COSMETOLOGIA II PROVA FINAL OBJETIVAS
5 pág.

COSMETOLOGIA II PROVA FINAL OBJETIVAS


DisciplinaCosmetologia2.878 materiais54.756 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Cosmetologia II (TIP08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:433577) ( peso.:3,00)
	Prova:
	7904345
	Nota da Prova:
	4,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A transpiração é um processo natural, mas que às vezes pode nos proporcionar constrangimentos. Com o passar dos anos, foram desenvolvidos os antitranspirantes, que nos permitem prevenir o odor da transpiração axilar. Com isso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a ação do antitranspirantes:
	 a)
	Têm a função de proteger a axila da proliferação de bactérias e mascarar os odores através do ativo glicerina.
	 b)
	Têm a função de limitar a secreção em excesso da glândula sudorípara, e inibir o crescimento bacteriano.
	 c)
	Têm a função de mascarar o odor axilar, através de fragrâncias, e tem a função de controlar as bactérias.
	 d)
	Têm a função de aumentar a secreção sudorípara, os ativos presentes que ajudam na inibição é o óxido de zinco.
	2.
	As máscaras capilares normalmente auxiliam e complementam os tratamentos capilares. Com isso, é necessário que a formulação tenha ativos com finalidades específicas. Diante dessa afirmação, qual é a função da máscara capilar?
	 a)
	Abaixar o volume do cabelo.
	 b)
	Fazer manutenção dos tratamentos cosméticos capilares.
	 c)
	Manter o efeito do condicionador.
	 d)
	Reestruturar e tratar o fio do cabelo.
	3.
	As ondulações permanentes e alisamentos capilares são feitos para modelar os fios de cabelo, em que um enrola e o outro alisa. Ambos praticam os mesmos efeitos no fio. Para que ocorra a alteração permanente no fio, é necessário que:
	 a)
	A cutícula esteja aberta, para que o permanente ou o alisamento fique no fio sem modificar a estrutura química.
	 b)
	Aumentem as soluções alcalinas, com base aquosa, sem a abertura de cutícula.
	 c)
	As ligações químicas fiquem em sua estrutura normal, o alisamento e permanente modifica apenas a parte externa do fio.
	 d)
	Seja necessária a ruptura das ligações de dissulfeto, ligações salinas e hidrogenas.
	4.
	O condicionador de cabelo é usado como o segundo passo após o uso do xampu. Ele tem a função de neutralizar o ph do cabelo. Outras funções do condicionador é hidratar, restaurar, proteger e devolver umidade natural aos fios. A função do condicionador só é possível devido à presença do tensoativo catiônico que se caracteriza por apresentar grupo polar positivo, quando em solução aquosa. Sobre os condicionadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O efeito do condicionador é possível porque os tensoativos catiônicos têm alto poder de sobrecarregar o fio de tensoativos catiônicos, assim pesando o fio e, com isso, perdendo o volume do cabelo.
(    ) O tensoativo catiônico na formulação do condicionador tem a função de cumprir o condicionamento do fio através de um dos ativos, que é cloreto de cetil trimetil amônio.
(    ) Os condicionadores umectantes são responsáveis por devolver umidade natural do fio e retardar a perda de umidade do cabelo. A glicerina é um princípio ativo utilizado nos condicionadores umectantes.  
(    ) Durante a ação do condicionador no fio de cabelo, a cabeça hidrofílica fica direcionada para a superfície e a cauda hidrofóbica para o exterior, fazendo com que o condicionador seja absorvido no fio de cabelo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	Após a limpeza da pele com sabonetes, é necessário tonificar a pele do rosto, que acaba por ser um procedimento estético cutâneo com diversos benefícios. O tônico pode ser específico para cada tipo de pele, mas o benefício final é idêntico para todos. Sobre os benefícios da tonificação, analise as sentenças a seguir:
I- O tônico hidratante equilibra a pele e elimina os resíduos de impureza.
II- O tônico torna o pH da pele mais básico, inibindo o crescimento das bactérias.
III- O tônico prepara a pele para receber hidratantes e cremes antissinais, pois facilita a penetração dos ativos.
IV- O tônico adstringente é indicado para peles sensíveis, uma vez que faz uma limpeza mais profunda da pele.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Atualmente, a depilação tornou-se um hábito de higiene, e encontramos no mercado cosmético alguns métodos de depilação. Um método bastante utilizado é a depilação com cremes depilatórios. Os cremes depilatórios têm ativos presentes em suas formulações químicas, que fazem com que o pelo se expanda e quebre suas ligações de dissulfeto. Assim, o pelo rompe no nível da pele sem modificar sua ação com o bulbo. Sobre os cremes depilatórios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Podemos classificar o mecanismo de ação dos cremes depilatórios em três categorias: agentes alcalinos, agentes redutores e agentes enzimáticos.
(    ) Os ativos presentes nas formulações dos cremes depilatórios que têm a ação de amolecer o pelo são os sulfetos alcalinos, tioglicolatos e hidróxidos.
(    ) O tempo de contato entre o pelo e o creme depilatório não modifica o resultado do rompimento do pelo.
(    ) Alguns dos ativos encontrados na composição dos cremes depilatórios são parecidos com os de alisamentos capilares, pois fazem o rompimento das ligações de dissulfeto. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	A transpiração é um mecanismo fisiológico muito importante para o corpo humano, pois é através dele que o organismo regula a temperatura corporal. O processo de transpirar também está relacionado com nossas emoções, podendo as glândulas estarem mais ativas em situações de estresse, ansiedade e nervosismo. Muitas vezes, essa transpiração é excessiva e causa um mau odor característico. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a principal causa do mau odor do suor:
	 a)
	O mau odor é causado pela secreção de fluídos pelas glândulas écrinas, e que são utilizadas pelo metabolismo das bactérias da pele, gerando produtos secundários com odor característico.
	 b)
	O mau odor é causado por metais pesados que podem ser encontrados no suor.
	 c)
	O mau odor é causado pela eliminação de substâncias pelas glândulas apócrinas, e que são utilizados pelo metabolismo das bactérias da pele, gerando produtos secundários com odor característico.
	 d)
	O mau odor é causado pela grande quantidade de eletrólitos presente no suor.
	8.
	O sabonete foi desenvolvido para fazer a higienização e retirar as sujidades da pele. O sabonete líquido normalmente apresenta em sua formulação ativos menos agressivos do que o sabonete em barra. O sabonete líquido apresenta tensoativos não iônicos e anfóteros em suas composições e quase não modifica o pH da pele. Sobre os sabonetes líquidos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os sabonetes líquidos têm sua formulação cosmética semelhante aos xampus, podem ser produtos transparentes ou perolados. 
(    ) Os ativos lauril sulfato de sódio e lauril éter sulfato de sódio são tensoativos sintéticos utilizados na composição do sabonete líquido.
(    ) Para que a composição do sabonete líquido possa conferir suavidade à pele, é necessário que em sua composição tenha o ativo hidróxido de sódio.
(    ) O sabonete líquido, comparado ao sabonete em barra, apresenta menor perda de água transepidérmica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	9.
	Nas formulações cosméticas, existem duas matérias-primas que não podem faltar na formulação: o conservante e o antioxidante. O antioxidante é uma molécula que