Buscar

ATPS Monika 3 e 4 etapa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

a) O que é uma norma jurídica?
Norma jurídica é uma regra de conduta imposta, admitida ou reconhecida pelo ordenamento jurídico. Norma e lei são usadas comumente como expressões equivalentes, mas norma abrange na verdade também o costume e os princípios gerais do direito.
b) Qual a função da norma jurídica?
A norma jurídica cumpre, no Estado de Direito, a nobre tarefa de concretizar a Constituição. Elas devem criar os fundamentos de justiça e segurança que assegurem um desenvolvimento social harmônico dentro de um contexto de paz e de liberdade. Esses complexos objetivos da norma jurídica são expressos nas funções de integração, planificação, proteção, regulação e inovação. 
Fonte: 
c) O que é uma norma geral?
Geral - diz respeito à destinação, se restrita a um ou alguns indivíduos ou mais abrangente. Uma norma é geral por ser abrangente, por exemplo, toda uma população. 
d) O que é uma norma abstrata?
É a norma que não é destinada a um determinado caso concreto, mas sim, define normas de "dever-ser", "dever-fazer", ou "dever-deixar-de-fazer" para o futuro para várias situações possíveis. Exemplo: Art. 121 do Código Penal: Matar alguém, pena: 6 a 20 anos. Abrange uma situação abstrata, ao contrário de uma norma concreta que, por exemplo, pode ser uma norma que define determinado imóvel como de utilidade pública. 
e) Explique a imperatividade da norma.
São as normas que obrigam os destinatários a determinada conduta ativa ou omissiva, ou seja, que mandam os destinatários fazer ou deixar de fazer algo, ao contrário das normas que facultam o direito de fazer alguma coisa, mas sem conteúdo obrigatório. 
f) Explique a coercibilidade da norma.
É um elemento que traz conseqüências a quem não cumprir a norma, ou seja, uma certa punição, diferentemente das normas estritamente morais (não-legais), onde a punição está no plano da consciência de cada indivíduo. 
g) Como se identifica o destinatário de uma norma?
Na Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro, o destinatário da norma é o Juiz. Na aplicação da Lei, o juiz atenderá os fins sociais do direito e às exigências do bem comum.
h) Pela teoria pura do Direito, como deve ser construída uma norma jurídica?
A Teoria Pura do Direito foi escrita por Hans Kelsen para dar entendimento de que a norma jurídica é um conjunto de normas positivadas e válidas e estas normas foram criadas para descrever o direito em geral e não no particular para cada indivíduo.
Sua visão era de que se as normas fossem para caracterizar o individualismo, as normas não seriam de um direito positivo, mas sim de um direito natural, pois este direito é absoluto como o direito à vida, a liberdade, dentre outros. Ele tentou construir uma teoria alternativa na visão dos que dominam, sustentando um conceito puramente formal do direito.
Ele com suas teorias procurou desenvolver um conceito que servisse para diferenciar as normas positivas do direito natural, mostrando que normas positivadas não poderiam ser comparadas com jusnaturalismo e sociologia. 
Conclusão
 
Visto que as normas foram criadas para reger a sociedade, delimitando seus direitos, concedendo-os e mostrando que cada indivíduo tem também suas obrigações. As normas fazem o contexto do ordenamento jurídico, que são as leis criadas da sociedade para a sociedade, poder este que concedemos ao Estado que detém em suas mãos o poder de regular as normas.
As normas são leis positivadas que tratam do individual e coletivo, assegurando e fazendo com que todos saibam que elas existem e que para cada caso elas estão prontas para assegurar o bem comum, sendo punitivas, proibitivas ou mesmo para consagrar direitos fundamentais.
Foi através destas normas que Kelsen elaborou a Teoria Pura do Direito, questionando que o ordenamento jurídico deveria somente tratar do coletivo, por serem leis positivas e não do individual, que este papel seria do direito natural, que cada indivíduo ao nascer já os têm consagrados.
 
O que é uma norma jurídica
 
Falar em norma, logo temos o entendimento de ser algo que rege, impõe, conduz pessoas a seguirem algo sendo moral, jurídico, ético, para que uma sociedade consiga viver em harmonia, ou seja, um bem social, sendo positivada ou não.
As leis são exatamente o conjunto de normas que compõem o ordenamento jurídico, estas feitas visando as transformações ocorridas dentro da sociedade, criadas assim dentro dos costumes da mesma.
 
Qual a função da norma jurídica
 
As normas jurídicas são positivadas, mostrando assim a cada indivíduo que, o que está na lei é para ser cumprido e quando feito o oposto, haverá sanções para cada caso. As normas não são somente punitivas, são também proibitivas, como também dão à cada pessoa direitos, e assim, consequentemente deveres.
As normas forma criadas para reger a sociedade, para que esta não volte ao estado de barbárie, ou seja, cada indivíduo tenha a consciência de que viver em sociedade significa viver coletivamente e não pensar somente em si, pensando somente em seu próprio favor.
 
O que é uma norma geral
 
A norma geral é aquela escrita e positivada que paira sobre cada indivíduo, ou seja, é um direito objetivo, ela está pronta para quando o indivíduo precisar em um caso específico, ela está alí para suprir e atender àquela necessidade, deixando de ser direito objetivo e passando a ser direito subjetivo.
A norma geral é todas as leis prontas para qualquer pessoa que necessitar, seja para punir, garantir direitos ou mesmo proibir, visando o bem comum da sociedade. É destinada a todos os cidadãos.
 
O que é norma abstrata
 
Dentro da norma geral, a norma abstrata é aquela que conduz a análise do caso em específico de um indivíduo, analisando-o em suas circunstâncias, em seus detalhes, ou seja, como ocorreu realmente.
 
Explique a imperatividade da norma
 
A norma imperativa é aquela que impõe um dever, ou seja, uma conduta para que os indivíduos possam seguir. Ela não foi criada como um aconselhador, pois a lei é uma ordem de comando.
A norma imperativa é aquela que impõe uma conduta para cada indivíduo da sociedade. Não somente a impõe como também proíbe, seu efeito é de proporcionar a todos uma garantia de paz, leva dentro de si a conduta moral e ética.
 
Explique a coercibilidade da norma
 
O homem é bom por natureza, voltado para a prática do bem, porém é fraco em sua vontade necessitando de estímulos que em Direito são representados pela coerção.
A norma foi criada para regular a sociedade, dando a ela direitos e deveres, mostrando o certo e o errado, fazendo valer o bem para todos e com suas leis mostra que, quando feitas ao contrário, há por trás uma coerção, ou seja, uma sanção para cada caso.
Esta coercibilidade vem impor o que o Estado estabelece, com os poderes que demos a ele, para administrar e reger o bem comum.
 
Como se identifica o destinatário de uma norma
 
Alguns vêem como destinatários da norma os tribunais e órgãos estatais, pois são eles que aplicam estas normas. Outros ainda acham que todas as pessoas são as destinatárias destas normas, porque estes tribunais e órgãos estatais só podem ser considerados destinatários se a norma for desobedecida.
As normas têm seu papel de reger a sociedade, deixa de ser um direito objetivo passando assim a ser um ser de direito subjetivo. A norma existe e passa a ter seu papel em um caso específico e concreto para o indivíduo que precise dela, ou seja, passa a ser o destinatário que aquela lei em particular vai atender ou sancionar.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes