Buscar

Atividade de Revisão Análise Textual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio do Ceará
Análise Textual - Psicologia
Profa Ana Patrícia Holanda
Atividade de Revisão
Resumo e Resenha são gêneros textuais diferentes. Por quê?
Ambiguidade é diferente de duplo sentido. Observe os exemplos a seguir e diga onde acontece ambiguidade e onde acontece duplo sentido, justificando sua resposta.
“Vi o João andando com seu carro.”
 Quando um 
não quer, 
o outro 
vai dançar.
Neste carnaval, respeite.
O texto a seguir é uma crônica, o que o caracteriza como tal?
ELA (Martha Medeiros)
“Se você não tem problemas com a sua, levante as mãos para o céu e pare agora mesmo de reclamar da vida. O que são algumas dívidas para pagar, um celular sempre sem bateria, um final de semana chuvoso? Chatices, mas dá-se um jeito. Nela não. Nela não dá-se um jeito. Para eliminá-la, prometemos cortar bebidas alcoólicas, prometemos fazer mil abdominais por dia, mas ela não acusa o golpe, segue com sua saliência irritante. A gente caminha, corre, sobe escada, desce escada, vibra quando nosso intestino está bem regulado, cumprindo suas funções à perfeição, mas ela não se faz de rogada, mantém-se firme onde está. "Mantém-se firme" é força de expressão. Ela é tudo, menos firme. Você sabe de quem estou falando.
Ela é uma praga masculina e feminina. Os homens também sofrem, mas aprendem a conviver com ela: entregam os pontos e vão em frente, encarando a situação como uma contingência do destino. As mulheres, não. Mulheres são guerreiras, lutam com todas as armas que têm. Algumas ficam sem respirar para encolhê-la, chegam a ficar azuis. Outras vão para a mesa de cirurgia e ordenam que o médico sugue a desgraçada com umbigo e tudo. Mas passa-se um tempo e ela volta, a desaforada sempre volta.
Quem não tem a sua? Eu conto quem: umas poucas sortudas com menos de quinze anos. Umas poucas malucas que acordam, almoçam e jantam na academia. Algumas mais malucas ainda que não almoçam nem jantam. As que nasceram com crédito pré-aprovado com Deus. E aquelas que nunca engravidaram, é lógico.
As que ignoram totalmente sobre o que estou falando são poucas, não lotariam uma sala de cinema. Já as que sabem muito bem quem é a protagonista desta crônica (pois alojam a infeliz no próprio corpo) povoam o resto da cidade, estão por toda parte. Batas disfarçam, vestidinhos disfarçam, biquínis colocam tudo a perder.
Nem todas possuem enorme. Cruzes, não. Às vezes é apenas uma protuberância, uma coisinha de nada, na horizontal nem se repara. Aliás, mulheres acordam mais bem-humoradas do que os homens porque de manhã cedo somos todas magras. Todas tábuas. Todas retas. Passam-se as primeiras horas, no entanto, e a lei da gravidade surge para dar bom dia. Lá se vai nosso humor.
Falam muito de celulite. Falam de seios, de traseiros, de rugas, de pés grandes, de falta de cintura, de caspa, de tornozelos grossos, de orelhas de abano, de narizes desproporcionais, de ombros caídos, de muita coisa caída. Temos uma possibilidade infinita de defeitos. Mas ela é que nos tira do prumo. Ela é que compromete nossa silhueta. Ela é que arrasa com nossa elegância. Ela. Nem ouso pronunciar seu nome. Você sabe bem quem. Se não sabe, sorte sua: é porque não tem."
Pesquise sobre o uso adequado dos pronomes Esse e Este. A seguir, complete o enunciado abaixo:
Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso foram presidentes do Brasil eleitos democraticamente. _____ governou de 1995 a 2003, cumprindo dois mandatos; ______ sucedeu Fernando Henrique, governando de 2003 a 2011. 
Observe o período a seguir e reescreva-o, substituindo a conjunção MAS por uma outra de sentido semelhante e que melhor se adeque ao contexto.
“Inicialmente, a licitação deveria ter acontecido em outubro do ano passado. Mas, em setembro, houve a prorrogação para o final de 2009. Agora, se o pedido da ANTT for atendido, deverá ficar para novembro de 2010.” 
 (Adaptado de Folha de São Paulo, 26/06/2009)
Ao produzirmos um texto dissertativo-argumentativo, lançamos mão de tipos de argumento: autoridade, causa e consequência, exemplificação ou ilustração, senso comum. No trecho a seguir, que tipo de argumento foi utilizado?
“O cinema nacional conquistou nos últimos anos qualidade e faturamento nunca vistos antes. ‘Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça’ - a famosa frase-conceito do diretor Glauber Rocha – virou uma fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o cinema brasileiro faturou no ano passado”. (Adaptado de Época, 14/04/2004)
No período a seguir falta coerência. Por quê?
Por causa da crise econômica mundial, as pessoas continuam gastando muito dinheiro.
A variedade linguística usada em um texto é uma pista para sabermos o perfil do leitor desse texto. Leia o texto a seguir, diga quem seria seu leitor, que perfil ele teria, com base na variedade linguística utilizada.
“Há mais de um ano, duas ações que contestam a prescrição de processos no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aguardam apreciação na Justiça cearense. Apenas nesse intervalo, mais de 1,2 mil gestores municipais já se livraram de julgamentos.
 Entre os processos cujo prazo expirou, estão ações em que o acusado já havia sido condenado pela Corte e casos em que houve dano aos cofres públicos – o que fere a Constituição Federal.” 
(Jornal O POVO; 14/06/2015 ; Título da Notícia: Tribunal de contas. Prescrições já livraram mais de 1,2 mil gestores de julgamentos)

Outros materiais