Buscar

Av2 - Ciências Contábeis - Seminário VI

Prévia do material em texto

Av2 - Ciências Contábeis - Seminário VI
1) Analise as sentenças a seguir sobre a utilização de simulação empresarial e os principais benefícios da simulação empresarial para o aprendizado em equipes:
I. Neste tipo de atividade há a compactação do tempo, por exemplo, as decisões podem ser tomadas por trimestres, e assim simular as atividades operacionais da empresa durante o período de 2 anos.
II. Ocorre a aprendizagem baseada em tentativa e erro, isto é, os integrantes da equipe têm a oportunidade de familiarizarem-se com a administração da empresa por meio da reflexão sobre os erros e acertos cometidos. 
III. Ocorre a visão global e integrada, ou seja, as decisões estão interrelacionadas, conduzindo o participante a adquirir uma visão global da empresa.
Estão CORRETAS as sentenças:
Alternativas:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) I, II e III - Alternativa assinalada 
2) A pesquisa científica implica a realização concreta de uma investigação planejada e desenvolvida de acordo com as normas adotadas na metodologia científica. Entre as etapas da construção do projeto de pesquisa destaca-se a problematização do tema que constitui em:
Alternativas:
a) contextualizar e apresentar de forma clara o problema , com o propósito de delimitar com exatidão que tipo de resposta é esperada ao final da investigação.
Alternativa assinalada 
b) elaborar o objetivo geral que mostra o que se pretende com o estudo, a natureza e a amplitude da pesquisa, além de construir os objetivos específicos diretamente relacionados com as questões norteadoras.
c) elaborar questões norteadoras que identifiquem o problema formulado, com o propósito central de apontar novas questões e novos rumos de investigação.
d) apresentar a forma com que se tem de trabalhar, os procedimentos e o instrumental que serão utilizados para a coleta e para o tratamento do assunto a ser investigado.
3) O conhecimento científico se diferencia do senso comum por ser:
Alternativas:
a) subjetivo, heterogêneo, generalizador
b) objetivo, homogêneo, generalizador - Alternativa assinalada 
c) relativo, casual, regular
d) objetivo, homogêneo, individualizador
4) Em que fase da pesquisa são interpretadas as informações coletadas para discernir padrões de respostas, tendências e associações?
Alternativas:
a) Conclusão
b) Trabalho de campo
c) Coleta de dados
d) Análise dos dados - Alternativa assinalada 
5) Analise o problema sugerido no texto abaixo:
"Por onde se começa a solução de um problema? Imagine que você é um escoteiro e se perdeu numa floresta. Seu problema é voltar ao acampamento. Qual seria seu procedimento? O que significa encontrar a solução para o problema? A solução é o caminho que o levará de onde você está ao lugar onde você deseja ir. Imagine que você não sabe para onde ir: não poderá fazer nada inteligente. Gritará, chorará, andará a esmo. O procedimento inteligente é o seguinte: pegue seu mapa, identifique o ponto para onde ir, o ponto onde você se encontra e, a partir do primeiro, trace um caminho. A inteligência segue o caminho inverso da ação. E é somente isso que a torna inteligência. Começando do ponto ao qual se deseja chegar, evita-se o comportamento errático e desordenado a que se dá o nome de tentativa e erro."
(ALVES, R. Filosofia da ciência. Introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 2007, pp. 35-6)
Indique a alternativa que expressa a ideia central apresentada pelo autor.
Alternativas:
a) conhecimento filosófico presente no saber do senso comum.
b) método indutivo no conhecimento filosófico.
c) método presente no conhecimento científico. - Alternativa assinalada 
d) reflexão presente no saber do senso comum.

Outros materiais

Perguntas Recentes