C FISICA 3

C FISICA 3


DisciplinaFísica III17.007 materiais196.865 seguidores
Pré-visualização1 página
1 Considere o circuito com resistores abaixo:
Se o valor de cada um dos resistores tiver um valor de 6 ohms, a resistência equivalente total será de:
R;1,5 ohms
2 Consideremos um circuito fechado, com uma bateria cuja força eletromotriz seja igual a 12 V, e com um resistor de 3 ohms. A resistência interna da bateria é de 1 ohm. Se utilizarmos um amperímetro (considere sua resistência interna nula) para medir a corrente que passa pelo circuito, ele indicará
R;3A
3 Considere a situação onde uma carga puntiforme Q, de 2x10-6 C e que está no vácuo, gera um campo elétrico. Podemos afirmar que, em um ponto A, situado a 2m da carga Q, é gerado um potencial elétrico de intensidade: (Considere k=9x 10 9N.m 2/C 2)
	
R;9000V
4 Campo elétrico pode ser entendido de forma qualitativa como sendo a influência do campo da carga elétrica, que pode assumir diversas configurações. Seja um campo elétrico um
Considerando o exposto, calcule a distância entre dois pontos A e B em um campo elétrico uniforme de linhas paralelas e de intensidade igual a 400V/m e d.d.p igual 40V.
	
R;0,10 m
5 Considere que um gerador de resistência de 8 ? é ligado por um fio de resistência de 4 ? a um receptor, em série, com o qual está um resistor de 20 ?. O gerador tem uma fem de 500 V e o receptor, uma força contra-eletromotriz de 100 V. A corrente terá intensidade de:
 	
R;12,5 A
6 Considere um fio longo reto, percorrido por uma corrente elétrica constante. O módulo do vetor indução magnética produzido pela corrente a 2,0 cm do fio é igual a 2,0T. Qual a intensidade do vetor indução magnética a 1,0 cm do mesmo fio, quando percorrido pela mesma corrente?
 
R;4,0T
7 Campo elétrico pode ser entendido de forma qualitativa como sendo a influência do campo da carga elétrica, que pode assumir diversas configurações. Seja um campo elétrico um
Considerando o exposto, calcule a distância entre dois pontos A e B em um campo elétrico uniforme de linhas paralelas e de intensidade igual a 400V/m e d.d.p igual 40V.
R;0,10 m
8 Campo Magnético pode ser entendido de forma qualitativa como a influência que um material magnético exerce ao seu redor. Assim como associamos a influência elétrica, ao campo elétrico, associaremos a influência magnética ao campo magnético,
Levando em conta o exposto anteriormente, determine a intensidade da força magnética que atua sobre a carga positiva de 10C, atravessando o vácuo com velocidade igual 100m/s e que forma um ângulo de 30o com o vetor campo magnético B de intensidade igual a 20T.
R;10.000N
9 Considere que um gerador de resistência de 8 ? é ligado por um fio de resistência de 4 ? a um receptor, em série, com o qual está um resistor de 20 ?. O gerador tem uma fem de 500 V e o receptor, uma força contra-eletromotriz de 100 V. A corrente terá intensidade de:	
R;12,5 A
10 Considere duas esferas carregadas respectivamente com +2,5 µC e -1,5 µC, dispostas horizontalmente e distantes
30 cm uma da outra. Sendo a constante eletrostática no vácuo K igual a 9x109 N.m2/C2, podemos afimar que a
força eletrostática, em Newtons, entre as partículas, vale:
R;0,375
11 Calcule a carga QB, no diagrama a seguir, de modo que o campo elétrico resultante em P seja nulo
R= 45 X 10-6C 
12 Considere a situação onde uma corrente de 3A percorre um condutor de 12V. Neste caso, podemos afirmar que a
potencia elétrica fornecida pelo condutor é igual a
R= 36W
13 Considere uma espira condutora imersa em um campo magnético permanente, gerado pelos pólos de um ímã.
O módulo do campo magnético aumenta a uma taxa crescente de 0,010 T/s. A área desta espira é igual 60m2 e ela está ligada a um galvanômetro, sendo que a resistência total deste circuito é de 3 ohms. A corrente que indicará no galvanômetro será de:
R= 2,0 mA
14 Considerando-se o processo de austenitização dos Aços ao Carbono, associe:
I- Martensita ( ) Resfriamento lento ; 
II- Bainita ( ) Resfriamento rápido ; 
III- Perlita ( ) Resfriamento moderado 
 ( ) Resfriamento ao ar
 ( ) Resfriamento em água
 
R= III, I, II, II, I
14 Cargas elétricas não sofrerão a ação da força magnética quando
 
I - estiverem em repouso dentro do campo magnético.
II - forem lançadas na mesma direção e no mesmo sentido do campo magnético.
III - forem lançadas na mesma direção e no sentido contrário ao campo magnético.
 
É correto afirmar que:
R= todas as afirmativas estão corretas
15 Considere duas esferas carregadas respectivamente com +2,5 µC e -1,5 µC, dispostas horizontalmente e distantes 30 cm uma da outra. Sendo a constante eletrostática no vácuo K igual a 9x109 N.m2/C2, podemos afimar que a força eletrostática, em Newtons, entre as partículas, vale:
R= 0,375
16 Considere as seguintes situações: I. Um corpo condutor retilíneo percorrido por uma corrente elétrica. II. Um transformador em funcionamento. III. Um feixe de elétrons movimentando-se com velocidade constante. Em que situações se forma um campo magnético?	
Quest.: 2
R= I, II e III.
17 Considerando-se os fenômenos eletromagnéticos, aqueles que ocorrem envolvendo o campos magnéticos e elétricos coexistindo no mesmo fenômeno, NÃO podemos afirmar:
R= - As Equações de Maxwell não fornecem a velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo, que demonstrou-se posteriormente serem variáveis. - - - -
18 Considere uma bobina com 300 espiras circulares e raio igual a 5,00 cm. Esta é inserida entre os pólos de um eletroímã, cujo campo magnético é uniforme e forma um ângulo de 45 graus com o plano da bobina. Se o campo magnético sofre uma diminuição a uma taxa de 0,100 T/s, o módulo e sentido da força eletromotriz (fem) induzida serão:
R= 0,39 V, no sentido horário
19 
Com relação as equações de Maxwell, assinale a opção correta:
r: De acordo com elas, um campo magnético pode ser criado por um campo elétrico variável no tempo.