todos os Simulados
19 pág.

todos os Simulados


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais12.754 materiais148.070 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Simulado: CCJ0100_SM_201409255001 V.1 
	Fechar 
	Aluno(a): ANDRÉ LUIZ FELIX TAVARES
	Matrícula: 201409255001 
	Desempenho: 6,0 de 8,0
	Data: 24/04/2015 10:18:52 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201409527300)
	
	O darwinismo social, um paradigma positivista do século XIX, permitiu a formação de concepções evolutivas para as sociedades humanas desse período. Essa delimitação é coincidente com o progressivo avanço das nações capitalistas e industrializadas para a África, a Ásia e a Oceania, no que se entendeu por expansão neocolonialista e imperialista. 
Com base nessas considerações explique:
 a) Os princípios de orientação do darwinismo social;  b) Os principais fatos relacionados com a demarcação evolutiva das sociedades desse período.  
		
	
Sua Resposta: A)Darwinismo social - é a tentativa de se aplicar o darwinismo nas sociedades humanas. Descreve o uso dos conceitos de luta pela existência e sobrevivência dos mais aptos, para justificar políticas que não fazem distinção entre aqueles capazes de sustentar a si e aqueles incapazes de se sustentar. Esse conceito motivou as ideias de eugenia, racismo, imperialismo1 , fascismo, Nazismo e na luta entre grupos e etnias nacionais. B)O Darwinismo Social foi empregado para tentar explicar a inconstância pós-revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo interpretação da época da teoria de Darwin) e os mais ricos que evoluíram economicamente seriam os mais aptos a sobreviver por isso os mais evoluídos. Durante o século XIX as potências européias também usaram o Darwinismo Social como justificativa para o Imperialismo.
	
Compare com a sua resposta: 
Gabarito:
a) Adaptação da teoria da seleção natural das espécies, de Darwin, com enfoque privilegiado na luta pela existência e sobrevivência dos mais aptos. Concepção de estágios evolutivos para a sociedade humana com a distinção entre sociedades primitivas e civilizadas. Concepção de civilização industrial.  
b) A revolução industrial. A partilha da África com o controle político, econômico e social de regiões, países e povos desse continente. Invasão de regiões da Ásia e Oceania.  Guerras coloniais. Genocídios. Desorganização do modo de vida tradicional das sociedades invadidas e/ou agregadas ao processo de colonização. Formação de mercados consumidores e obtenção de matérias-primas para o processo produtivo capitalista.
 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409858885)
	
	Segundo Rousseau, a submissão de cada indivíduo à vontade geral é a condição primeira de LEGITIMIDADE da vida pública, ou seja, é aquela condição que marca a fundação da VIDA PÚBLICA através de um PACTO LEGÍTIMO. Assim, como se constituiria este PACTO LEGÍTIMO (CONTRATO SOCIAL) de acordo com Rousseau? 
		
	
Sua Resposta: 
	
Compare com a sua resposta: O CONTRATO SOCIAL inicia-se com o reconhecimento de que o homem encontra-se em toda parte "a ferros" - a partir daí, Rousseau pretende estabelecer as condições de possibilidade de um pacto legítimo, através do qual, os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural, possam ganhar, em troca, a LIBERDADE CIVIL. No processo de legitimação do PACTO SOCIAL, o fundamental é a condição de IGUALDADE DAS PARTES CONTRATANTES. Neste pacto, ninguém sairia prejudicado porque o corpo soberano que surge após o contrato é o único a determinar a forma de distribuição da propriedade como uma de suas atribuições possíveis, já que a alienação da propriedade de cada parte contratante foi total e sem reservas. Estariam assim dadas as condições para LIBERDADE CIVIL, pois o POVO SOBERANO, sendo ao mesmo tempo parte ativa e passiva (agente do processo de elaboração das leis e aquele que obedece a essas mesmas leis), tem todas as condições para se tornar um SER AUTÔNOMO, agindo por si mesmo 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409853335)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com base na perspectiva das ciências sociais, assinale a ÚNICA opção INCORRETA.
		
	
	A interpretação é uma dimensão importante deste campo do conhecimento, pois as ações humanas são orientadas por crenças socialmente partilhadas.
	
	As mudanças cada vez mais rápidas dos padrões morais e culturais das sociedades contemporâneas são assuntos que interessam aos cientistas sociais.
	
	A compreensão crítico-reflexiva da realidade social é uma importante consequência dos estudos científicos das ações humanas em sociedade.
	
	As ações dos homens em sociedade resultam de um longo processo de aprendizagem social denominada, por alguns estudiosos, como socialização.
	
	Por serem fenômenos puramente pessoais e subjetivos, as crenças, os valores e os ideais humanos não são assuntos de interesse científico destes estudiosos.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409509242)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Corrente filosófica criada por Augusto Comte , cujo tema central é a Lei dos Três Estados, em que ele divide a evolução histórica e cultural da Humanidade em três fases, de acordo com seu desenvolvimento. Esta corrente de pensamento, predominante na segunda metade do século XIX, é o (a): 
		
	
	Relativismo
	
	Positivismo
	
	Sociologia Compreensiva
	
	Marxismo
	
	Multiculturalismo
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409864225)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Na aula 03 (A análise Antropológica da Cultura) de Fundamentos das Ciências Sociais, na tela 2, afirma-se: "Desde sempre os homens se preocuparam em entender por que outros homens possuíam hábitos alimentares, formas de se vestir, de formarem famílias, de acessarem o sagrado de maneiras diferentes da suas." A esta multiplicidade de formas de vida dá-se o nome de:
		
	
	Difusão cultural
	
	Relativismo cultural 
	
	Alteridade
	
	Etnocentrismo
	
	Diversidade Cultural
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409902487)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Analise as proposições sobre o conhecimento científico. I - É espontâneo e surge da necessidade de resolver desafios cotidianos. II - É culturalmente herdado, pois é transmitido de geração a geração. III - É guiado por métodos rigorosos e tem a pretensão da objetividade. É correto o que se afirma em:
		
	
	I e II, apenas.
	
	I, apenas.
	
	III, apenas.
	
	II, apenas.
	
	II e III, apenas.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201409854309)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Considerando o pensamento de Rousseau identifique as ideias  Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e assinale  a seqüência correta.
1. A maior causa de violência de um homem para outro ocorre por conta da esperança em alcançarmos nossos fins, que consiste em que sendo os homens iguais, dois ou mais podem desejar uma mesma coisa e prevendo que algum deles pode não alcançar o fim desejado um homem torna-se inimigo do outro.
2. Não existia a necessidade de usar de violência para com o semelhante, porque os homens não tinham e nem enxergavam no outro a intenção de prejudicar. A violência começa a ocorrer quando os homens se juntam e as noções de preferência começam a surgir.
3. Toda sociedade precisa de uma autoridade à qual todos os membros devem submeter sua liberdade natural, de forma que a autoridade possa assegurar a paz e proteger todos. Este soberano, que pode ser um monarca, um grupo de aristocratas ou uma assembléia, era representado pelo Leviatã, figura mitológica que representa, aqui, uma autoridade inquestionável. 
4. Se os homens conservassem sua maneira de viver no estado de natureza eles não precisariam do Estado pois eram naturalmente pacíficos e não precisariam de um poder soberano do Estado, pois viviam em paz. Sair do estado de natureza trouxe os conflitos e as guerras.
 
		
	
	F - F- F- V
	
	F - V- F- V
	
	V- F- V- V 
	
	F- V- V-
Adailton
Adailton fez um comentário
Muito bom
0 aprovações
Carregar mais