artigo programa 5S comercio varejista
13 pág.

artigo programa 5S comercio varejista


DisciplinaAdministração de Materiais e Patrimônio98 materiais1.134 seguidores
Pré-visualização3 páginas
são todas lançadas nos sistemas. As vendedoras além de conseguir identificar o nível do estoque pelo sistema, elas também fazem pelo \u201cmétodo convencional\u201d, ou seja, método visual, onde elas analisam a quantidades de itens por categoria por maneira visual também.[5: Conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador; suporte lógico.]
Na loja é feita duas vezes ao ano o inventario de bens, onde é feita a contagem e conferencia de tudo que esta dentro da loja. Após os funcionários fazerem o inventario é feito os lançamentos e traçados as metas e objetivo para as peças que já estão paradas há certo tempo.
Processo De Armazenagem Da Empresa Em Estudo
O processo de armazenagem inicia-se com a chegada da mercadoria a empresa, logo o funcionário, que é a própria gestora, recebe e confere junto ao distribuidor se o lote está de acordo com o que foi pedido. Em seguida, é feita a codificação das mercadorias de acordo com a sua ordem de chegada, e consequente registro dos seus dados no sistema de gerenciamento de estoque da loja.
Quadro Atual Da Empresa
Na empresa visitada, não foram encontrados muitos problemas relacionados à parte de armazenagem, movimentação, distribuição e organização. Nesses pontos, torna-se não necessário uma intervenção pelo seu estoque ser bem organizado, porém o grupo apresentou sugestões de melhorias em outros setores da empresa.
Os principais problemas encontrados foi o de compra em excesso devido à gestora pedir sua demanda de produtos semanalmente e fora de estações por sua franquia ser a nível internacional assim chocando os períodos estacionais.
Análise De Dados
Fica notável a organização e armazenagem da Loja Código Girls conforme as imagens e o layout acima, onde estão organizadas de maneira adequada para o fluxo de movimentação eficaz, estando bem divididas por araras e prateleiras facilitando o atendimento ao cliente, por esta localizada ao olhar dos funcionários.
Como podemos notar nas imagens acima, a empresa tem preocupação com sua estrutura física, pois o espaço é bem arejado, limpo e organizado atendendo as necessidades dos clientes. Apesar do 5S não ter sido aplicado como fermenta a loja segue uma linha parecida, pois a proprietária e os colaborados tem conhecimento dessa filosofia. 
Sugestão
Com base na análise dos dados foi observada a necessidade de várias alterações no sistema de pedido e promoções das mercadorias. Visando a maior rotatividade do estoque é a otimização nos atendimentos da loja. Pois a gestora tem a necessidade de fazer pedidos semanalmente para atender as necessidades da franquia, porém ela faz pedidos que o grupo analisou como equivocado, por exemplo, às vezes em alta estação do calor, ela pede peças de inverno, ou vice-versa, isso faz que aconteça o acumulo de peças fora de estações dentro da loja. Algumas das soluções apresentada foram:
Trabalhar com estoque mínimo em peças fora de épocas;
As peças que já foram compradas, deixar guardadas no estoque para lançar junto com a coleção da estação. 
Essas duas propostas foram apresentadas a gestora, que ouviu e disse que ira trazer para seu cotidiano.
Como já foi citado anteriormente, não foi aplicado ainda a ferramenta 5S, porém a gestora e uma parte de seu quadro de funcionário conhece a filosofia, porém falta o \u201cSenso de Autodisciplina\u201d porque existe uma funcionaria responsável pelo estoque, onde ela mantem limpo, organizado, visível e todas as peças bem dispostas, com acessibilidade ao local, até as prateleiras são organizadas por item, mas as outras funcionarias não é sempre que mantem organizado o estoque, então sugerimos que elas aplicasse o 5S, porém ela disse que ainda não era o momento, mas disse que iria explicar a importância da disciplina para todos funcionários. 
CONCLUSÃO
A empresa estudada é feita a armazenagem de forma correta, porém a compra de vestuário é feita semanalmente, com grande frequência, causando que algumas peças de determinadas estações tenha um fluxo menor. 
Existe um planejamento no layout, como também há um controle de entrada e saídas de produto conforme a utilização do sistema implantado na loja. 
Após as sugestões apresentadas a gestora sobre forma de liquidações ou promoções em seus produtos estocados, haverá uma diminuição naquele estoque que esta parada a certo período. Nas sugestões apresentadas a proprietária e gestora da loja o grupo viso maior eficiência na rotatividade e fluxo de movimentação no estoque de mercadorias da loja. 
É perceptível a importância da administração de materiais dentro das organizações, desde empresas de pequeno porte até as multinacionais. Desta forma é possível uma obtenção de maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos, além de reduzir custos as empresas, e visa atender as necessidades dos clientes. 
REFENCIAS