PIM - Projeto Integrado Multidiciplinar
31 pág.

PIM - Projeto Integrado Multidiciplinar


DisciplinaProjeto de Gestão Comercial II13 materiais500 seguidores
Pré-visualização7 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA\u2013 UNIP
UNIP INTERATIVA \u2013 SUPERIOR TÉCNICO GESTÃO COMERCIAL
1800877 \u2013 Cristiane dos S. Hygino Lima
1803231 \u2013 Iani dos Santos
1807221 \u2013 Rodrigo Oliveira Alves
1814060 \u2013 Rogerio Oliveira Alves
1803722 \u2013 Sheila Cristina da Silva
1815255 \u2013 Wanessa Soares de Oliveira
AZUL LINHAS AEREAS BRASILEIRAS SA
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM II
DIADEMA/SP
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA \u2013 UNIP
UNIP INTERATIVA \u2013 SUPERIOR TECNICO GESTÃO COMERCIAL
1800877 \u2013 Cristiane dos S. Hygino Lima
1803231 \u2013 Iani dos Santos
1807221 \u2013 Rodrigo Oliveira Alves
1814060 \u2013 Rogerio Oliveira Alves
1803722 \u2013 Sheila Cristina da Silva
1815255 \u2013 Wanessa Soares de Oliveira
AZUL LINHAS AERAES BRASILEIRAS SA
Projeto Integrado Multidisciplinar PIM II
Projeto Integrado Multidisciplinar II apresenta à Universidade Paulista \u2013 UNIP Interativa, como parte da avaliação para obtenção do título de Gestor Comercial, sob a coordenação da Profa. Dra. Solimar Garcia.
Orientador: Prof. Thiago Alvarado
DIADEMA/SP
2018
RESUMO
O objetivo foi identificar quais estratégias empresarial de modo dinâmica para tomadas de decisões gerenciais, estudo documental e histórico e técnicas de análise qualitativa. A empresa Azul Linhas Aéreas SA entrou no mercado com grandes investimentos de retorno de longo prazo e identificou estratégias empresariais que superou barreiras. Devido à grande escassez que é cada vez mais presente nas preocupações dos seres humanos, foi desenvolvido vários modelos simplificados de gráficos e tabelas para demonstrar os fenômenos econômicos da empresa. Pode-se afirmar que a estratégia empresarial conduzida pelo empreendedor da Azul, desenhou no mercado brasileiro um novo cenário ampliando assim a concorrência no mercado econômico.
Palavras\u2013chave: Gestão estratégica, inovação e empreendedorismo.
SUMARIO
1. Introdução__________________________________________________ 5
2. Economia e Mercado _________________________________________ 6
2.1. Fundamentos Teóricos _______________________________________ 6
2.2. Cenário econômico atual e os impactos nas organizações____________ 8
2.3. A empresa _______________________________________________ 13
2.4. Dados e fatos relevantes da origem da organização ______________ 14
2.5 Dados e fatos relevantes da origem e números de funcionários _______ 14
2.6 Cargos e Salários __________________________________________ 16
2.7 Os Slogans _______________________________________________ 20
2.8 Dados Corporativos _________________________________________ 20
3.Matematica aplicada __________________________________________ 21
3.1. Aplicação da matemática nas linhas Aéreas Azul__________________ 22
4. Recursos materiais e Patrimoniais _______________________________ 25
4.1. Resumo teórico sobre recursos materiais e patrimoniais ____________ 25
4.2. Recursos ________________________________________________ 26
5. Considerações finais _________________________________________29
6. Referências ________________________________________________ 29
INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico tem como foco a elaboração do Projeto Integrado Multidisciplinar II\u2013 PIM, que tem suma importância porque oferece a oportunidade de utilizar o aprendizado teórico na praticidade do dia a dia, e foi escolhido para tal objetivo uma empresa real como objeto do estudo, o que ela faz e o seu ramo de atuação.
O Brasil vive uma verdadeira revolução no setor da aviação. Viajar de avião nos dias de hoje é uma realidade para a maioria da população.
O desenvolvimento e o crescimento são extremamente visíveis no transporte aéreo do país, teve-se um crescimento de passageiros em 2017 de 2,2% em voos nacionais e 11,7% em voos internacionais conforme informação da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Ao longo do trabalho foi feito um estudo referente ao desenvolvimento econômico das linhas aéreas azul, onde dividimos em várias etapas.
A primeira em fundamentos teóricos da economia e mercado, que analisa todos os conceitos, inclusive da diferença entre a Microeconomia e Macroeconomia.
A segunda vem com o cenário econômico atual e os impactos nas organizações.
A terceira e a quarta vêm falando sobre o nascimento da empresa, onde, como, quem foi o autor do projeto e seus dados relevantes.
A quinta etapa fala do conceito da matemática aplicada na economia da empresa, onde gera o equilíbrio nos custos e benefícios e garantindo o bom funcionamento e qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.
 A sexta etapa fala sobre os recursos materiais e patrimoniais da empresa em questão.
ECONOMIA E MERCADO
2.1 Fundamentos Teóricos
A economia é um campo de conhecimentos especializados cujo interesse é a análise e previsão das atividades sociais relacionadas à produção e distribuição de produtos e serviços. Um fator que exerce influência significativa nos estudos econômicos é a complexidade, isto é, a interdependência entre os diferentes elementos que permeiam e estruturam a sociedade: concepções culturais e políticas das pessoas, a divisão social do trabalho, as ações governamentais, os mercados internacionais etc.
Wessels (2010, p. 9) indica: 
Economia e\u301 o estudo de como as pessoas tomam deciso\u303es em face da escassez e, por sua vez, coordenam suas deciso\u303es por meio dos prec\u327os. Procura explicar o miste\u301rio de como indivi\u301duos que nunca se comunicam diretamente entre si, que podem estar vivendo em lados opostos do mundo e que podem nem mesmo gostar uns dos outros se vierem a se conhecer, ainda sa\u303o capazes de produzir e trocar os bens que cada um deseja. Ela procura examinar como bilho\u303es e bilho\u303es de deciso\u303es sa\u303o tomadas de forma independente e, no entanto, sa\u303o reunidas no mercado em uma forma harmoniosa e coordenada.
O termo economia origina-se das palavras gregas oikos (casa) e nomos (normas). Na Grécia antiga, Economia significava a arte de bem administrar o lar, levando-se em conta a renda familiar e os gastos efetuados, durante um período. Em seu tratado Ho Oikonomikos, Xenofonte (43 1-355 a. C.) ensinou as regras básicas para a administração de uma casa, para a caça, pesca, agricultura e o manejo dos escravos. Posteriormente, as normas relativas à administração do lar e das terras de um senhor em particular foram estendidas à polis (cidade-estado). 
Modernamente, define-se Economia como a ciência que estuda o emprego de recursos escassos, entre usos alternativos, com o fim de obter os melhores resultados, seja na produção de bens, ou na prestação de serviços. Os recursos escassos são os bens e serviços empregados na produção, mediante uma tecnologia conhecida, para a produção de outros bens e serviços de maior valor total e destinados a atender a demanda. Os usos são alternativos, porque os fatores e as matérias-primas podem ser utilizados para produzir mais estradas ou mais escolas, mais canhões ou mais tratores. A produção de todos os bens não pode ser aumentada ao mesmo tempo, no curto prazo, porque os recursos são limitados.
 Os bens produzidos, como alimentos, vestuário, estradas, máquinas e os serviços prestados à população, como os ligados à saúde, educação e lazer, atendem as necessidades do indivíduo que, por definição, são ilimitadas, ao passo que a oferta dos bens e serviços que compõem sua cesta de consumo é escassa. Além disso, o consumidor só pode comprar todos os bens que deseja até o limite de sua renda.
Portanto, a Economia estuda as atividades econômicas cujas operações envolvem o emprego de moeda e a troca entre indivíduos, empresas e órgãos públicos. Ela enfoca, de um lado, o comportamento das empresas, que procuram produzir de modo mais eficiente, reduzindo custos, sem perder qualidade, a fim de obter os melhores resultados, ou lucro. De outro lado, ela avalia o comportamento dos consumidores, tendo em vista os preços, a renda de que dispõem e a oferta de bens e serviços no mercado.
A expressão Economia Política era