Buscar

APOL PEDAGOGIA DO CAMPO NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL PEDAGOGIA DO CAMPO NOTA 100
Questão 1/5 - Pedagogia do Campo - ELETIVA
Leia a citação:
“Os anos 1980, na América Latina, ficaram conhecidos como ‘a década perdida’, no âmbito da economia. Das taxas de crescimento do PIB à aceleração da inflação, passando pela produção industrial, poder de compra dos salários, nível de emprego, balanço de pagamentos e inúmeros outros indicadores, o resultado do período é medíocre”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IPEA. Anos 1980, década perdida ou ganha? <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2759:catid=28&Itemid=23>. Acesso em 10 de fev. 2018. 
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Pedagogia Social, o final dos anos de 1980 se caracterizou como o auge do processo:
	
	
	
	
	B
	de redemocratização nacional.
Questão 2/5 - Pedagogia do Campo - ELETIVA
Considere a citação: 
“O colapso do sistema e dos métodos educativos não se resolve simplesmente com reformas pedagógicas que têm se limitado na priorização da teoria ou da prática ou até mesmo na harmonização destas instâncias contraditórias. O esforço pedagógico, no sentido de veicular um conhecimento preestabelecido de forma também preestabelecida conforme o ‘nível’ sociocognitivo dos alunos, está mais a serviço da amputação do pensamento do que de seu desenvolvimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATISTA, Sueli Soares dos S. Teoria Crítica e teorias educacionais: Uma análise do discurso sobre educação. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 73, dez. 2000, p. 183.
De acordo com a citação e o livro-base Pedagogia Social, assinale a alternativa que apresenta corretamente a distinção entre as teorias não críticas e a teoria crítica no campo da educação.
	
	A
	A teoria crítica liga-se a uma formação que busca a transformação da sociedade, enquanto a não-crítica enfatiza o tecnicismo.
Questão 3/5 - Pedagogia do Campo - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Desde que surgiu nas discussões acadêmicas dos Estudos Culturais em Educação, o conceito de pedagogias culturais tem se mostrado uma produtiva ferramenta teórica que vem possibilitando a articulação de várias áreas com o campo da Educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Paula. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação. Portal Educação.<http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/viewFile/1501/1140>. Acesso em: 08 de fev. 2018. 
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Pedagogia Social referente às pedagogias culturais, os professores apresentam uma postura:
	
	A
	ambígua, uma vez que as pedagogias culturais podem estar substituindo a instituição escolar tradicional na missão de ensinar.
Questão 4/5 - Pedagogia do Campo - ELETIVA
Leia a seguinte citação:
 
“Os índices de gravidez na juventude aumentam constantemente, considerando pesquisas em variados países. A menina que se encontra nessa fase da vida, marcada por mudanças físicas e mentais, não está suficientemente preparada para a gestação. Se ela não está disposta a encarar tal situação, muito menos estará o futuro pai, pois este também é responsável pela concepção e nascimento da criança”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Gravidez na adolescência. Portal Info <http://gravidez-na-adolescencia.info/>. Acesso em 11 de fev. 2018.
 
 
De acordo com a citação e o livro-base Pedagogia Social sobre a concepção conservadora, dominante e/ou institucionalizada da sexualidade de jovens no Brasil, é
 correto afirmar que:
	
	E
	defende uma suposta naturalidade do desejo sexual entre os jovens.
Questão 5/5 - Pedagogia do Campo - ELETIVA
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Nossa sociedade, que é marcada pelo intenso multiculturalismo, deve ter por responsabilidade o desafio permanente de buscar alternativas para combater a tendência de homogeneização, fenômeno muito frequente em sociedades plurais. [...] É neste contexto que a educação escolar deve proporcionar alternativas de intervenção na realidade, de modo que as diferenças não sejam negadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Alves, Raquel. A construção da identidade e da cultura dos povos do campo, entre o preconceito e a resistência: o papel da educação. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2011, p. 98.
De acordo com o fragmento acima e o conteúdo do livro-base Pedagogia Social, o mundo cultural é:
	
	A
	um sistema de significados estabelecidos que a criança encontra ao nascer, um mundo de valores dados, em que ela aprende desde a língua até a forma de usar o corpo e os sentimentos.

Outros materiais