquisição por crianças surdas, adquirindo a LIBRAS como sua primeira língua, deve ocorrer em período análogo à aquisição da língua oral em crianças ouvintes, a fim de que seu desenvolvimento cognitivo linguístico, e outros aspectos associados à aquisição de um idioma, seja pleno. As crianças surdas com acesso à LIBRAS desde muito cedo, desfrutam da possibilidade de adentrar o mundo da interação linguística de forma completa, desenvolvem sua cognição e comunicação com as mesmas competências, habilidades linguísticas das crianças ouvintes. Deve ser um direito assegurado a elas.
Lei 10.436/2002. LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) passa a ser reconhecida como meio de comunicação oficial das comunidades de surdos brasileiros.
Níveis de descrição da LIBRAS: Sintático, semântico, pragmático e quirológico (plano fonológico da língua de sinais).
Cultura surda: Signwriting; além de ter sua língua representada graficamente pelo sistema de escrita, por esse artefato tem-se que A cultura surda se modifica, ampliando aspectos inerentes à ela.
Artefatos culturais da comunidade surda: Família, literatura surda, vida social e esportiva, artes visuais, política, materiais, experiência visual, língua, valores atribuídos aos fatos, situações, contextos, percepção e leitura de mundo, partilhamento de sentimentos e valores.
Identidade surda: As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, eles moldam de acordo com o maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. : Identidade na qual ser surdo é estar no mundo visual e desenvolver sua experiência na Língua de Sinais. Os surdos que assumem a identidade surda são representados por discursos que os vêem como sujeitos culturais, uma formação de identidade que só ocorre entre os espaços culturais surdo.
O que é uma ordem tópico-comentário: O tópico é o tema do discurso que apresenta ênfase especial posicionado no início da frase e seguido de comentários a respeito desse tema. A marca de tópicos delimita as fronteiras de tropicalização na LIBRAS; somente tópicos são associados com a marca não manual, ou seja, essa marca pode se espalhar sobre a sentença. Na LIBRAS, os tópicos estão associados com posições argumentais.
Sistema pronominal na LIBRAS: formado por três pessoas do discurso. Dependendo da configuração de mãos utilizada e de direção para qual aponta no espaço, as pessoas do discurso podem ser especificadas. Podem aparecer tanto no singular quanto no plural.
Ações que as escolas podem implantar, a fim de que a participação de alunos surdos seja mais plena: cultura inclusiva por e para ações inclusivas. A fim de que os surdos possam estar de fato incluído no contexto social escolar, se faz necessário que todos os membros da escola dominem a LIBRAS e conheçam as peculiaridades da cultura surda, oferecendo curso de LIBRAS e ou a LIBRAS como disciplina no currículo escolar.
Verbos não direcionais: verbos que não possuem concordância e são divididos em duas subclasses; Verbos ancorados no corpo e verbos que incorporam o objeto.
Classificadores: uma categoria que, substituindo o nome que a precede na sentença, estabelece algum tipo de concordância que se associa ao sujeito, ao verbo e ao objeto, especificando­lhes características. Todas as línguas naturais possuem mecanismos de concordância. A LIBRAS como é uma língua natural também tem o seu próprio mecanismo para estabelecer concordância nas frases. O Classificador não possui ligação com os verbos na LIBRAS no sentido de incorporação para apresentar motivação icônica. Um classificador (CL) é uma forma que estabelece um tipo de concordância em uma língua. Na LIBRAS os classificadores são formas representadas por configurações de mão que, substituindo o nome que as precedem, podem vir junto de verbos de movimento e de localização para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Os classificadores são importantes porque ajudam a construir as estruturas sintáticas por meios de recursos corporais.
Adjetivos na Língua Brasileira de Sinais: Na formação de classificadores descritivos, os adjetivos, assumem de maneira icônica a qualidade ou a forma de um objeto.
Em LIBRAS encontramos tipos de frases Afirmativo, negativo, interrogativo e exclamativo.
Quais os argumentos utilizados para sustentar a ideia de que há uma literatura surda? O fato de que nas comunidades surdas surgem ou podem surgir processos culturais específicos, como por exemplo, a literatura surda que começa a se fazer presente entre nós, se apresentando talvez como um desejo de reconhecimento, de importância crucial para as minorias linguísticas que desejam afirmar suas tradições culturais nativas e recuperar suas histórias reprimidas.
Correntes educacionais:
 I. Oralismo: O propósito terapêutico é tratar e reduzir os déficits, considerando que a criança precisa de treinamento auditivo e desenvolver a leitura orofacial.
II. Comunicação Total: Os sinais são utilizados na estrutura gramatical do português e, enquanto filosofia, o bilinguismo pode ser incorporado.
 III. Bilinguismo: A língua de sinais é considerada língua materna para o surdo, ao passo que a língua portuguesa é a segunda língua.
bilinguismo e biculturalismo: A comunidade surda tem características próprias e a língua de sinais, como as outras línguas, tem a marca dessa cultura. As pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de duas culturas, a surda e a ouvinte.
Surdo oralizado: uma pessoa surda que não usa língua de sinais e faz leitura labial
Datilologia é a representação manual da ortografia da língua portuguesa. Cumpre a função de empréstimo linguístico porque introduz na LIBRAS novas palavras que não tem sinais próprios.
Políticas linguísticas e sua importância na Educação de surdos: A proposição de políticas linguísticas será eticamente efetiva se acompanhada de ações em torno do sujeito e da sociedade. Pensar um modelo novo de Educação, seria pensar criação de um índex de cultura inclusiva, por ações inclusivas, por meio de ações legais que legitima o sujeito.
5 Parâmetros de LIBRAS: Configuração de mãos, ponto de articulação, movimento, orientação, expressão facial e corporal.
Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação ao corpo. Mesmo que a configuração esteja certa, se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido. 
Diferença entre Datilologia e configuração de mãos: datilologia são os gestos das LIBRAS.

Outros materiais