Buscar

Ação de Obrigação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APELAÇÃO CÍVEL
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER- TRANSPORTE ESCOLAR- ALEGAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TRANSPORTE ESCOLAR PRECÁRIO E INADEQUADO.
As crianças e adolescentes do Município de Sumidouro tem enfrentado dificuldades para conseguir se locomover até a escola, A população rural sofre com as dificuldades ao acesso às unidades de ensino, devido à distância e ao fato das escolas se localizarem em área urbana. Para conseguir pegar o transporte escolar elas tem que percorrer cerca de quatro quilômetros para chegar ao ponto de ônibus mais próximo, para as crianças de Sumidouro o transporte escolar gratuito fornecido pelo poder público representa a única forma que o aluno dispõe de chegar à Escola. Nesse caso, o transporte escolar torna- se fundamental no acesso à unidade de ensino. O Transporte escolar é obrigação do Poder Público e dever do Estado, a garantia ao acesso e permanência no Ambiente Escolar, A Constituição Federal de 1988 dispôs sobre a educação elevando-a a categoria de princípio e de pilar para o desenvolvimento da sociedade brasileira, indicando, como objetivo precípuo, o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Destaca-se, entre os princípios apontados para o desenvolvimento do ensino, a promoção de ações que assegurem a igualdade de condições para o acesso e a permanência à escola.           
O artigo 216 contempla, no § 3º, a cooperação entre Estado e Municípios para o desenvolvimento de programas de transporte escolar, a fim de “garantir o acesso de todos os alunos à escola. ” Vale referir que o recente inciso VI, introduzido no art. 11 da LDB, pela Lei Federal nº 10.709/2003, deixa clara a responsabilidade do Município no transporte escolar, qual seja, de transportar os alunos matriculados em sua rede ensino, isto é, nas escolas Municipais. Sendo assim o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo, esses alunos estão tendo seus Direitos Fundamentais violados, pois de acordo com a Constituição Federal os direitos atribuídos a todos os cidadãos em comum, de todas as sociedades espalhadas pelo globo terrestre, que têm como finalidade assinalar as condições mínimas com as quais cada ser humano deve dispor de modo a conduzir sua vida de modo pleno e sadio.
Paulo Lôbo (2011, p.13) prioriza os Direitos Fundamentais do cidadão, diz que o Estado Social, no plano do Direito é todo aquele que está na Constituição, incluindo: Tutela de Direitos, trabalho, Moradia, Educação, Cultura, Saúde e Seguridade Social. Extrai-se da Constituição Brasileira a Igualdade ou equivalência material, fundada no princípio da Solidariedade Social. 
REFERÊNCIAS- CONSTITUÇÃO FEDERAL. DIREITOS FUNDAMENTAIS.
PAULO LÔBO: DIREITO CIVIL DAS OBRIGAÇOES
JULGADO: APELAÇÃO CÍVEL, NÚMERO: 0000695-80.2011.8.19.0060
ORIGEM: VARA ÚNICA DA COMARCA DE SUMIDOURO
APELANTE: MUNICÍPIO DE SUMIDOURO
APELADA: THAYANE RODRIGUES BERTOLOTO

Outros materiais