História do Rádio

História do Rádio


DisciplinaRadiojornalismo54 materiais395 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Afonso Soares, indo ao ar pela 1ª vez em 03/01/1960. Inicialmente foi apresentado por Samuel Correia: o Samuquinha e hoje é comandado por Coelho Lima. 
CONTEXTO HISTÓRICO
DÉCADA DE 60 
Surgem as AMs de hit-parade, antecipando o formato \u201cadulto contemporâneo\u201d das FMs. A Rádio Tamoio AM, do Rio de Janeiro, era uma delas. 
Outra emissora AM, também do Rio de Janeiro, torna-se um marco no gênero hit-parade, a Rádio Mundial AM, do Sistema Globo de Rádio, com o Dj Big Boy, teve importante contribuição na divulgação da música norte-americana no Brasil. 
CONTEXTO HISTÓRICO
DÉCADA DE 60 
Em 27 de novembro de 1962, foi criada a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), a principal entidade empresarial na área de radiodifusão. 
Durante a época do golpe militar de 1964, que derruba o presidente João Goulart, diversas rádios do país tentam conclamar o povo brasileiro a se manifestar contra o regime. Houve repressão contra as emissoras que haviam ensaiado algum tipo de resistência. Em 3 de novembro de 1965, os transmissores da Rádio Mayrink Veiga eram lacrados, pondo fim a uma das principais emissoras da história do país. 
CONTEXTO HISTÓRICO
DÉCADA DE 60
 
A Jovem Guarda encontrava no rádio AM um espaço complementar ao da TV (vide o famoso programa que batizou o movimento e era transmitido pela TV Record, apresentado pelo cantor Roberto Carlos), e o programa do compositor, empresário e jornalista Carlos Imperial, \u201cHoje é dia de rock\u201d, se tornava um grande sucesso de audiência. 
CONTEXTO HISTÓRICO
DÉCADA DE 70 
 
O rádio AM, que era tido como \u201csubversivo\u201d em 1969, nos anos posteriores a 1974, quando a ditadura se afrouxou, por meio do governo Ernesto Geisel, passou a ser considerado como o rádio \u201cbrega\u201d. Apesar disso, sua popularidade e credibilidade continuavam intactas e a juventude ainda ouvia as emissoras AM. 
O rádio FM ganhava força na segunda metade dos anos 70. Havia o perfil \u201crádio rock\u201d, de caráter experimental, feito pelas rádios Eldorado FM (chamada de Eldo Pop, RJ) e Excelsior FM(SP), e o perfil \u201cpop eclético\u201d, predominantemente festivo, lançado pela Rádio Cidade (RJ) em 1977. 
CONTEXTO HISTÓRICO
DÉCADA DE 70 
Mas a ideia de tocar \u201cmúsica de consultório\u201d marcou os primeiros anos das emissoras FM que só podiam ser ouvidas em equipamentos de som importados, pois os fabricantes dos aparelhos de rádio, no Brasil, ainda não acreditavam na possibilidade desse sistema se tornar viável comercialmente. 
 
CONTEXTO HISTÓRICO
DÉCADA DE 80 - PRIMEIRA METADE 
O rádio FM avança em popularidade crescente, sobretudo entre os jovens. A segmentação das FMs em estilos musicais diferentes começa a ser uma realidade, além da popularização das rádios de rock a partir da fluminense FM (Niterói) e 97 FM (ABC paulista); 
Surge a Rádio Jornal do Brasil AM, ou apenas JB AM, que investiu em uma programação dedicada quase que exclusivamente à notícia, em maio de 1980. Acabou deixando esse modelo de lado seis anos depois por causa da falta de investimentos técnicos e de profissionais gabaritados. 
CONTEXTO HISTÓRICO
DÉCADA DE 80 - SEGUNDA METADE 
O governo Sarney oferece concessões de emissoras de rádio e TV facilmente para seus aliados políticos ou para aqueles que apoiavam a política de direita brasileira. 
CONTEXTO HISTÓRICO
DÉCADA DE 90 
A primeira emissora a fazer uma programação exclusivamente jornalística em rádio AM foi a CBN na metade da década de 90. A transmissão experimental ganhou público e a confiança dos anunciantes. 
 Nessa época, as rádios AM começaram a ser compradas por igrejas desde a Católica até a Universal. 
 HOJE, ao sintonizar as estações é possível encontrar emissoras especializadas em música sertaneja, MPB, pop, rock, jazz, clássica, mensagens religiosas e também jornalismo. Foi quebrado o modelo do rádio brasileiro, a FM não serve apenas para tocar música, mas também, notícia. 
CONTEXTO HISTÓRICO
DÉCADA DE 90
Ex: Band News Fluminense FM (94,9 FM) entrou no ar em 2005 ,na semana seguinte estreia a CBN em FM (92,5 FM), antiga Globo FM no Rio de Janeiro. 
Cada vez mais emissoras AM estão veiculando a sua programação em FM.
CONTEXTO HISTÓRICO
Anos 2000
 As emissoras possuem páginas na internet em que os ouvintes participam de promoções, sugerem pautas, enviam fotos,... 
 Dias de hoje
 Os ouvintes participam da construção do conteúdo (jornalismo colaborativo) enviando fotos, sugerindo pautas, participando das promoções. Ex: Uso dos aplicativos (whatsApp).
BIBLIOGRAFIA:
BARBEIRO, Heródoto e LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de Radiojornalismo. 2ª edição revista e atualizada. São Paulo. 2003, Editora Campus. 
JUNG, Milton. Jornalismo de Rádio. Editora Contexto, 2007. 
CASÉ, Rafael. Programa Case - o Rádio Começou Aqui 
BARROS, Henry British Lins. História da indústria de Telecomunicações no Brasil.