Psicologia da Educação
3 pág.

Psicologia da Educação


DisciplinaPsicologia da Educação I15.320 materiais407.715 seguidores
Pré-visualização1 página
Escola
	Classificação quando à abordagem psicológica
	 Principais características
	Principais pesquisadores
	Estruturalismo
	Inatista
	Estudo da mente humana através da Introspecção.
	Edward Bradford Titchener Wilhelm Wundt
	
Funcionalismo
	
Ambientalista
	O principal interesse desta corrente teórica residia na utilidade dos processos mentais para o organismo, nas suas constantes tentativas de se adaptar ao meio. O ambiente é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento.
	
William James
	
Associacionismo
	
Ambientalista
	Origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias \u2013 das mais simples às mais complexas. Assim, para aprender uma 
coisa complexa, a pessoa precisaria primeiro aprender as ideias mais simples.
	
Edward L. Thorndike
	Gestalt
	Inatista
	Preocupa-se com o processo psicológico da percepção, e o seu papel na organização da aprendizagem. Também valoriza a ideia de que a percepção do sujeito sobre as coisas se baseia em modelos já existentes em sua mente.
	Wolfgang Kohler, Kurt Koffka e Max Wertheimer
	
Behaviorismo
	
Ambientalista
	Conjunto das teorias psicológicas que postula o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. Também designado de comportamentalismo, geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos
	I. M. Sechenov, Ivan P. Pavlov, Vladimir Bechterev, John B. Watson, Burrhus Frederic Skinner
	
Psicanálise
	
Interacionista
	Campo de hipóteses sobre o funcionamento e desenvolvimento da mente no homem. Se interessa tanto pelo funcionamento mental normal como pelo patológico.
	
Sigmund Freud
Este trabalho visa o estudo das principais escolas da psicologia, como o Estruturalismo, a Psicologia da Gestalt, o Behaviorismo, a Psicanálise, o Funcionalismo e o Associacionismo, onde pesquisadores demoraram anos para que suas pesquisas fossem aceitas e comprovadas. Sabendo que essas são teorias antigas e que algumas delas não são mais usadas nos dias de hoje. 
William Wundt principal pesquisador do Estruturalismo, pensou na mente humana como uma estrutura composta por vários elementos, e passou a estudá-las através da introspecção.
O Funcionalismo tem como principal interesse o funcionamento da mente humana para o organismo, nas suas constantes tentativas de se adaptar as meio, tornando o ambiente o fator mais importante para o desenvolvimento. Seu principal pesquisador é William James.
 A Psicologia da Gestalt pesquisada por Kohler, Koffka e Wertheimer é considerada uma teoria completamente inata, pois se preocupa com o processo psicológico da percepção e valoriza a ideia de que a percepção do sujeito sobre as coisas e baseia em modelos já existentes em sua mente. 
Sechenov, Pavlov, Bechterev, Skinner e Watson consideravam o Behaviorismo o oposto da Psicologia da Gestalt, eles acreditavam que o indivíduo se desenvolvia de acordo com o ambiente em que vivia, e com isso é a teoria que mais tem implicações para a prática pedagógica nos dias de hoje. 
Sigmund Freud considerado o pai da Psicanálise, queria saber como era o funcionamento e o desenvolvimento da mente no homem, tanto pelo funcionamento mental normal como pelo patológico, especialmente na compreensão da relação professor-aluno e no atendimento das dificuldades de aprendizagem. 
O Associacionismo por sua vez se dá por um processo de associação das ideias \u2013 das mais simples as mais complexas. Assim o individuo deveria aprender as ideias mais simples para depois prender as mais complexas. Teve como principal pesquisador Edward L. Thorndike.
Neste trabalho vimos que algumas escolas têm ideias surpreendentes em relação a mente humana, e tem escolas também que suas ideias não são assim tão interessantes, parecem ser meio \u201cidiotas\u201d, porque a forma que o pesquisador abordou e testou, não tem nada a ver com a realidade. Já outras escolas me surpreenderam pelo fato de realmente acontecer do mesmo jeito que seu pesquisador relata.
Psicologia da Educação
HARRYSON SCHWANZ OSCAR DE ASSIS
Resenha crítica de Psicologia da Educação: 
AS PRINCIPAIS ESCOLAS DA PSICOLOGIA
Santa Teresa \u2013 ES
2015