Buscar

introducao a adm

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUCAO ADMINISTRACAO:
Sobral e Peci (2008, p. 202) mostram que uma das bases do comportamento individual é a ATITUDE. Quais são os componentes pertinentes à ATITUDE, com os seus significados.. Componente cognitivo ¿ crenças, opiniões e informações, Ex.: Meu trabalho é desafiador. Componente afetivo ¿ emoções e sentimentos, Ex.: gosto do meu trabalho. Componente comportamental ¿ relativo a intenção comportamental, Ex.: prefiro trabalhar em equipe.
O conceito de motivação desenvolvido por Sobral e Peci (2008, p. 207) é a predisposição individual para exercer esforços que busquem o alcance de metas organizacionais, condicionado pela capacidade de esses esforços satisfazerem, simultaneamente, alguma necessidade individual. Quais são os três elementos que se destacam na definição de motivação?são eles esforço, metas organizacionais e necessidades
O pressuposto do homem complexo busca identificar os fatores que poderiam afetar a motivação, classificando- as em três categorias. Quais seriam estas categorias?Perspectivas de conteúdo, processo e reforço acerca da motivaçãO
Controle é o esforço sistemático de geração de informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos. O controle ajuda os administradores a monitorar as mudanças ambientais que afetam a organização sem seu percurso e a sugerir mudanças que permitam alcançar os resultados desejados. Quais os objetivos do controle? Definir os padrões de desempenho; Monitorar o desempenho; Comparar o desempenho com os padrões; Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados.
Uma das perspectivas da liderança é a abordagem baseada na liderança comportamental. Em que se baseia esta abordagem? Liderança comportamental enfatiza que a liderança pode ser aprendida, que as pessoas podem ser treinadas e formadas de modo a se tornarem líderes eficazes. 
O controle tem como função manter o sistema organizacional dentro de um padrão de comportamento previamente estabelecido. No entanto, existem três tipos de controle, o preventivo, o simultâneo e o posterior. Conhecendo como ocorrem estes três tipos de controle, mostre como eles acontecem em uma Indústria. : A indústria quando inspeciona suas matérias primas antes de utilizá-las na fabricação dos produtos está utilizando o controle preventivo. O controle simultâneo ela executa quando supervisiona diretamente os trabalhadores da área de produção. E o controle posterior acontece quando ocorre a inspeção da qualidade dos bens já manufaturados. 
Os gerentes têm interesse em compreender as atitudes dos funcionários com relação ao trabalho, em particular aquelas que têm um impacto em seu desempenho. Dessa forma, eles buscam cultivar atitudes que estão relacionadas com um bom desempenho do trabalhador. Os tipos de atitudes mais analisados são? Satisfação no trabalho; Envolvimento no trabalho; E Comprometimento organizacional. 
Os planos podem ser classificados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência. Em relação ao plano operacional, descreva sua abrangência e horizonte temporal. : O plano operacional tem abrangência específica por estar relacionado às ações de tarefa dos funcionários e seu horizonte temporal é de curto prazo.
Para identificar e satisfazer as necessidades do cliente são necessárias informações que embasem as atividades do Marketing. Dentre essas informações destacam-se o conhecimento do próprio cliente, da concorrência e de outras forças que agem sobre mercado.Informe qual a atividade da área de Marketing é responsável pelo levantamento destas informações. Apresente, a seguir, 2 das 4 fontes de informações consideradas secundárias: Jornais, livros e revistas especializadas; Conversas informais com distribuidores, fornecedores e clientes; Centrais de Atendimento ao Cliente; Compra de informação de empresas especializadas no mercado em que a organização opera.
Para que a organização funcione na prática e proporcione resultados eficientes, eficazes e efetivos, o administrador deve possuir as seguintes habilidades: Técnica, Humana e Conceitual.
É uma meta desafiadora, descreve o que a organização quer ser no futuro e estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização. Esta afirmação refere-se a uma característica da:Visão
Marque a opção que apresenta pontos que representam o Mix do Marketing: produto, promoção, praça e preço 
Ainda sobre ORGANIZAÇÃO é correto afirmar que é um processo de tomada de decisão. Para esta tomada de decisão, são necessárias três avaliações. Estas avaliações são: Divisão do Trabalho; Integração; Coordenação.
Recomenda-se que se faça um anúncio do tipo fechado para o recrutamento de um candidato quando: Manter a confidencialidade do nome da empresa.
Entre as ferramentas de planejamento à disposição do administrador aquela que representa graficamente por meio de uma matriz a relação entre as atividades/decisões mais significativas de um projeto (formadas pelas linhas da matriz) e os principais cargos/áreas/funções envolvidas (as colunas), é: b) o organograma linear.
Sabe-se que o "objetivo econômico da Administração Financeira é válido tanto para empresas públicas quanto para os empreendimentos (=empresas) privados" . Entretanto , considera-se como uma diferença o fato de que para :Empresas públicas, traduz-se pela qualidade dos serviços prestados à comunidade
Baseado nas fases (ou etapas) administrativas, presentes no cotidiano de uma organização, assinale a alternativa que apresenta como uma característica da função administrativa Direção: Relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.
A departamentalização também reflete a disposição da empresa em centralizar ou descentralizar o processo administrativo. Assinale uma vantagem da Descentralização: Concentra a atenção do administrador nos resultados e estimula a iniciativa dos administradores de nível médio.
Baseado nos conceitos de Sistema assinale a(s) alternativa(s) correta(s): I - Um sistema pode ser definido com um todo organizado; uma combinação de elementos formando um todo complexo ou unitário. II - Um sistema significa um conjunto de partes coordenadas para realizar determinadas finalidades.
A motivação de produzir depende de expectativas, recompensas e de relações entre ambas, na qual os resultados intermediários dependem dos resultados finais esperados. A motivação é um aspecto importante na gerência. Ela pode ser explicada por dois fatores: Higiênicos e Motivacionais.
O planejamento da empresa que é projetado no longo prazo, que está voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa, e que envolve a empresa como uma totalidade é o: estrategico
A Análise SWOT é uma das feramentas utilizadas para a elaboração do Planejamento Estratégico de uma empresa. Para tal formulação exige o conhecimento da situação interna e externa para esclarecer os dirigentes quanto às decisões a serem tomadas. Esta ferramenta, quando aplicada, mostrará aos dirigentes da empresa: As forças e fraquezas do ambiente interno bem como as oportunidades ou ameaças do ambiente externo.
O planejamento é uma das funções básicas da administração e estabelece a base para todas as outras funções, sendo importante por: proporcionar uma direção que permita a coordenação dos esforços;
As tomadas de decisões dentro das organizações são feitas dentro de um conjunto de fatores internos e externos à organização, que serve para identificar várias alternativas de curso de ação. Podemos conceituar ambiente organizacional como: (Fonte: Sobral e Alketa Peci, aula 2): Ambiente organizacional é a agregação de todas as condições, eventos e influências que envolvem a organização e interagem nesse ambiente.
De acordo com a hierarquia das necessidades de Maslow, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta as necessidades em ordem crescente: fisiológica, segurança, social, autoestima e autorrealização.
Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Qual a função administrativa que trabalha dando esta orientação? Direcao
No desempenho dos papéis interpessoais e das responsabilidades do administrador podemos encontrar a integração de várias funções, a saber: marcar a opção correta: I- 3 (três) níveis funcionais: o nível institucional, o nível gerencial e o nível operacional. 
Ainda sobre ORGANIZAÇÃO é correto afirmar que é um processo de tomada de decisão. Para esta tomada de decisão, são necessárias três avaliações. Estas avaliações são: Divisão do Trabalho; Integração; Coordenação. 
De acordo com a área funcional da Administração, assinale a alternativa que NÃO compete aos Gerentes de Operações: 
Tomar decisões relativas à segmentação e posicionamento da marca do produto. 
Assim como as demais funções da administração, organizar é um processo de tomada de decisões que visa ____________________,_____________________ e _________________ as atividades e os recursos organizacionais de forma a alcançar as metas definidas. Dividir, integrar e coordenar 
Você é o responsável pela definição do perfil do cargo de uma digitadora de computador. Para isso, como fonte de identificação de padrão de cargo, você utiliza: Mensuração do trabalho. 
Sabe-se que toda empresa existe dentro de ambientes, geral e de tarefa. Analisando os itens abaixo, identifique qual o item que compõe o ambiente geral: Tecnológicas; Políticas; Econômicas, Legais, Demográficas, Culturais, Sociais. 
Cada tipo de estrutura organizacional apresenta características próprias, com vantagens e desvantagens. O tipo de estrutura que exige chefes excepcionais é denominado: linear 
O fluxo direcional das mensagens e informações dentro de uma estrutura organizacional pode ser classificado em comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima), e laterais (as que fluem no sentido horizontal). Qual dos exemplos listados abaixo corresponde a uma comunicação ascendente? Reclamações e sugestões. 
O Balanced Scorecard (BSC) é um importante instrumento que auxilia na definição do planejamento estratégico, e organiza-se em torno de quatro perspectivas. Assinale qual alternativa apresenta estas perspectivas: Financeiro, cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. 
Para elaboração do Planejamento é necessário que os dirigentes levem em conta os valores organizacionais. Os valores organizacionais correspondem a: O que a organização considera como importante e deseja preservar. 
O ambiente constituído de todo o complexo de condições e fatores externos que envolvem e influenciam difusamente todas as empresas em conjunto, como as variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas é o: Macroambiente. 
Representa a primeira função administrativa, serve de base para as demais funções, lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz. Essa função administrativa é: Planejamento. 
A Análise SWOT é a análise realizada para determinar o conjunto de estratégias que a organização pode explorar. Sobre Análise SWOT podemos afirmar que: É realizada na fase de Planejamento, onde a empresa analisa o ambiente externo e interno. 
De acordo com a Hierarquia das necessidades de Maslow, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta as necessidades fisiológicas: alimentação, água, oxigênio e descanso. 
De acordo com a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta um Fator Motivacional: oportunidade de crescimento
O essencial na função administrativa ................, é que os resultados alcançados e registrados no relatório produzido sejam adotados pela empresa como uma verificação.: controle
A área da Admnistração responsável pela transformação de insumos e recursos em produtos ou serviços oferecidos aos consumidores é : operacoes
Para que a organização funcione na prática e proporcione resultados eficientes, eficazes e efetivos, o administrador deve possuir as seguintes habilidades: Técnica, Humana e Conceitual. 
Decisões de investimento constituem um dos pontos mais importantes para um administrador financeiro por estar relacionada ao investimento de capital e por ser uma das principais maneiras para a alavancagem da expansão dos negócios. Pergunta-se: O que pode ser entendido aqui por investimento de capital? Aquisição de ativos permanentes para obtenção de benefícios econômicos futuros 
O Planejamento Tático destina-se a um determinado tipo de aplicação. Assinale a resposta correta: É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em 
A administração de operações divide as organizações em produtoras de manufatura e produtoras de serviços. Dentre as características das organizações produtoras de manufatura, podemos citar: emprego intensivo de capital; e o resultado é padronizado. 
A direção depende dos sistemas de administração existentes na empresa e varia em um continuum de quatro sistemas. São eles: Sistema autoritário, o autoritário-benevolente, consultivo e participativo. 
As principais características do Desenho Organizacional são: Diferenciação, Formalização, Centralização e Integração. Diferenciação é entendida como: pode ser horizontal, vertical ou por meio de tarefas especializadas 
Aprendemos em nossas aulas que o Marketing tem como objetivo principal levar ao mercado o produto fornecido pela empresa. As principais ferramentas e veículos promocionais que ajudam a levar o produto ao mercado-alvo são: Publicidade, promoção de vendas, venda direta, relações públicas. 
O processo de Administração de Recursos Humanos-ARH é composto por nove atividades que buscam atrair as melhores pessoas e gerenciar suas atividades na empresa da melhor forma possível. Esses processos são: Planejar, recrutar, selecionar, orientar, treinar, avaliar, remunerar, promover e demitir. 
Para a elaboração do Planejamento é necessária a definição da missão empresarial. O conceito de missão pode ser entendido como:A razão pela qual uma empresa foi constituída.
A missão, a visão e os objetivos estratégicos da organização devem ser traduzidos em prioridades competitivas e concretas, as quais irão determinar a natureza das operações da empresa. Assinale a alternativa que contém os objetivos de desempenho a serem alcançados pela administração de operações: Custo, qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade. 
Vários fatores ambientais externos influenciam as organizações, impactando especialmente o processo de Administração de Recursos Humanos-ARH. Os profissionais de Recursos Humanos precisam ficar alertas em relação aos desafios ambientais monitorando-os e analisando-os para responder de modo dinâmico e promover as necessárias alterações nas relações entre a empresa e seus membros. Algumas importantes influências que incidem sobre o processo de ARH são: Globalização, Legislação, Tecnologia, Demografia
O ambiente que influencia as organizações por intermédio de leis, regulamentos e portarias e que possui o governo como agente de regulação, competição e compras é o: Ambiente político-legal 
Elisabeth Lobato foi recentemente contratada para assumir o cargo de Presidente da LCBL, que hoje é uma grande empresa de abrangência nacional. Ela deseja estabelecer um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar a empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo. Quando realizar esta intenção, Elisabeth terá definido: A estratégia empresarial. 
O nome atribuído à organização que surge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos sociais e interações entre as pessoas em função das atividades que
executam é: Informal. 
O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração e é o meio pelo qual a empresa procura encontrar coerência e compatibilidade entre uma multiplicidade de variáveis. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um elemento da função Organização: Liderança
Segundo Sobral e Peci (2008), a partir de 1950, foi desenvolvida uma gama considerável de teorias que visavam identificar os fatores que poderiam afetar a motivação. Estas teorias iam além das abordagens de homem econômico e homem social, trabalhando com o pressuposto do homem complexo. Estas teorias foram, então, agrupadas em três categorias: Perspectivas de conteúdo, processo e reforço acerca da motivação
De acordo com a Hierarquia das necessidades de Maslow, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta as necessidades segurança:estabilidade e proteção da integridade física e mental
O conceito de administração estratégica empresarial evoluiu ao longo dos anos, surgindo como um instrumento de política de negócios (definindo regras e procedimentos formais) e evoluindo para o conceito de ferramenta gestão integrada, equilibrada e abrangente, vislumbrando uma gestão eficiente e flexível. O processo de administração estratégica consta de seis etapas abaixo discriminadas:Diagnóstico da situação atual, análise ambiental, análise interna, formulação estratégica, implementação estratégica e controle estratégico.
O conjunto de características psicológicas estáveis que o caracteriza e diferencia de outras pessoas, e que se reflete em seu comportamento, de acordo com Sobral e Peci (2008, p. 203), é: PERSONALIDADE
A Indústria Gama trabalha em sua área de produção com a supervisão direta dos trabalhadores, corrigindo seus problemas à medida que eles ocorrem. Com estas características a indústria aplica um tipo de controle. O tipo de controle aplicado na área de produção da Indústria Gama é o: SIMULTANEO 
O que faz do uso correto do just-in-time (JIT) em uma empresa um dos seus mais eficientes elementos competitivos é possibilitar o(a):Redução de custos , controle da qualidade ,participação no mercado
O conceito de valores organizacionais está diretamente relacionado:Às crenças, questões éticas e morais que orientam o comportamento da organização e das pessoas que nela trabalham.
O Ambiente Geral, também reconhecido por Macroambiente, é aquela no qual o Administrador observa diversas variáveis que podem interferir no desempenho de sua empresa, dentre os quais podemos citar os que estão listados nas alternativas abaixo, EXCETO: clientas das empresas
A distinção entre atividade meio e atividade fim é uma maneira de separar quais as atividades que estão diretamente vinculadas ao negócio principal da empresa. Desta forma, marque a opção que determina corretamente a atividade fim que corresponde ao negócio principal da organização apresentada:Universidade - apresentação de aulas pelo professor
Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos paises onde atua". (Felipe Sobral e Alketa Peci) Podemos afirmar que se trata da: missao petrobras
Que tipo de atividades são importantes para a compreensão da forma como uma empresa se encontra estruturada: atividades fins e atividades meio.
Recupera, S.A. uma empresa de reciclagem local, recentemente desenvolveu um esforço para aumentar a coordenação e cooperação dentro da empresa. Durante o processo, os gestores da empresa revisaram as especificidades e as responsabilidades do trabalho, postos de trabalho unidades de trabalho e recursos realocados dentro da empresa. Os gestores estavam exercendo a função de gestão: organizacao
Augusto, diretor de mercado, está elaborando o planejamento estratégico. Ele está analisando os pontos fortes/forças (vantagens estruturais controláveis da empresa) e os pontos fracos/fraquezas (desvantagens estruturais controláveis da empresa). Em relação a análise SWOT, qual a alternativa que melhor representa a análise realizada pelo diretor de mercado: analise de ambiente interno
Uma das ferramentas utilizadas para um bom Planejamento Estratégico tem como alguns fatores muito importantes a serem levados em consideração, as forças e as fraquezas que o ambiente interno está apresentando. Essa ferramenta é conhecida como: analise swot
entre as ferramentas utilizadas para ajudar na gestão estratégica da empresa encontramos o Balanced Scorecard, que consiste em: Reunir as principais perspectivas envolvidas, ou seja, financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas
O planejamento é feito de modo diferente nos vários níveis organizacionais. Em razão disso, existe uma hierarquia de planos. Desse modo, em cada nível é realizado um tipo de trabalho consistente com a sua atividade. Marque a questão que corresponde ao exemplo corretamente aplicado ao nível de planejamento pertinente:Planejamento estratégico: É o planejamento mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Por exemplo: fusão e aquisição de outras empresas
marque nas opções a seguir, a única afirmação correta sobre os Planos; Os Operacionais procuram orientar as tarefas básicas a serem executadas no setor.
De acordo com Samuel C. Certo (2005), "Planejamento é o processo de determinar os objetivos da organização e os meios para alcançá-los". O planejamento pode ser estratégico, tático ou operacional. Assinale a alternativa correta:O planejamento tático é feito para médio prazo, aborda cada unidade organizacional em separado e é menos genérico e mais detalhado.
Um empresário tendo sido criado em Faria Lemos-MG, para ajudar essa cidade e as famílias que ele conheceu na infância, fundou o LATICÍNIO CORTEZ, para ocupar o lugar do antigo laticínio da cidade que havia fechado. Decidiu que para ajudar as famílias daria empregos preferencialmente a deficientes físicos e pessoas consideradas velhas para o mercado de trabalho, fazendo com que elas consigam seus empregos, de onde obtêm o sustento de suas famílias. Diante dessa definição estratégica o setor de Recursos Humanos planeja seus processos seletivos para busca no mercado preferencialmente pessoas em condições de trabalhar, mas que preferencialmente se enquadrem nesses quesitos. Esse planejamento para seleção de pessoas é em que nível? nivel operacional porque foi uma decisão de procedimentos de produção ligados diretamente a execução das tarefas e recrutamento e seleção é execução.
Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência. Esta é uma das características do:Planejamento operacional
Os planos táticos são implementados por meio de políticas, No que tange a visão tática, marque a (s) alternativa (s) correta (s): As políticas podem ser escritas ou implícitas, conferindo assim flexibilidade aos tomad ores de decisão
O tamanho da organização é uma importante faceta do desenho organizacional. De acordo com esta informação assinale a alternativa que define o número de subordinados que cada administrador poderá supervisionar ou conduzir:Amplitude de Controle
Organograma é o conjunto de unidades interligadas através de relações funcionais e hierárquicas, integrando os recursos para alcançar os objetivos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um objetivo da elaboração do Organograma:Determinar os tipos de Relações informais
A função organização retrata a configuração estrutural da empresa e seu funcionamento. Aprendemos que coexistem nas organizações uma organização formal e uma organização informal. Podemos afirmar sobre a organização informa:Surge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos
sociais e interações entre as pessoas.
Entre os modelos de Desenho Organizacional, estudados como: Organograma, Estrutura Matricial, Adhocracia e Estrutura em Rede podemos afirmar: A Estrutura Matricial precisa ajustar-se e responder cada vez mais rapidamente às solicitações externas do seu ambiente, enquanto que o organograma apresentando os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências.
O Organograma representa a organização formal de uma empresa e pode assumir modelos diversos, em função dos objetivos e características específicas de cada empresa. Quando a empresa enfatiza a flexibilidade, a mobilidade, a horizontalidade e a conectividade entre os setores e os colaboradores, podemos identificar seu modelo de estrutura como: Rede
Segundo o crescimento organizacional, as empresas precisam se estruturar por departamentos para melhorar suas operações junto ao mercado. Os tipos de departamentalização mais frequentes são: uncional, por base territorial, por produtos ou serviços, por processo, por clientela
A função administrativa de direção no nível intermediário recebe o nome de gerência e se incumbe de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. A gerência é uma atividade voltada para as pessoas e se fundamenta na:Motivação, Liderança e Comunicação
As comunicações formais ou informais são fundamentais para o comportamento humano nas organizações sendo o processo de passar informações e qualificando a compreensão de uma pessoa por outra. Esse processo pode ser influenciado por: barreiras técnicas, semânticas e humanas
As equipes são mais que simplesmente grupos por quê: Espera-se que os grupos desenvolvam uma sinergia que gere a responsabilidade coletiva e solidária, o que transforma os grupos em equipes 
Na sua forma primária, como a função controle pode ser percebida:Como um processo de coerção e repressão
Em entrevista para a Revista Produção Eficaz, a gerente industrial Samantha Silva mencionou: "Bem, na nossa indústria a gente procura trabalhar a qualidade do produto até na inspeção pré-embarque. Este serviço visa garantir que os nossos produtos funcionem perfeitamente, que você estará recebendo por aquilo que pagou e, caso haja problemas com os produtos, quais são as não conformidades e a quantidade delas por produto. Ela poderá ocorrer a partir do momento em que a produção estiver sendo finalizada. Algumas das verificações possíveis de serem feitas são por exemplo, a inspeção de aparência do Produto, a inspeção de quantidade, a inspeção de peso, a inspeção de etiqueta e logotipo, dentre outras." Com base nesta entrevista podemos afirmar que a gerente industrial Samantha Silva está destacando que fase do processo em que ocorre o controle (baseada no sincronismo temporal):controle posterior ou histórico
O controle no nível institucional da empresa, também denominado controle estratégico ou controle organizacional, deve ser considerado como:Macro-orientado envolvendo a totalidade da empresa; genérico e sintético quanto ao seu conteúdo; direcionado a longo prazo
A administração de operações é uma das principais áreas funcionais de uma organização empresarial. Por quê? Marque a afirmativa FALSA:Porque é uma área independente, não precisando estar alinhada com o nível institucional da organização
A área de administração de operações cuida dos processos presentes em todas as organizações, sejam de serviços ou de produção. O que existe em comum nesses dois tipos de organizações é o processo de transformação que se constitui a base da área de administração de operações. O que pode diferenciar uma organização de outra é a natureza dos bens produzidos. Marque a afirmativa FALSA quanto às características desses dois tipos de organização, como destacadas pelos autores Sobral e Peci (2008):Nas organizações de manufatura produzem bens tangíveis, duráveis e intangíveis.
A área de administração de operações cuida dos processos presentes em todas as organizações, sejam de serviços ou de produção. Sendo assim as organizações foram sub-divididas em dois tipos: Organizações de manufatura e Organizações de serviços. Com relação as organizações de manufatura podemos afirmar: Emprego intensivo de capital.
De acordo com a área funcional da Administração - Operações, assinale a alternativa que apresenta uma característica dos Serviços:Consumo e produção são simultâneos
Dentre as principais preocupações que devem nortear o funcionamento da área de operações para manter sua vantagem competitiva, o gerente de operações da empresa XYZ&ABC deve se preocupar com alguns fatores. Marque a opção FALSA referente a esses fatores e seus respectivos objetivos: LUCRATIVIDADE - fazer com que o negócio não dependa de forma direta da margem de lucro, da escala e dos processos de produção
estudamos que a política de preços tem impacto sobre a imagem do produto e influencia diretamente nas decisões de compra dos consumidores. Para definir o preço de um produto, deverão ser considerados fatores como: O valor percebido pelo cliente, o preço praticado pelos concorrentes, os objetivos da organização, os custos de produção, entre outros.
Processo de planejar e executar o desenvolvimento, o preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços. Este conceito está associado à área funcional de: marketing
Lúcia, dona de casa, 2º Grau, 28 anos, é moradora de uma cidade com mais de 500.000 habitantes. Em um estudo de segmentação de mercado a classificação de Lucia envolve as variáveis: Demográfica e geográfica
As prioridades dos clientes quase sempre são diferentes daquilo que se espera. Sua decisão de compra(cliente) é influenciada por vários fatores, como família e amigos, e não apenas pelo preço. Cada cliente possui uma necessidade específica e é preciso reconhecer os diferentes tipos de clientes para que se possa oferecer o produto certo". (Gestão Empresarial, 2008). A área da Administração que tem por finalidade resolver tal situação é: marketing 
Para enfrentar os desafios de um ambiente externo cada vez mais competitivo. ameaçador e dinâmico, as organizações precisam cada vez mais de pessoas competentes e talentosas em seus quadros e  a Administração de Recursos Humanos (ARH), através do treinamento e desenvolvimento (T&D), ajuda os colaboradores a adquirirem novos conhecimentos, habilidades e atitudes que serão úteis ao crescimento e sobrevivência da própria organização. Neste contexto, escolha das opções abaixo a ordem correta das etapas de um programa bem administrado de T&D:(1) Levantamento das necessidades de treinamento; (2) Elaboração de um programa que atenda as necessidades de treinamento; (3) Implantação do programa e; (4) Avaliação dos resultados.
Sabemos que diversos fatores ambientais externos influenciam as organizações, impactando especialmente o processo de Administração de Recursos Humanos (ARH). Assinale a opção que apresenta importantes influências do ambiente que incidem sobre o processo de ARH:Globalização, legislação, tecnologia, demografia
Quando uma empresa desenvolve políticas capazes de captar , qualificar e manter talentos , na atualidade do mundo dos negócios , pode-se afirmar que busca através dessas ações conquistar: vantagem competitiva
Janaína, Gerente Financeira da empresa Guloseimas, está querendo preencher as vagas existentes em sua área mediante a realocação de funcionários da empresa por meio de promoções ou transferências. Neste caso, a Gerente deve utilizar qual tipo de recrutamento:interno
Como será uma organização que atinge a execelência ? Que características precisa ter para conseguir o sucesso ? Chegar a execelência é difícil , agora manter seus talentos isso é ainda muito mais ". (S.Jordão) A constatação apontada pela articulista evidencia sobretudo , para o mundo empresarial , a importância e o papel de seus: Recursos humanos
José Lima assumiu o cargo de chefe do Setor Financeiro da empresa de sua família em função de um imprevisto ocorrido . Uma das primeiras dificuldades
que percebeu foi a falta de domínio do vocabulário técnico necessário a quem atua nesta setor de uma organização. Hoje , com esforço , dedicação e garra , já possui um certo vocabulário e tem absoluta certeza de que dividendos se refere ao (a): Distribuição de lucros , com possibilidade de redução dos recursos a serem investidos na empresa.
O objetivo econômico da administração financeira é valido tanto para empresas públicas como para os empreendimentos privados. Representa:Lucro para ambas é essencial.
Sabe-se que o "objetivo econômico da Administração Financeira é válido tanto para empresas públicas quanto para os empreendimentos (=empresas) privados" . Entretanto , considera-se como uma diferença o fato de que para: Empresas públicas, traduz-se pela qualidade dos serviços prestados à comunidade 
O que se deseja fazer é definir e alcançar uma estrutura ideal em termos de fontes de recursos, dada à composição dos investimentos. Ou seja:Financiamento
A estrutura da área de administração financeira em uma organização de grande porte geralmente inclui três departamentos subordinados ao administrador financeiro. Um desses, a Controladoria, tem como função:supervisionar as atividades de contabilidade e auditoria da organização.
Podemos dizer que em uma organização que estabelece uma política de decisões sobre o lucro líquido da empresa, definindo que parte desse lucro deve ser dividida entre os sócios e que parte do lucro deve ser reinvestida no negócio, trata-se de:Política de dividendos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando