Buscar

4- Apostila Terceira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profº. Ms. Flawbert Farias Guedes Pinheiro
flawbertguedes@ig.com.br
*
*
DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR
 Os direitos do consumidor não se exaurem no art. 6º do CDC, que traz um rol meramente exemplificativo, apenas os direitos básicos. Vejamos o que diz, nesse sentido, o art. 7º, desse mesmo diploma legal, in verbis:
Art. 7° Os direitos previstos neste código não excluem outros decorrentes de tratados ou convenções internacionais de que o Brasil seja signatário, da legislação interna ordinária, de regulamentos expedidos pelas autoridades administrativas competentes, bem como dos que derivem dos princípios gerais do direito, analogia, costumes e equidade.
 É possível, portanto, a aplicação de outras leis, que não o CDC nas relações de consumo. EX.: Aplicação dos institutos do Código Civil quando mais benéficos ao consumidor.
*
*
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos;
II - a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; (Redação dada pela Lei nº 12.741, de 2012). 
*
*
IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;
V - a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;
O art. 157 do CC rege que, ocorre a lesão, quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta. 
É a quebra do sinalagma, da paridade, isonomia contratual. Ou seja, uma das partes sofre com a desigualdade entre prestação e contraprestação. A segunda parte desse inciso diz respeito à teoria da imprevisão.
*
*
O CDC é mais benevolente ao consumidor do que o CC, vez que não exige a comprovação de necessidade ou inexperiência, basta a alegação da desproporcionalidade das prestações, pois o consumidor é sempre considerado a parte mais vulnerável na relação de consumo. Ou seja, o elemento subjetivo é presumível. É reconhecida a sua hipossuficiência técnica jurídica, tendo em vista a falta do conhecimento técnico que o homem médio possui diante de um fornecedor de produtos e/ou serviços.
Em decorrência dessa insuficiência técnica determina o CDC, em seu art. 47, que as cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor. Assim, de acordo com as regras do art. 46, desse mesmo diploma legal, os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance.
*
*
Embora o CDC não fale em Anulação, mas em modificação das cláusulas desproporcionais, nada impede que de acordo com o art. 7º do CDC, o consumidor invoque a aplicação do CC, por ser esse mais favorável, quando determina em seu art. 171, II, que: “além dos casos expressamente declarados na lei, é ANULÁVEL o negócio jurídico: (...) por vício resultante (...) lesão”.
Rebus sic stantibus - A Teoria da Imprevisão, ou Princípio da Revisão dos Contratos, trata da possibilidade de que um pacto seja alterado, a despeito da obrigatoriedade, sempre que as circunstâncias que envolveram a sua formação não forem as mesmas no momento da execução da obrigação contratual, de modo a prejudicar uma parte em benefício da outra. Há necessidade de um ajuste no contrato.
*
*
Art. 478 do CC. Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da citação.
VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;
VII - o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos necessitados;
VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;
*
*
O art. 51, VI, do CDC, considera nula a cláusula contratual que estabeleça a inversão do ônus da prova em prejuízo do consumidor.
IX - (Vetado);
X - a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral.
CAPÍTULO IV Da Qualidade de Produtos e Serviços, da Prevenção e da Reparação dos Danos
SEÇÃO I Da Proteção à Saúde e Segurança
Art. 8° Os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua natureza e fruição, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito.
*
*
Parágrafo único. Em se tratando de produto industrial, ao fabricante cabe prestar as informações a que se refere este artigo, através de impressos apropriados que devam acompanhar o produto.
A Lei 9.294/96 faz restrições quanto ao fumo, bebidas alcoólicas, medicamentos etc.
A informação passou a ser elemento inerente ao produto ou serviço. 
Quanto à segurança, a doutrina, liderada por Antônio Herman Benjamin, a divide em três partes: 
 Periculosidade inerente; 
 Periculosidade adquirida; e 
 Periculosidade exagerada.
*
*
*
*
Art. 9° O fornecedor de produtos e serviços potencialmente nocivos ou perigosos à saúde ou segurança deverá informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito da sua nocividade ou periculosidade, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis em cada caso concreto.
Art. 10. O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1° O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.
§ 2° Os anúncios publicitários a que se refere o parágrafo anterior serão veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço.
*
*
Os conceitos de nocividade e de periculosidade são abertos, devendo o juiz, no caso concreto, examinar o patamar aceitável de risco para os consumidores, levando em consideração a utilidade do produto ou serviço, bem como a possibilidade de manter-se ou não no mercado de consumo.
Cumpre ressaltar também que, nestas hipóteses, se o fornecedor não cumpre o seu dever de informação a respeito da periculosidade do produto ou serviço, esta omissão deverá ser suprida por comunicação promovida pelo Poder Público, na forma do art. 10, § 3º do CDC.
§ 3° Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade
de produtos ou serviços à saúde ou segurança dos consumidores, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão informá-los a respeito.
Exemplo do art. 10, §§1º e 2º é o RECALL dos produtos, que serve para alertar os consumidores dos riscos que devem ter quando utilizam o produto. Todavia, isso não exime o fornecedor de responder civilmente. 
*
*
Entretanto poderá alegar a culpa concorrente se o consumidor ficar inerte.
Conforme for o caso, os entes políticos (União, Estados, DF e Municípios) podem, com base no exercício de seu poder de polícia (art. 10, §3º), retirar o bem ou o serviço do mercado de consumo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes