etica ESCRITO
7 pág.

etica ESCRITO


DisciplinaÉtica I9.807 materiais53.954 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta: A esses profissionais, compete ainda: - Assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; - Acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; - Execução e assistência obstétrica em situação de emergência.
	 1a Questão (Ref.: 201301348113)
	7a sem.: RESOLUÇÃO 223/99
	
	A realização do parto normal sem distócia, segundo a resolução do COFEN-223/99 é da competência de Enfermeiros, e dos portadores de Diploma, Certificado de Obstetriz ou Enfermeiro Obstetra, bem como Especialistas em Enfermagem, Obstétrica e na Saúde da Mulher. Para esses profissionais, quais funções competem realizar na Assistência à Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal?
		
	
Sua Resposta: n
	
Compare com a sua resposta: A esses profissionais, compete realizar a: Assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera; Acompanhamento da evolução e do trabalho de parto; Execução e assistência obstétrica em situação de emergência. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301348142)
	9a sem.: RESOLUÇÃO 225/2000
	
	No cumprimento de Prescrição Medicamentosa/Terapêutica à Distância, segundo a resolução do COFEN 225/2000 é vedado ao Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/terapêuticas oriundas de qualquer profissional de saúde através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos. Mas, não se aplica ao artigo que assim dispõe os casos de urgência na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente. Nessa situação, o que deverá fazer o Profissional de Enfermagem?
		
	
Sua Resposta: n
	
Compare com a sua resposta: Caso ocorra essa situação, obrigatoriamente o Profissional de Enfermagem deverá elaborar um relatório circunstanciado e minucioso, onde deve constar todos os aspectos que envolveram a situação de urgência que o levou a praticar o ato.
	 1a Questão (Ref.: 201301339790)
	6a sem.: RESOLUÇÃO COFEN 225/2000 - CUMPRIMENTO DE PRESCRIÇÃO MEDICAMENTOSA/TERAPÊUTICA À DISTÂNCIA
	
	Segundo a resolução do COFEN-225/2000 no cumprimento de Prescrição Medicamentosa/Terapêutica à Distância, com que ações/praticas é vedado o Profissional de Enfermagem. 
		
	
Sua Resposta: N
	
Compare com a sua resposta: As ações e/ou praticas podem ser que o Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/terapêuticas oriundas de qualquer profissional de saúde através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos.
		
	
	
	 
2a Questão (Ref.: 201301463003)
	13a sem.: ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS NA PESQUISA EM ENFERMAGEM E BIOMÉDICA
	
	Ética e pesquisa Biomédica em Enfermagem, aspctos Legais e documentos básicos têm orientado o desenvolvimento das normas e códigos de ética na investigação biomédica e em saúde: O Código de Nuremberg: teve sua origem na devastadora pesquisa realizada sem nenhum conceito de participação ou consentimento voluntário, durante a Segunda Guerra Mundial; Declaração de Helsinque: desenvolveu uma compreensão crescente das diferenças entre a investigação terapêutica e a não-terapêutica e ampliou a compreensão dos tipos de informação que devem receber os sujeitos potenciais da investigação. PRINCÍPIOS ÉTICOS: São universalmente importantes para todas as práticas de saúde, mas a maneira como eles são aplicados podem, numa determinada situação, diferir de uma cultura para outra; São os mesmos aplicáveis na Pesquisa em Enfermagem daqueles utilizados na prática e na pesquisa, como na prática o paciente tem direitos e o enfermeiro tem a responsabilidade e princípios sob o ângulo da pesquisa. Pergunta-se: O que estabelece a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde .
		
	
Sua Resposta: N
	
Compare com a sua resposta: A Pesquisa aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Neles estão inclusos a recomendação às pessoas interessadas a fazer pesquisa, a uma leitura profícua da Resolução, cujo conteúdo irá esclarecer e auxiliar o pesquisador a seguir os ditames éticos em vigor; O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem inclui diversos artigos referentes à realização ou participação em pesquisa, assim como para sua publicação. 
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201301339681)
	9a sem.: resolução do COFEN 302/2005
	
	Chefe de um serviço de Enfermagem, precisa se afastar de suas atividades Poe 45 dias para fazer procedimento cirúrgico. Ao se afastar ela comunica a direção do hospital Pergunta-se: ela precisa comunicar ao COREN seu afastamento? Justifique.
		
	
Sua Resposta: N
	
Compare com a sua resposta: Sim é necessário comunicar ao COREN de sua região. A resolução do COFEN 302/2005. Determina que o responsável técnico por um sérico que se afastar por mais de 30 dias devera comunicar ao COREN sob pena de sofrer sanção administrativa. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301338627)
	8a sem.: resolução COFEN 292/2004
	
	Enfermeira chamada à direção do hospital onde trabalha e é informada que esta sendo processada pela família de um doador de órgãos. A família alega que seu parente foi mutilado pela Enfermeira quando estava em morte cerebral. A Enfermeira fez a retirada o globo ocular (enucleação). Mesmo argumentando ter feito curso pela Associação Pan-americana de Banco de Olhos (APABO) o diretor do hospital que é medico, em conjunto com a coordenação de enfermagem, alegando que esse procedimento é exclusivo de médicos, dá a ela uma suspensão por 30 dias de suas funções ainda informando que será aberto processo ético em seu conselho por ter praticado ato de mutilação do doente. Sabendo eu a família autorizou pro escrito a retirada de órgãos e tecidos para doação, responda; a Enfermeira esta respaldada pela lei para fazer esse procedimento? Justifique:
		
	
Sua Resposta: N
	
Compare com a sua resposta: Sim, ela tem o respaldo legal para fazer esse procedimento. A resolução COFEN 292/2004, faculta a Enfermeira realizar a enucleação do globo ocular, desde que tecnicamente habilitada pela APABO.