A sociedade do conhecimento conta com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que transformam os modos de ser, de conviver, de comunicação e de mobilização. As novas TIC afetam a educação e desenvolvem novos recursos, geram um novo tipo de aluno e exigem um novo tipo de professor. A tirinha satiriza uma situação de sala de aula e, em relação a essa sátira, considere as afirmativas. Está correto apenas o que se afirma em: I. Embora possa contar com tecnologias desenvolvidas no século XXI, a escola ainda “pensa” o aluno e a sala de aula em termos tradicionais. II. A escola vem substituindo a educação de qualidade por práticas pedagógicas que fazem uso de TICs, o que exige cada vez menos esforço por parte do aluno. III. A escola transforma-se em lan house gratuita, oferecendo inclusão digital de forma democrática. I. I e II. II e III. I e III. II.
De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A superação de fronteiras gerou uma expansão capitalista que tornou possível realizar transações financeiras e expandir os negócios para mercados distantes e emergentes. O complexo fenômeno da globalização resulta da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. Sobre globalização, avalie as afirmacoes a seguir. É correto o que se afirma em: I. É um fenômeno gerado pelo capitalismo, que impede a formação de mercados dinâmicos nos países emergentes. II. É um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que aprofunda a integração econômica, social, cultural e política. III. Atinge as relações e as condições de trabalho decorrentes da mobilidade física das empresas. II e III. I, apenas. II, apenas. I e III. II e III. I, II e III.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I. Uma pessoa letrada digitalmente tem capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação. II. No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e elementos imagéticos e sonoros. As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é verdadeira e a II é falsa. A asserção I é falsa e a II é verdadeira. As asserções I e II são falsas.
Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida. Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. É correto apenas o que se afirma em: I. A inserção no mercado de trabalho e a geração de renda. II. O domínio de ferramentas de robótica e de automação. III. A melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas. IV. A difusão do conhecimento tecnológico. I, III e IV. I e II. I e IV. II e III. I, III e IV. II, III e IV.
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Com base no texto apresentado, conclui-se que: A inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica. O domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões. A solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros. O compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos. Os avanços das TIC vêm se repetindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
A inclusão digital, quando apenas técnica, não gera inserção social. Esta só ocorre quando, de posse do conhecimento técnico, o indivíduo muda as suas condições sociais e as formas por meio das quais estabelece relações sociais. A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre: Relações pessoais e avanço tecnológico. Inteligência empresarial e ignorância dos cidadãos. Inclusão digital e modernização das empresas. Grau de instrução educacional e atuação profissional. Revolução tecnológica e exclusão digital.
Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet; segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um(a): Novo modo de leitura e de organização da escrita. Elemento originário dos textos eletrônicos. Conexão imediata e reduzida ao texto digital. Estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido. Modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.
(ENADE 2013) De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. Sobre globalização, avalie as afirmacoes a seguir. I. É um fenômeno gerado pelo capitalismo, que impede a formação de mercados dinâmicos nos países emergentes. II. É um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que aprofunda a integração econômica, social, cultural e política. III. Atinge as relações e as condições de trabalho decorrentes da mobilidade física das empresas. II e III. I, apenas. II, apenas. I e III. II e III. I, II e III.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I. Uma pessoa letrada digitalmente tem capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação. II. No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e elementos imagéticos e sonoros. As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é verdadeira e a II é falsa. A asserção I é falsa e a II é verdadeira. As asserções I e II são falsas.
(ENADE 2015) Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. I. A inserção no mercado de trabalho e a geração de renda. II. O domínio de ferramentas de robótica e de automação. III. A melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas. IV. A difusão do conhecimento tecnológico. I, III e IV. I e II. I e IV. II e III. I, III e IV. II, III e IV.
(ENADE 2016) Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano. Com base no texto apresentado, conclui-se que: A inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica. O domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões. A solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros. O compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos. Os avanços das TIC vêm se repetindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet; segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um(a): Novo modo de leitura e de organização da escrita. Elemento originário dos textos eletrônicos. Conexão imediata e reduzida ao texto digital. Estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido. Modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto. A B C D E
A sociedade do conhecimento conta com Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que transformam os modos de ser, de conviver, de comunicação e de mobilização. As novas TIC afetam a educação e desenvolvem novos recursos, geram um novo tipo de aluno e exigem um novo tipo de professor. A tirinha satiriza uma situação de sala de aula e, em relação a essa sátira, considere as afirmativas. Está correto apenas o que se afirma em: I. Embora possa contar com tecnologias desenvolvidas no século XXI, a escola ainda “pensa” o aluno e a sala de aula em termos tradicionais. II. A escola vem substituindo a educação de qualidade por práticas pedagógicas que fazem uso de TICs, o que exige cada vez menos esforço por parte do aluno. III. A escola transforma-se em lan house gratuita, oferecendo inclusão digital de forma democrática. I. I e II. II e III. I e III. II.
De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A superação de fronteiras gerou uma expansão capitalista que tornou possível realizar transações financeiras e expandir os negócios para mercados distantes e emergentes. O complexo fenômeno da globalização resulta da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. Sobre globalização, avalie as afirmacoes a seguir. É correto o que se afirma em: I. É um fenômeno gerado pelo capitalismo, que impede a formação de mercados dinâmicos nos países emergentes. II. É um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que aprofunda a integração econômica, social, cultural e política. III. Atinge as relações e as condições de trabalho decorrentes da mobilidade física das empresas. II e III. I, apenas. II, apenas. I e III. II e III. I, II e III.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I. Uma pessoa letrada digitalmente tem capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação. II. No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e elementos imagéticos e sonoros. As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é verdadeira e a II é falsa. A asserção I é falsa e a II é verdadeira. As asserções I e II são falsas.
Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida. Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. É correto apenas o que se afirma em: I. A inserção no mercado de trabalho e a geração de renda. II. O domínio de ferramentas de robótica e de automação. III. A melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas. IV. A difusão do conhecimento tecnológico. I, III e IV. I e II. I e IV. II e III. I, III e IV. II, III e IV.
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Com base no texto apresentado, conclui-se que: A inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica. O domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões. A solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros. O compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos. Os avanços das TIC vêm se repetindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
A inclusão digital, quando apenas técnica, não gera inserção social. Esta só ocorre quando, de posse do conhecimento técnico, o indivíduo muda as suas condições sociais e as formas por meio das quais estabelece relações sociais. A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre: Relações pessoais e avanço tecnológico. Inteligência empresarial e ignorância dos cidadãos. Inclusão digital e modernização das empresas. Grau de instrução educacional e atuação profissional. Revolução tecnológica e exclusão digital.
Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet; segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um(a): Novo modo de leitura e de organização da escrita. Elemento originário dos textos eletrônicos. Conexão imediata e reduzida ao texto digital. Estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido. Modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.
(ENADE 2013) De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. Sobre globalização, avalie as afirmacoes a seguir. I. É um fenômeno gerado pelo capitalismo, que impede a formação de mercados dinâmicos nos países emergentes. II. É um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que aprofunda a integração econômica, social, cultural e política. III. Atinge as relações e as condições de trabalho decorrentes da mobilidade física das empresas. II e III. I, apenas. II, apenas. I e III. II e III. I, II e III.
A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I. Uma pessoa letrada digitalmente tem capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação. II. No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e elementos imagéticos e sonoros. As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é verdadeira e a II é falsa. A asserção I é falsa e a II é verdadeira. As asserções I e II são falsas.
(ENADE 2015) Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. I. A inserção no mercado de trabalho e a geração de renda. II. O domínio de ferramentas de robótica e de automação. III. A melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas. IV. A difusão do conhecimento tecnológico. I, III e IV. I e II. I e IV. II e III. I, III e IV. II, III e IV.
(ENADE 2016) Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano. Com base no texto apresentado, conclui-se que: A inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica. O domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões. A solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros. O compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos. Os avanços das TIC vêm se repetindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet; segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um(a): Novo modo de leitura e de organização da escrita. Elemento originário dos textos eletrônicos. Conexão imediata e reduzida ao texto digital. Estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido. Modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto. A B C D E