Buscar

02 fechamento- A escola e a construção do conhecimento, CORTELLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Autor: Mario Sergio Cortella (A escola e o conhecimento: Fundamentos Epistemológicos e Políticos) 
Capítulo: 03
A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Para o educador é necessário uma maior compreensão do conhecimento e de suas raízes, e também saber passar isso em sala de aula. Infelizmente nos dias de hoje ainda se acredita que as descobertas científicas são exercidas somente por pessoas em especial, conceito reforçado pela mídia e às vezes mal sintetizado pelo educador. Por isso o papel muito importante do educador e romper esse conceito em sala de aula, demostrando aos seus alunos não só as descobertas realizadas por esses cientistas, mas também o caminho percorrido até o mesmo, demostrando que todos são capazes de tal conhecimento.
Relativizar: caminho para romper a mitificação
E importante como educadores e não negar informações aos alunos e conscientiza-los que o conhecimento a mercê deles e derivado da cultura do homem, com isso sendo criado pelo mesmo.
Os fatos da história servem para reforça que o conhecimento e derivado da nossa cultura, são formas que o ser humano encontrou para se localizar e entender certos fatos. Como na matemática, que são símbolos criados pelo homem a fim de resolver questões fundamentais, não e uma ciência exata, nenhuma ciência é, mas foi a forma que o homem encontrou de interpretar o nosso mundo. A cima de tudo se deve conscientiza os alunos de que existem varias forma de interpretação da nossa realidade e que ninguém e dono da verdade absoluta, assim e importante absorver novos e antigos conhecimentos e sempre que necessário, ou preciso, contesta-los.
Intencionalidade, erro e pré-ocupação
O educador ao passar conhecimentos aos alunos devem primeiramente procurar o melhor método de ensino, alguma forma que facilite o seu entendimento e o aproxime do mesmo. O método não e uma garantia que o conhecimento será passado por completo, mas e a garantia de rigorosidade, pois não se pode garantir exatidão, certezas.
É importante falarmos sobre o erro, que e diretamente ligada com o conhecimento científico. Erra não e uma fatalidade, é algo comum principalmente para nós humanos, pois não somos donos da verdade absoluta e muito menos controlamos o mundo a nossa volta, então e fundamental ter o erro, isso não e motivo de vergonha muito menos de alta condenação. Vario cientistas que realizaram varias descobertas importantes, e hoje em dia essenciais, erraram ate chegar aos seus objetivos, outro sofreu com as limitações do tempo que só depois outro cientista deu continuação a seus adventos. O maior erro do ser humano e busca e incentivar a perfeição, é algo que está fora do seu alcance é como um importante papel do educador científico e passar esse conceito, de que “erra e humano”.
 É importante que o educador enfatize esses fatos. Também e fundamenta que o conhecimento seja passado por completo, pois é muito comum as pessoas pensarem que certas descobertas científicas surgiram de repente, algo místico, quando na verdade foram anos de estudo. O conhecimento não surgiu sem antes ter uma pré-ocupação, bem antes da descoberta o assunto já estava sendo formulado em busca do entendimento correto.
O conhecimento e algo que precisa sempre ser estimulado, incentivando e buscando o interesse dos alunos, é importante sempre comentar os ocorridos antes de uma descoberta, demostrando que, como os antigos cientistas, todos têm acesso a descobertas importantes, não e preciso ter um toque celestial apenas o interesse pela busca do conhecimento. Não se devem ocultar fatos muito menos informações, e necessário que seja expresso em sala de aula à importância da absolvição do conhecimento como uma forma de adquirir mais conhecimento futuros.
Ritualismos, encantamentos e princípios
As salas de aula têm sido vistas pelos alunos como algo forçado, entediante com aulas teatrais e de difícil entendimento. Virou um ritualismo dia após dia frequentar as aulas com conteúdos diversos, mas expressado da mesma forma. Com professores rígidos que até acabam por desestimular o aluno. 
É necessária uma maior aproximação do professor/aluno, buscar a realização de aulas mais maleáveis, uma maior interação com o aluno e com o tema dado em sala de aula, aguçando o interesse do mesmo, sem ser cansativo ou remoto. E essencial que o educador tenha um encantamento ao passar conhecimento, uma gentileza e compreensão adquirida somente pelo mesmo.
No trecho, “Como o interior de uma relação afetiva, a aula impõe dedicação, confiança mútua, maleabilidade e prazer compartilhado.” Pois exercer a profissão de educador não e somente passar o conhecimento, mas também ter entrega um sentimento de amor e realização e saber transmitir isso ao aluno, precisa possuir interesse no assunto, pois só assim o aluno terá interesse. O educador precisa ter a consciência que tudo se inicia na sala de aula, e que é necessário uma maior preocupação, e atenção, de como o conteúdo esta sendo sintetizado pelos alunos. 
O papel do educador de conhecimentos científicos às vezes e interpretada com algo imposto quando na verdade e um assunto para ser levado em conta, ou seja, refletido, considerado. Por considerarem a ciência algo irrelevante na educação, pois não ajuda na formação das classes populares, a ciência, em sua maioria, e exercida pela classe dominante, mas não quer dizer que deve ser reduzida somente a estes, a ciência é muito importante para a produção da cultura popular e na relação homem/mundo.

Outros materiais