artigo programa 5S comercio varejista
13 pág.

artigo programa 5S comercio varejista


DisciplinaAdministração de Materiais e Patrimônio98 materiais1.134 seguidores
Pré-visualização3 páginas
AMARZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAS EM UMA EMPRESA DE COMERCIO VAREJISTA NO RAMO DE VESTUARIO FEMININO[1: Artigo apresentado à disciplina de Administração de Recursos Patrimoniais e Materiais II, na Instituição de ensino Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT);]
 Amanda Santana Brito[2: Acadêmicas do curso de Administração com ênfase em Agronegócio \u2013 3° semestre;]
Janaína Nunes Tavares de Almeida
Kariellen Aparecida da Cruz Fialho
RESUMO
O artigo tem como finalidade a gestão de armazenagem e movimentação de materiais em uma empresa varejista do ramo de vestuário. O tema tem um impacto muito importante. A pesquisa foi baseada em uma análise qualitativa realizada na empresa no período compreendido entre Maio e Junho, através da utilização de um questionário, tendo como observação sistemática como objetivo para a descrição precisa do que foi analisado. Verificou-se que a empresa possui uma gestão adequada de armazenagem e movimentação, mais eles não utiliza o programa 5S, sendo assim aplicaremos a ferramenta para melhora gestão e organização dos materiais na empresa tendo como foco a eficiência.
Palavras Chaves: Armazenagem, Programa 5S, Layout e Movimentação.
INTRODUÇÃO
Em meio à competividade que esta ocorrendo no mercado, às empresas deve procura melhorias no processo de gestão, para manter vantagem competitiva. Procura adequar o gerenciamento de armazenagem e movimentação, e assim poderá ajudar a organização, e assim ter o controle das entradas e saídas de produtos, e assim evita perdas de espeço e produto.[3: É uma ou um conjunto de características que permitem a uma empresa diferenciarem-se.]
Esse estudo tem como finalidade mostrar, que uma má gestão de armazenem e movimentação pode ser muito prejudicial á empresa. E assim vai ser utilizada como exemplo uma empresa de ramo de Vestuário, não foi encontrado nem um problema armazenagem, a empresa apresenta uma estrutura adequada para armazenagem e que seu único problema, é que eles não colocam em pratica a ferramenta 5S. Para ter melhoria no processo de armazenagem será proposta a aplicação do 5S. E assim irá acarreta melhorias no desempenho da empresa.
METODOLOGIA
Segundo Prodanov e Freitas (2013), a metodologia aplica, examina, descreve e avalia métodos e técnicas utilizadas para coletar informações, visando à resolução de problemas.
Neste estudo permitirá relacionar os conceitos teóricos de Armazenagem e Movimentação com análise realizado no período de Maio e Junho do decorrente ano, havendo uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como fonte direta para a coleta de dados referente à Loja Código Girls localizada em Tangará da Serra \u2013 Mato Grosso e os pesquisadores como principal instrumento-chave. È descritiva, pois foi usado como coleta de dados os questionários, as entrevistas com os funcionários e a gestora, tendo também uma observação crítico como objetivo para a descrição precisa do que foi avaliado e estudo para o desenvolvimento do estudo.
Nos procedimentos técnicos foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental conforme a orientadora norteou a equipe com seus autores referenciados, que dando como base um artigo com o mesmo tema Armazenagem e Movimentação de materiais atendendo as necessidades da empresa em estudo. O método para melhor compreensão e caracterização do assunto é o estudo de caso, realizado com a colaboração direta da administração da Loja Código Girls de vestuário. 
A denomina ao refere-se evidentemente ao estudo de um caso, talvez o de uma pessoa, mas também o de um grupo, de uma comunidade, de um meio, ou então fara referenda a um acontecimento especial, uma mudança politica, um conflito. (LAVILLE, DOINNE; 1999 p.155)
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Armazenagem
A armazenagem proporciona facilidade de estocagem de matérias, e assim tem uma melhor comunicação entre as cadeias de suprimentos, produção e distribuições. Existe uma espera no fluxo de materiais. Essa espera pode ocorrer em um ambiente delimitado para estoque de diferentes campos, e assim facilita eles saberem a quantidade, o período e os valores da armazenagem. O armazém é um quesito dentro da empresa que facilita alcançar objetivos traçados.
Segundo Pozo (2010, p.11), \u201cÉ o processo que envolve administração dos espaços necessários para manter os materiais estocados\u201d. 
Esta atividade envolve fatores como localização, arranjo físico, equipamentos de movimentação e grande necessidade de recursos financeiros e humanos. Seus custos podem absorver de 10 a 40% das despesas logísticas, porém, se bem administrada, agrega valor ao produto, se diferenciando no atendimento aos clientes.
Dias (2009, p.7) diz que \u201cO objetivo, portanto, é aperfeiçoar o investimento, aumentando o uso eficiente dos meios financeiros, minimizando as necessidades de capital investido em estoques.\u201d. 
Moura (1997) diz que a maior parte do trabalho feito em um armazém está na movimentação de materiais. É nessa área que eles buscam soluções para os problemas. A forma pela qual os materiais são expostos, estocados e movimentados, tem uma influência grande sobre como é utilizado o espaço. 
Há três tipos de depósitos segundo Wieneke (2009), os depósitos de provisão, pois equilibram as oscilações nas necessidades, recebem e abastecem normalmente o armazém e na saída deste já recebem outros produtos para repor e posteriormente serem distribuídos, há também o intermediário, a reserva, nesse modo o tempo de estocagem é pequena, guarda e armazena certo produto que se vende em maior escala durante certo período, como as datas comemorativas. Outra forma destacada pelo autor é o depósito de distribuição que servem para a provisão, é separado em primeira instancia o pedido dos clientes para depois mandar os pedidos.
Layout
Layout é a integração do fluxo típico de materiais, da operação dos equipamentos de movimentação, combinados com as características que conferem maior produtividade ao elemento humano, isto é para que a armazenagem de determinado produto se processe dentro do padrão máximo da economia e rendimento. (DIAS P. Marcos Aurélio; Armazenagem de materiais; pag. 147. Editora Atlas. 5ºed. São Paulo. 2010). 
Portanto layout é basicamente uma atividade administrativa desde o processo de pedido até o ponto de entrega ao cliente, por isso a armazenagem deve ser bem definida para não sofrer perdas como de tempo e produto, e disponibilizar também a característica de fácil acesso a localização no estoque.
Alteração de Layout
Há responsáveis para estudar essas devidas mudanças no layout prevendo através de novas tendências no mercado como solucionar de acordo com Dias as situações que apresenta mudanças abaixo:
Modificação do produto \u2013 onde os mercados são competitivos exigindo modificações nos produtos.
Lançamentos de produto \u2013 envolve modificação no desenvolvimento de novo produto ou na interrupção na fabricação, assim planejando um novo processo e produto.
Variação na demanda \u2013 é a adequação da administração dos pedidos e produtos onde podem aumentar ou diminuir conforme a demanda dentro da finalidade do layout.
Obsolescência das instalações \u2013 consiste em modificações de armazenagens de estoque referente ao tipo de produto, onde pode se ampliar as instalações, construir um novo bloco, ou mudar todo deposito.
Ambiente de Trabalho Inadequado \u2013 é onde o ambiente deve estar adequado para o funcionário efetuar sua atividade mantendo o local sem ruídos, temperaturas anormais, ou seja, proporcionando um ambiente sem qualquer risco.
Índice elevado de acidentes \u2013 aprimorar conforme o layout as instalações de sinalizações avisando as áreas de riscos onde pode se contaminar com certos tipos de produtos químicos e desde situações de tráfego de veículos, protegendo os funcionários e tendo um serviço de emergência em todos os casos de acidente que possa ocorrer. 
Mudança na localização do mercado consumidor \u2013 de forma indireta ele reflete no layout por ser uma