todos os Simulados
19 pág.

todos os Simulados


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais12.766 materiais148.345 seguidores
Pré-visualização5 páginas
F
	
	V- F- V- F
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409903836)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Analise as proposições sobre as ciências sociais. I - O objeto de estudo destas ciências são as relações que os homens estabelecem entre si vivendo em sociedade. II - A objetividade e a neutralidade são princípios básicos da investigação, pois os valores dos cientistas não interferem na investigação. III - Os cientistas sociais estudam fenômenos complexos situados em planos de causalidade e determinação complicados. É correto o que se afirma em: 
		
	
	I, apenas.
	
	Todas.
	
	I e III apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201409905497)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Analise as proposições sobre a compreensão antropológica da cultura. I - Ao adotar a postura do relativismo cultural, os antropólogos buscam compreender a lógica de vida dos grupamentos humanos. II - A antropologia é uma ciência etnocêntrica, pois não reconhece a diversidade cultural presente nas sociedades humanas. III - A cultura é um conceito central deste campo do conhecimento, pois as diferenças humanas são culturalmente construídas. IV - A globalização implica na padronização cultural e na superação de antigos conflitos entre as diferentes culturas humanas. É correto o que se afirma em: 
		
	
	I e IV, apenas.
	
	I e III apenas.
	
	Todas.
	
	III e IV, apenas.
	
	II e III apenas.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201409901802)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Por Ciências Sociais entende-se o conjunto de saberes relativos à Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Essas ciências tratam de fenômenos muito semelhantes, quais sejam:
		
	
	Fatos relacionados às mudanças ambientais.
	
	Fatos Relacionados ao conhecimento da vida social e suas interpretações.
	
	Fatos relacionados ao território e as flutuações populacionais.
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	Fatos relacionados às análises das flutuações das atividades econômicas.
	Simulado: CCJ0100_SM_201409255001 V.1 
	Fechar 
	Aluno(a): ANDRÉ LUIZ FELIX TAVARES
	Matrícula: 201409255001 
	Desempenho: 2,0 de 8,0
	Data: 27/05/2015 14:33:00 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201409525980)
	
	Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora, não contente, querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence. (Brecht, Bertold, Privatizado, com adaptações).
O texto de Brecht pode ser considerado uma ilustração da análise que Karl Marx fez da sociedade capitalista? Justifique a sua resposta?
		
	
Sua Resposta: Sociedade
	
Compare com a sua resposta: 
Sim e, neste caso, o (a) estudante poderá argumentar sobre a mercantilização do trabalho e de amplas esferas da vida social, ressaltando, por exemplo, a alienação, a oposição de interesses entre o capital e o trabalho, a divisão da sociedade em classes sociais com interesses antagônicos, dentre outros.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409852107)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Qual corrente filosófica influenciou os estudos que Emile Durkheim sobre a relação indivíduo - sociedade? 
		
	
	Pragmatismo. 
	
	Positivismo.
	
	Idealismo.
	
	Racionalismo.
	
	Marxismo.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409852099)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Durkheim entendia que a sociedade predominava sobre o indivíduo, impondo-lhe um conjunto de normas e regras de conduta social; Qual característica do fato social podemos observar nesta afirmação de Emile Durkheim?
		
	
	Anomia social. 
	
	Punição social.
	
	Coerção social.
	
	Exterioridade social.
	
	Segregação social. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409460213)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade, "todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade". Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta. 
		
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade
	
	A educação visa inculcar nas classes populares a ideologia da classe dominante
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem
	
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409882290)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	¿A diferença entre o casamento de amor e casamento arranjado é seguinte: vocês casam por paixão. Vocês estão pensando só em você e ele, nele. São duas pessoas. Mas na Índia, fomos criados diferentes¿, compara a dona de casa Mansha Daswani.¿Casamento indiano é um casamento entre duas famílias¿, explica o comerciante. ...Mas essa história de arranjar casamento não é coisa só do passado. Raiara nasceu na comunidade cigana de Sobral, interior do Ceará. Com apenas 4 anos, ela já tem noivo.¿É o filho de um primo meu, Wesley. É o costume da gente¿, comenta o pai da menina, Francisco Flávio Cavalcante Magalhães¿. (O Globo, 22/03/2010) Identifique o fato social narrado no texto:
		
	
	economia
	
	moda 
	
	casamento
	
	crime
	
	negócio
		Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409941958)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O que o sociólogo francês Emile Durkheim colocou como condição para objetividade do método cientifico:
I. A necessidade que se mantenha certa distância do fenômeno a ser estudado.
II. É necessário que o pesquisador trate os fatos coais como "coisa".
III. O envolvimento com o objeto a ser pesquisado. 
IV. A neutralidade em relação aos fatos sociais. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	As alternativas III e IV estão corretas; 
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas; 
	
	As alternativas II, III e IV estão corretas; 
	
	As alternativas I, III e IV estão corretas. 
	
	As alternativas I e III estão corretas;
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201409298440)
	
	Crime contra índio Pataxó comove o país - (...) Em mais um triste "Dia do Índio", Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília ( . . . ) . Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo ao corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: osjovensqueriamapenassedivertir'epensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio', o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte \u2212 HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje." Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997. (Questão adaptada da parte geral do ENADE de Direito) 1 - Utilizando como base de análise a perspectiva teórica de Durkheim e as discussões em sala de aula, como podemos interpretar o comportamento individual e em grupo dos jovens acima
Adailton
Adailton fez um comentário
Muito bom
0 aprovações
Carregar mais