Buscar

forum c

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Boa noite,professora!!!
Mediante algumas pesquisas , fiz um breve o resumo das três aulas :
Tipologia textual e gêneros textuais
Tipologia Textual 
Pode ser considerada a forma que os acontecimentos serão apresentados em um texto. Há poucas tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, explicação e injutivo. 
Gêneros textuais 
São os diversos tipos de textos, literários ou não. Podemos reconhecer um gênero textual pela forma como o texto está organizado, o contexto apresentado e pelas demais funções a que o texto se destina. 
Alguns exemplos de gêneros textuais: 
Charges,anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, comédias, contos de fadas, convênios, crônicas, editoriais, ementas, ensaios, entrevistas, circulares, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias ...
Estrutura do Parágrafo
 Partindo deste pressuposto, temos a noção de quão importante é a estruturação dos parágrafos, que permitem que o pensamento seja distribuído de forma lógica e precisa, com vistas a permitir uma efetiva interação entre os interlocutores. Obviamente que outros fatores relacionados à competência linguística do emissor participam deste processo, entre estes: pontuação adequada, utilização correta dos elementos coesivos, de modo a estabelecer uma relação harmônica entre uma ideia e outra, dentre outros. esteticamente, o parágrafo se caracteriza como um sutil recuo em relação à margem esquerda da folha, atribuído por um conjunto de períodos que representam uma ideia central em consonância com outras secundárias, resultando num efetivo entrelaçamento e formando um todo coeso. Quanto à extensão, é bom que se diga que não se trata de uma receita pronta e acabada, visto que a habilidade do emissor determinará o momento de realizar a transição entre um posicionamento e outro, permitindo que o discurso seja compreendido em sua totalidade.
Em se tratando de textos dissertativos, normalmente os parágrafos costumam ser assim distribuídos: 
* Introdução – também denominada de tópico frasal, constitui-se pela apresentação da ideia principal, feita de maneira sintética e definida pelos objetivos aos quais o emissor se propõe. 
* Desenvolvimento – fundamenta-se na ampliação do tópico frasal, atribuído pelas ideias secundárias, reconhecidas na exposição dos argumentos com vistas a reforçar e conferir credibilidade ora em discussão. 
* Conclusão – caracteriza-se pela retomada da ideia central associando-a aos pressupostos mencionados no desenvolvimento, procurando arrematá-los de forma plausível. Pode, na maioria das vezes, constar-se de uma solução por parte do emissor no que se refere ao instaurar dos fatos. 
Quanto aos textos narrativos, os parágrafos costumam ser caracterizados pelo predomínio dos verbos de ação, retratando o posicionamento dos personagens mediante o desenrolar do enredo, bem como pela indicação de elementos circunstanciais referentes à trama: quando, por que e com que ocorreram os fatos. 
Nesta modalidade, a ocorrência dos parágrafos também se atribui à transcrição do discurso direto, em especial	às	falas	dos	personagens. 
Referindo-se aos textos descritivos, sua utilização está relacionada pela minuciosa exposição dos detalhes acerca do objeto descrito, representado por uma pessoa, objeto, animal, lugar, uma obra de arte, dentre outros, de modo a permitir que o leitor crie o cenário em sua mente. 
Colaborando na concretização destes propósitos, sobretudo pela finalidade discursiva – visando à caracterização de algo –, há o predomínio de verbos de ligação, bem como do uso de adjetivos e de orações coordenadas ou justapostas.
Raciocínio Argumentativo
É a arte de argumentar, de utilizar-se de argumentos para discutir apresentando e contrapondo razoes que, através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão. Um argumento é o raciocínio pelo qual se tira uma conseqüência de uma ou várias proposições.Na lingüística, chamam-se processos argumentativos todos os recursos acionados pelo produtor de um texto com vistas a levar o leitor a crer naquilo que o texto diz, e a fazer aquilo que ele propõe.Para que um texto argumentativo consiga ser convincente, ou até mesmo persuasivo ele precisa conter algumas características. A primeira delas é a unidade, isto é, deve tratar de um só objeto, uma só matéria. Um texto dispersivo, cheio de informações desencontradas não é entendido por ninguém: fica-se sem saber qual é o objeto central.Outro recurso argumentativo importante é o argumento de autoridade: Comprovação das teses defendidas com citações de outros textos provenientes de fontes legítimas e verdadeiras. Um texto ganha mais peso quando direta ou indiretamente apoia - se em outros textos que trataram do mesmo tema.Coerência é outro recurso argumentativo de suma importância. Ao elaborar um texto é necessário que se use o raciocínio lógico ou a razão para estabelecer correlações lógicas entre as partes dos textos, apontando causas e efeitos das afirmações que produz.Isso dá consistência ao texto na medida em que amarra com coerência cada uma de suas partes. Um texto desorganizado, sem articulação lógica entre seus segmentos não é convincente.A utilização de exemplos também é um recurso argumentativo importante. Uma idéia geral abstrata ganha mais confiabilidade quando vem acompanhada de exemplos concretos.Um último recurso argumentativo importante é a refutação de argumentos contrários. Sobretudo quando se está tratando de um tema polemico, opiniões divergentes existem. Nesse caso, para ser convincente, o texto precisa abordar essas divergências e refutá-las com argumentos sólidos.
Fonte: www.fontedosaber.com

Outros materiais