QUESTÕES DISCURSIVAS ADM DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
6 pág.

QUESTÕES DISCURSIVAS ADM DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO


DisciplinaAdministração da Produção e Operações I7.360 materiais48.449 seguidores
Pré-visualização3 páginas
QUESTÕES DISCURSIVAS
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
(((2015)))--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um dos elementos fundamentais para o sucesso operacional de qualquer negócio é sua localização geográfica, isso por diferentes motivos, oriundos das necessidades internas da empresa, ou relacionado aos interesses dos clientes.
Explique pelo menos três fatores que podem impactar na escolha da localização da empresa.
Gabarito:
Proximidade com os fornecedores: a proximidade com a produção evita a perda pelo fator tempo (produtos perecíveis).
Proximidade com o mercado: empresas de serviço ou venda direta devem estar próximas de seus clientes.
Taxas de câmbio: para empresas de exportação e importação as taxas de câmbio se tornam relevantes.
Localização dos concorrentes: nos mercados em que ocorre a concorrência direta é necessário estar atento à localização dos concorrentes e nos seus planos de expansão.
Defina um sistema de produção.
Gabarito: A maneira pela qual a empresa organiza seus setores e realiza suas operações de produção, adotando uma interdependência lógica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que os materiais e matéria prima saem do almoxarifado até chegar ao depósito como produto acabado.
(((2014)))--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em qual dos três modelos de sistema de produção as redes PERT são mais empregadas e por quê?
Gabarito: Projetos. Porque necessita que o início e o fim seja bem definido.
Uma indústria que atua no segmento de peças automotivas foi dimensionada após uma análise da demanda do mercado. O diretor de produção, após verificar a taxa acentuada de crescimento do mercado, propôs que ela fosse instalada com uma "sobrecapacidade" de 30%, ou seja, poderia atender à demanda do mercado e ainda teria uma capacidade ociosa de 30%. Segundo o executivo, tal ociosidade traria para empresa, a médio prazo, uma vantagem competitiva sobre os concorrentes. Explique como a capacidade ociosa de uma organização pode tornar-se uma vantagem competitiva a médio prazo.
Gabarito: Quando um segmento do mercado apresenta uma elevada taxa de crescimento, significa que no curto ou médio prazo a demanda tende a aumentar. O tempo gasto por uma indústria para redimensionar sua capacidade produtiva é relativamente alto. Assim ter uma capacidade ociosa significa que a empresa poderá atender à novas demandas rapidamente, superando os seus concorrentes.
Como os princípios da Economia de Escala podem gerar vantagem competitiva para uma indústria? Em sua análise considere aspectos de custo de produção e preço para o mercado.
Gabarito: Os princípios da Economia de Escala dizem que quanto maior o volume de produção, de um mesmo produto, menos o custo total por unidade produzida (ou o custo agregado por unidade, envolvendo o custo fixo e o custo variável), assim um processo produtivo que gera economia de escala acima dos seus concorrentes consegue melhor margem nas vendas e pode ofertar um preço mais competitivo para o mercado.
Quais são os três tipos de processos dentro do modelo tradicional? Exemplifique quem a usa e por quê.
Gabarito:
Produção em massa - Industria de refrigerantes, pois produzem uma grande quantidade da mesma variedade.
Produção em Lotes - Industria têxtil, pois produzem uma variedade maior de quantidades menores.
Projetos - Industria naval, produz pequenas quantidades, quase sem repetição de tarefas.
Sabendo-se que uma máquina opera 90 ciclos por minuto, mas possui uma velocidade projetada para 100 ciclos por minuto. Da mesma forma, sabe-se que produz 90 peças boas de um total de 100 fabricadas. Sabendo ainda que, a máquina foi planejada para rodar 8 horas, mas ele pára 2 horas por questões de manutenção. Diante disso, defina o índice de eficácia geral do equipamento.
Gabarito: 61%
Por que é preciso um bom balanceamento das operações em uma célula de produção?
Gabarito: Para que não hajam gargalos e ociosidades e para que, com isso, não surjam estoques dentro da célula.
Toda empresa deve realizar o seu Planejamento de Capacidade, que deve estar de acordo com a sua Missão e posicionamento no mercado. Como o planejamento é dividido e quando deve ser refeito?
Gabarito: Planejamento da Capacidade a longo prazo - são normalmente realizados para ocorrerem dentro de um prazo superior a 2 (dois) anos. Planejamento da Capacidade a curto prazo - são normalmente realizados para ocorrerem de imediato até um prazo de 2 (dois) anos. A empresa deve refazer o planejamento de capacidade toda vez que pretender alterar a sua atuação, seja em uma ampliação nos negócios, numa alteração do escopo principal, ou mudança de localização, enfim, qualquer alteração no planejamento anterior.
Uma das decisões mais importantes que uma empresa deve tomar, seja ela do setor produtivo ou de serviços, refere-se à sua localização. Esta é definida como a ¿localização geográfica de uma operação relativamente aos recursos, a outras operações ou clientes com os quais a empresa interage¿. (SLACK , 1997). Apesar disso, os tomadores de decisões das empresas ainda não utilizam métodos científicos no momento de decidir quanto à localização de suas instalações. Diante do exposto, quais os estímulos influenciam nas decisões da escolha do local das instalações das empresas?
Gabarito: Impactando sobre a oferta de insumos, temos os custos da mão-de-obra, da terra, da energia, dos transportes e outros fatores da comunidade. Com relação à demanda, influenciam a qualificação da mão-de-obra, a adequação do local, a imagem da empresa e a conveniência para os clientes, como rapidez e confiabilidade.
Segundo Rocha (1995), "Layout é a disposição física de máquinas, homens, área de circulação, unidades de apoio e tudo mais que ocupa espaço na organização..." Comente apenas os objetivos do arranjo físico.
Gabarito: Tornar o fluxo de trabalho eficiente, proporcionar facilidade de coordenação, proporcionar melhor utilização da área disponível da empresa, proporcionar situação favorável a clientes e visitantes.
Tendo como referência o planejamento da capacidade, é verdadeiro afirmar a capacidade pode ser medida tanto por meio da produção como dos insumos. Diante da assertiva acima, informe quando se torna mais conveniente ou fácil medir a capacidade instalada por meio dos insumos.
Gabarito: Particularmente em atividades de serviços ou atividades industriais com diferenciação acentuada nos produtos.
A estratégia de mercado de uma indústria do segmento de utensílios domésticos é produzir uma linha diversificada de artigos plásticos para cozinha. Para implementar tal estratégia, que tipo arranjo físico seria mais adequado para esta empresa? Para responder a esta questão, além de indicar o tipo de arranjo físico você deverá justificar, explicando por que a(s) característica(s) do tipo escolhido viabiliza(m) a implementação da estratégia da organização.
Gabarito: Arranjo físico por processo. Características: adaptação à uma linha variada de produtos ou à prestação de diversos serviços (coincide com a estratégia de mercado que é variar ou diversificar uma linha de produtos).
A Plasteco Indústria de Reciclagem tem uma capacidade produtiva de 900 unidades de lixeiras por dia, em três turnos de 8h. Roberval, funcionário da produção dessa indústria, produz 270 peças em seu turno de 8h. Qual a taxa de utilização durante o período de trabalho de Roberval?
Gabarito: 900/3 = 300 270/300*100 = 90%
A utilização de estoques é uma necessidade inerente à produção, mas traz consigo custos que devem ser minimizados ao máximo, seguindo uma boa estratégia em termos logísticos. Cite e explique pelo menos três fatores de custo relacionados a estoques.
Gabarito: Custo do item: custo de aquisição do próprio item. Custo de armazenagem: envolve mão de obra, aluguel, luz, e demais