QUESTÕES DISCURSIVAS ADM DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO
6 pág.

QUESTÕES DISCURSIVAS ADM DA PRODUÇÃO E OPERAÇÃO


DisciplinaAdministração da Produção e Operações I7.358 materiais48.229 seguidores
Pré-visualização3 páginas
custos com estoque. Custo de validade: relacionado à perda de elementos perecíveis. Custo de segurança: todo estoque deve possuir sistemas de segurança patrimonial e financeiro.
Como a implantação de políticas de cargos e salários bem dimensionados, o desenvolvimento de projetos de capacitação dos colaboradores e sistemas de premiações podem interferir no planejamento da capacidade?
Gabarito: O capital humano ou o colaborador é sensível a estes estímulos: A valorização através dos salários, premiações e capacitação funciona como um fator motivado, levando o profissional a dedicar-se mais ao processo produtivo ampliando a capacidade de produção para acima da média. A capacitação também pode ter o papel de aperfeiçoar a técnica produtiva do colaborador tornando-o mais eficiente.
Os objetivos da Administração da Produção e Operações devem ser atendidos em qualquer processo produtivo, seja ele para entrega de bens ou serviços. Os Objetivos da APO afetam diretamente a competitividade das organizações e segui-los favorece significativamente a manutenção destas no mercado global. Diante da importância desses objetivos, descreva dois deles explicando como podem fortalecer a competitividade de uma organização.
Gabarito: Os objetivos norteadores da APO são: qualidade (fazer conforme o planejado); confiabilidade (entregar no prazo correto); velocidade (rapidez da entrada do pedido até a saída do produto); flexibilidade (se adequar as necessidades dos clientes); e custo (focar sempre na redução do montante necessário para entregar determinado produto).
A mensuração da produtividade em uma organização que o nível de investimentos em máquinas, equipamentos e instalações em relação à mão-de-obra empregada, pode ser definido como sendo a relação entre:
Gabarito: capital-trabalho
Um sistema pode ser empregado em indústria ou serviço. O que são transformados em cada um?
Gabarito: Indústria: Matéria Prima, recursos e etc. Já no Serviço transfere-se o conhecimento.
(((2013)))--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
uma sorveteria possui dentre seus bens de capital, uma máquina de sorvetes que produz 3.000 unidades semanalmente. O equipamento custa R$ 5.200,00 e, segundo sua capacidade de projeto, 03 anos de vida útil. O custo da mão-de-obra é de R$ 30.500,00 por ano. Com base nas informações, discrimine as unidades de entradas utilizadas pela sorveteria em questão.
Gabarito: capital, equipamentos, tempo, mão-de-obra.
Segundo Slack (1997), "estoque é a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação". Diante disto, quais os princípios básicos para o seu controle? E a importância do planejamento e controle de estoque? Quais seus reflexos dentro da cadeia produtiva das organizações?
Gabarito: Determinar o que deve permanecer (nº de itens); quando se deve reabastecer (prioridade); a quantidade que será necessária para o período. Acionar o departamento de compras para executar a aquisição de estoque; receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades. Controlar o estoque em termos de quantidade e valor e fornecer informações sobre sua posição. Manter inventários periódicos.
O setor de produção de uma determinada indústria propôs um modelo matemático para o cálculo da curva de aprendizagem dos seus operários em determinada linha de produção. Considerando que o modelo foi validado e é aplicável, responda: Como o cálculo da curva de aprendizagem pode auxiliar o administrador no planejamento de médio e longo prazo quanto ao dimensionamento (número de colaboradores) da equipe de produção?
Gabarito: O conceito de curva de aprendizagem diz que à medida que se repete um processo produtivo, reduz-se o tempo de produção. A curva de aprendizagem permite prever o "tempo médio de produção" após um determinado número de "repetições" do processo. Através do cálculo desta redução em função das repetições o administrador poderá verificar que precisará de menos tempo para produzir a mesma quantidade de produtos, logo será possível redimensionar a quantidade de colaboradores, reduzindo e mantendo o mesmo volume de produção ou mantendo e aumentando a produção.
A procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de mensuração é ainda hoje o tema central em todas as empresas, mudando-se apenas as técnicas utilizadas. Nesse contexto, a análise da relação entre o output e o input, nos permite quantificar qual indicador de sucesso ou fracasso das empresas? 
Gabarito: Produtividade.
Uma empresa procedeu levantamento da demanda diaria de charutos, a fim de quantificar o total de máquinas necessárias à produção diaria 6.000 unidades do produto. Sabe-se que, para conseguir atender a demanda, cada máquina deverá trabalhar em 2 turnos de 6 horas por dia para produzir um charuto a cada 0,25 minuto. O PCP é sabedor também, que há um perda de 20% na produção diaria. Assim sendo, determine: 
a) quantas máquinas serão necessárias para atender a demanda diária. 
b) o índice de ociosidade das máquinas.
Gabarito: a) 3 máquinas b) 13%.
(((SIMULADO)))----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Explique a importância da pesquisa de mercado na partida da implantação de um negócio novo.
Compare com a sua resposta: Para detecção de público alvo com poder aquisitivo de compra do produto.
A Curva ABC, também chamada de Classificação ABC ou Teorema de Pareto (em homenagem ao seu criador), nasceu quando Pareto percebeu que 80% da riqueza estava nas mãos de apenas 20% da população. Isto ficou conhecido como regra 80/20 e é muito utilizada em processos administrativos. Da mesma forma que boa parte da riqueza estava concentrada em uma pequena parcela da população, nas empresas boa parte do trabalho é devido a poucos produtos, em que a maioria dos custos de estoque deve-se a poucos itens caros e grande parte da receita vem de poucos produtos. Diante do exposto, comente sobre a finalidade da utilização dessa ferramenta na gestão de estoques.
Compare com a sua resposta: Alguns produtos são mais importantes que outros e precisam ser tratados como tal. Com a utilização da classificação ABC, podemos separar os itens no estoque segundo algum critério (giro do produto, proporção sobre o faturamento, margem de lucro, custo do estoque, ou outro parâmetro escolhido). Dessa forma, podemos direcionar recursos, esforços e pessoal para fazer com os itens mais importantes, mais caros e os clientes mais rentáveis sejam atendidos com atenção especial.
O estudo do arranjo físico se preocupa com a localização física dos recursos de transformação. As decisões sobre um arranjo físico são importantes pois geralmente exercem impacto direto nos custos de produção. Além disto, elevados investimentos são necessários para construir ou modificar o layout produtivo. Nesse contexto, cite e comente pelo menos dois requisitos para a elaboração de um bom arranjo físico.
Compare com a sua resposta: 
- Todos os processos que podem representar perigo para funcionários ou clientes não devem ser acessíveis a pessoas não autorizadas. Saídas de incêndio devem ser claramente sinalizadas e estarem sempre desimpedidas. - Deve-se procurar minimizar as distâncias percorridas pelos recursos transformados. A extensão do fluxo deve ser a menor possível. 
- Deve ser possível mudar o arranjo físico, sempre que as necessidades da operação também mudarem. 
- O arranjo físico deve ter um sentido definido a ser percorrido, devendo-se evitar retornos ou caminhos aleatórios. 
- Deve-se fazer uso adequado do espaço disponível para a operação levando-se em conta a possibilidade de ocupação vertical, também, da área da operação.
Em relação ao Sistema Toyota de Produção, o princípio dos tempos alocados ou impostos, de acordo com a escola Taylorista, é substituído pelo quê?
Compare com a sua resposta: Por tarefas múltiplas realizadas