Buscar

EXP 1 A Eletrização por Atrito

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ENGENHARIA
FÍSICA EXPERIMENTAL 3
Turma nº 3010
Experiência nº 1
Data 04/03/2015
Nome da experiência: A Eletrização por Atrito
	Professor: Lourdes
	Alunos: Fernando Levy
	 Jessé Gonçalves
	 Jarbas Nunes
	 
	INTRODUÇÃO 
Na sala de aula nos foi explicado sobre carga elétrica, excesso e falta de elétrons. Que as cargas não podem ser criadas ou destruídas, elas são transferidas.
Aprendemos que substâncias diferentes que se tocam, cedem elétrons para outra.
Com isso fizemos uma experiência de atritar alguns materiais e transferir alguns elétrons de um para outro. Com esse fenômeno conseguimos ver a atração desses objetos quando os aproximamos.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 
O processo de eletrização por atrito foi o primeiro de que se tem conhecimento. Foi descoberto por volta do século VI A.C. pelo matemático grego Tales de Mileto, que concluiu que o atrito entre certos materiais era capaz de atrair pequenos pedaços de palha e penas.
Posteriormente o estudo de Tales foi expandido, sendo possível comprovar que dois corpos neutros feitos de materiais distintos, quando são atritados entre si, um deles fica eletrizado negativamente (ganha elétrons) e outro positivamente (perde elétrons). Quando há eletrização por atrito, os dois corpos ficam com cargas de módulo igual, porém com sinais opostos.
MATERIAL UTILIZADO
O que utilizamos de material nessa aula foram duas tiras de plástico, uma tira de papel, um algodão e uma folha A4 para apoiar os itens.
RESULTADOS
Primeiro esfregamos o algodão na tira de plástico e depois na tira de papel, quando aproximamos um do outro eles se atraíram.
Depois esfregamos o algodão na tira de plástico e em seguida em outra tira de plástico. Quando aproximamos um do outro eles se repeliram.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Fazendo o experimento   atritando duas tiras de materiais diferentes, uma de plástico e outra de papel.
Descrevendo o observado: As tiras de materiais distintos se atraíram.
Justificando: Baseado no fato de que a tira plástica recebeu elétrons, observamos que a tira de papel perdeu seus respectivos elétrons.
Refazendo o experimento ,  atritando duas tiras de materiais iguais, de papel com papel.
Descrevendo o observado: As tiras de materiais iguais  se repelem .
Justificando: Baseado no fato de que as tiras de papel  são de mesmos materiais,  observamos que as tiras de papel tem forças de repulsão.
4.1. Descreva o observado ao aproximar as faces das tiras plásticas.
R: As tiras plásticas se repeliram
4.2. Justifique os sinais das cargas nas tiras plásticas e o sinal da carga que ficou no material utilizado para atritá-las
R: A carga elétrica do plástico é negativa e do algodão é positiva, isso se pode provar com a tabela triboelétrica
4.3. O que acontece quando duas cargas negativas são aproximadas uma da outra?
R: Como as cargas elétricas são iguais, elas se repelem.
4.4. Descreva o observado
R: As tiras de plástico e de papel se atraem.
4.5. Justifique a ocorrência.
R: Verifica-se através da tabela triboelétrica que a tira de plástico tem mais tendência a adquirir elétrons que a tira de papel. Logo, elas ficam com cargas diferentes e consequentemente se atraem.
4.6. Qual o sinal da carga na tira de plástico?
R: A carga elétrica do plástico é negativa, isso se pode provar com a tabela triboelétrica.
4.7. A carga elétrica do papel é positiva, pois o material utilizado para atritar com o papel (algodão) tem mais tendência a ganhar elétrons, isso se pode provar com a tabela triboelétrica.
4.8. Cargas de mesmo sinal se ____________________________ enquanto que cargas de sinais diferentes se ___________________ .
R: Repelem / Atraem.
4.9. Uma partícula com carga de +3,00 10-6 C está a 12,0 cm de distância de uma segunda partí- cula com carga de –1,50 10-6 C. Calcule o módulo da força eletrostática entre as partículas.
R.
Q1= +3,0 x 10-6 C
Q2= -1,5 x 10-6 C
k= 9 x 109 N.m2 /C2 
d= 12 cm = 0,12 m = 12 x10-2 m
F= ?
 
 
 
4.10. Duas esferas iguais estão fixas e separadas a uma distância de 25 cm uma da outra. Uma esfera está carregada com uma carga de +300 nC e a outra com uma carga de –150 nC. Determine a carga de cada esfera após um fio metálico entrar em contato simultaneamente com ambas as esferas por alguns instantes. Determine também o módulo da força que atua entre as duas esferas após o contato do fio.
R:
d = 25 cm = 0,25 m = 25*10-6
Q1== +300 nC
Q2= -150 nC
Q=?
F=?
 
 
 
CONCLUSÃO
Alguns materiais como plástico, tecidos, papéis, vidros, etc, quando atritados, podem perder ou ganhar elétrons. No caso de ganhar elétrons, dizemos que possuem carga negativa. No caso de perderem elétrons, dizemos que possuem carga positiva.
Podemos concluir que cargas de mesmo sinal se repelem enquanto que cargas de sinais diferentes se atraem.
	 
3

Outros materiais