Resumo PMBOK
24 pág.

Resumo PMBOK


DisciplinaGerenciamento de Projetos16.539 materiais161.531 seguidores
Pré-visualização6 páginas
o plano de como serão obtidos os desejos, necessidades e expectativas das partes interessadas neste projeto. Quais ferramentas, técnicas e artefatos serão utilizados para determinar o que deve ser abordado pelo projeto ou não.
A principal vantagem deste processo é que ele fornece orientação e direção sobre como escopo será gerenciado durante todo o projeto.
Escopo \u2013 Coletar os requisitos
Coletar requisitos é definir e gerenciar as expectativas do cliente. A coleta dos requisitos deve contemplar o processo de definição e documentação das funções e funcionalidade do projeto e do produto a fim de atender às necessidades e expectativas das partes envolvidas (stakeholders).
Os requisitos coletados se transformam na fundação da Estrutura Analítica do Projeto 
(EAP). O planejamento do custo, cronograma e qualidade são todos construídos com 
base nesses requisitos.
O desenvolvimento dos requisitos começa com uma análise das informações contidas no Termo de Abertura do Projeto e no Registro das Partes Interessadas.
Em relação aos requisitos:
Projeto:  podem incluir requisitos de negócio, de gerenciamento do projeto, de entrega, entre outros;
Produto: podem incluir informações sobre os requisitos técnicos, de segurança, de desempenho, entre outros.
Escopo \u2013 Definir o escopo 
Definir o escopo é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. O principal benefício deste processo é que ele descreve os limites do projeto, serviços ou resultados ao definir quais dos requisitos coletados serão incluídos e quais serão excluídos do escopo do projeto. 
Já que todos os requisitos identificados no  processo \u201cColetar Requisitos\u201d podem não estar incluídos no projeto, o processo \u201cDefinir o Escopo\u201d seleciona os requisitos finais do projeto a partir da documentação de requisitos entregue durante o processo \u201cColetar Requisitos\u201d. Em seguida define uma descrição detalhada do projeto e produto, do serviço ou resultado.
 A preparação detalhada da especificação do escopo é crítica para o sucesso do projeto e baseia-se nas entregas principais, premissas e restrições que são documentadas durante a iniciação do projeto. Durante o planejamento do  projeto, o seu escopo é definido e descrito com maior especificidade conforme as informações a  respeito do projeto são conhecidas. Os riscos existentes, premissas e restrições são analisados para verificar sua integridade e acrescentados ou atualizados conforme necessário. O processo \u201cDefinir o Escopo\u201d pode ser altamente iterativo. Em projetos de ciclo de vida iterativo, será desenvolvida uma visão de alto nível para o projeto em geral, mas o escopo detalhado é determinado em uma interação de cada vez e o planejamento detalhado para a iteração seguinte é executado  à medida que o trabalho no escopo do projeto e entregas atuais avança.
Escopo \u2013 Criar a estrutura analítica do projeto (EAP)
A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é uma decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar entregas requisitadas, sendo que cada nível descendente da EAP representa uma definição gradualmente mais detalhada da definição do trabalho do projeto.
A EAP organiza e define o escopo total e representa o trabalho especificado na atual Declaração do Escopo do Projeto aprovada.
O trabalho planejado é contido dentro dos componentes de nível mais baixo da EAP, que são chamados de Pacotes de Trabalho. Um pacote de trabalho pode ser agendado, ter seu custo estimado, monitorado e controlado.
Escopo \u2013 Validar escopo
É o processo de formalização da aceitação das entregas concluídas do projeto. O principal benefício deste processo é que ele proporciona objetividade ao processo de aceitação e aumenta a probabilidade da aceitação final do produto, serviço ou resultado, através da validação de cada entrega. 
As entregas verificadas obtidas pelo processo \u201cControlar a Qualidade\u201d são revisadas com o cliente ou patrocinador para assegurar que foram concluídas satisfatoriamente e receberam a aceitação formal pelo cliente ou patrocinador. Neste processo, as saídas obtidas como resultado dos processos do planejamento na área de conhecimento em gerenciamento de projetos, tais como a documentação dos requisitos ou da linha  de base do escopo, assim como os dados de desempenho do trabalho obtidos nos processos de execução de outras áreas de conhecimento são a base para realizar a validação e para a aceitação final. 
O processo \u201cValidar o Escopo\u201d é diferente do processo \u201cControlar a Qualidade\u201d pois o primeiro está principalmente interessado na aceitação das entregas, enquanto que o controle da qualidade se interessa principalmente com a  precisão das entregas e o cumprimento dos requisitos de qualidade especificados nas entregas. O controle de qualidade normalmente é feito antes da validação do escopo, mas os dois processos podem ser executados paralelamente.
Escopo \u2013 Controlar o escopo
É o processo de monitoramento do progresso do escopo do projeto e do escopo do produto e gerenciamento das mudanças feitas na  linha de base do escopo. O principal benefício deste processo é permitir que a linha de base do escopo seja mantida ao longo de todo o projeto. 
O controle do escopo do projeto assegura que todas as mudanças solicitadas e ações corretivas ou preventivas recomendadas sejam processadas através do processo \u201cRealizar o controle integrado de mudanças\u201d. O controle do escopo do projeto é usado também para gerenciar as mudanças reais  quando essas ocorrem e é integrado aos outros processos de controle. O aumento sem controle do produto ou escopo do projeto sem ajustes de tempo, custo, e recursos é chamado de scope creep. A mudança é inevitável; assim sendo, algum tipo de processo de controle de mudança é obrigatório para todos os projetos.
Gerenciamento do Tempo
Tempo \u2013 Planejar o gerenciamento do cronograma
É o processo de estabelecimento de políticas, processos e documentação para planejar, desenvolver, gerenciar, executar e controlar o tempo do projeto.
Tempo \u2013 Definir as atividades
É o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto. As entregas de trabalho referem-se aos pacotes de trabalho identificados nos níveis mais internos da Estrutura Analítica do Projeto (EAP).  No processo Definir as Atividades, os pacotes de trabalho são decompostos em atividades ou ações necessárias para que o mesmo seja entregue.
As atividades proporcionam uma base para a estimativa, desenvolvimento do cronograma, execução, monitoramento e controle do trabalho do projeto.
Tempo \u2013 Sequenciar as atividades
É o processo de identificação e documentação dos relacionamentos entre as atividades do projeto.
Cada atividade e marco, com exceção do primeiro e do último, são conectados a pelo menos um predecessor e um sucessor. O uso de tempo de antecipação ou de espera pode ser necessário entre as atividades para dar suporte a um cronograma de projeto realista e executável.
O sequenciamento pode ser executado através do uso de um software de gerenciamento de projetos ou do uso de técnicas manuais ou automatizadas.
Tempo \u2013 Estimar os recursos das atividades
É o processo de estimativa dos tipos e quantidades de material, pessoas, equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade. Este processo é estreitamente coordenado junto com o processo Estimar os Custos do Projeto.
Tempo - Estimar as durações das atividades
É o processo de estimativa do número de períodos de trabalho que serão necessários para terminar as atividades específicas com os recursos estimados. A estimativa das durações das atividades utiliza informações sobre as atividades do escopo do projeto, tipos de recursos necessários, quantidades estimadas de recursos e calendários de recursos. As entradas para as estimativas de duração da atividade se originam da pessoa ou grupo na equipe