2015.1 Exercicios On-line
11 pág.

2015.1 Exercicios On-line


DisciplinaPolíticas Públicas e Organização da Educação Básica1.348 materiais10.445 seguidores
Pré-visualização3 páginas
de estudos em grau superior.
V. os estudos correspondentes à 4ª série do ensino de 2° grau poderão, quando equivalentes, ser aproveitados em curso superior da mesma área ou de áreas afins.
	
	
	
	
	 
	F V F V V
	
	
	V F F F F
	
	
	F F V V V
	
	
	V F V F V
	
	 
	V V V F F
	
	
	
		6.
		O ensino profissionalizante tinha o objetivo de atender à formação de mão de obra no sentido de garantir o suporte para a ampliação do parque industrial brasileiro, em reposta aos preceitos liberais de divisão internacional do trabalho. Para isso, foi a primeira legislação educacional que criou um capítulo para tratar do ensino?
	
	
	
	
	 
	Supletivo;
	
	
	Superior;
	
	
	Básico;
	
	 
	Tecnológico;
	
	
	Fundamental;
	
	
	  POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA
	
	Simulado: CEL0139_SM_201101283548 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): ALINE CALIXTO DE FREITAS
	Matrícula: 201101283548
	Desempenho: 6,0 de 8,0
	Data: 08/04/2015 13:40:12 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201101911194)
	
	Um dos pontos altos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 é o reconhecimento da importância dos valores na educação escolar. Para isso, a LDB assinala que o fim último da educação é a formação da cidadania, que deve estar incorporada nas finalidades da Educação Básica. Como trabalhar os princípios e valores no currículo escolar do Ensino Médio?
		
	
Sua Resposta: preparar para a continuidade de estudos e habilitar para o exercício de uma profissão. Através de vivencias, palestras e trabalhos.
	
Compare com a sua resposta: Promover uma educação voltada para valores humanos é uma condição que toda escola deve refletir, e deve estar presentes nas relações cotidianas da instituição. Para isso, é importante que a equipe escola discuta quais as formas de trabalhar com valores e como incorporá-los no seu cotidiano.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101910461)
	
	No prazo de um ano, cada rede estadual e municipal precisa criar e aprovar seu próprio plano de Educação, alinhado ao PNE. Em paralelo, a União tem um ano para aprovar a Lei de Responsabilidade Educacional, que assegura e cobra um padrão de qualidade para o ensino. Em dois anos, o Governo Federal precisa também legislar sobre a organização do Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre as três esferas de poder, e sobre os valores do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), que define quanto deve ser investido por estudante para garantir condições mínimas de aprendizagem. O PNE traz um grande ganho para o professor da rede pública. Aponte três pontos positivos para o professor, com a implementação do Plano Nacional da Educação.
		
	
Sua Resposta: A formação profissional inicial; As condições de trabalho, salário e carreira; As formação continuada.
	
Compare com a sua resposta: PNE atual é o protagonismo do professor. A meta 15 estipula a criação de uma política nacional de formação docente, visando garantir a todos curso superior específico na área em que lecionam. Entram nesse ponto também melhorias no currículo das graduações, oferta de bolsas de estudo a professores, valorização do estágio e aprimoramento da formação de outros profissionais, como as merendeiras. Em linha com essa meta está a 16, em que o país se compromete a oferecer cursos de pós-graduação a 50% dos docentes da Educação Básica. Além de formação, o PNE foca em remuneração e planos de carreira. Na meta 17, o governo se encarrega de equiparar o salário médio dos professores de Educação Básica da rede pública ao de profissionais com o mesmo grau de escolaridade. Nesse item, vale ressaltar a estratégia 17.4 que responsabiliza a União por ajudar financeiramente os estados e municípios para o cumprimento da meta em seis anos. A meta 18, por sua vez, determina a efetivação de planos de carreira em todas as redes, pressupondo tanto um estágio aos iniciantes, quanto licenças remuneradas e incentivos a docentes que desejem se qualificar.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101369807)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A desigualdade social não ocorreu apenas nos países mais pobres do mundo capitalista, mesmo nos países mais ricos as diferenças sociais se aprofundavam. Do ponto de vista dos economistas conservadores, a solução cabível para fomentar a distribuição da riqueza e da renda era:
		
	 
	A doação de bens e isenção dos impostos
	
	O aumento da inflação
	
	A dispensa dos funcionários
	 
	O livre comércio
	
	O aumento dos salários
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101369816)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O capitalismo (...) é um sistema em que o grosso do trabalho da sociedade é feito por trabalhadores sem posses (...)" (Wood, Ellen Meiksins. A Origem do Capitalismo. Ed. Jorge Zahar, 2001, p. 12). Sendo assim, podemos afirmar que esses trabalhadores para sobreviver necessitam:
		
	
	Dividir o trabalho físico, braçal com os donos do capital
	 
	Vender sua mão-de-obra por um salário
	
	Vender sua mão-de-obra para os trabalhadores
	
	Trocar sua mão-de-obra por alimentação
	
	Competir no mercado com o capitalista
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101369874)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Já houve tempos na Educação brasileira que era cobrada a "Caixa Escolar", o que se caracterizava por uma taxa de contribuição mensal. Essa foi uma determinação delimitada em uma Constituição. Marque a opção que apresenta qual Constituição foi essa, bem como a organização política na época:
		
	
	1988 no Brasil República na transição da ditadura para a democracia
	
	1824 no Brasil Império na Regência de D. Pedro I
	 
	1937 no Estado Novo no Governo de Getúlio Vargas
	
	1964 com os novos paradigmas educacionais propostos por Paulo Freire
	
	1934 no Brasil República no Governo Provisório de Getúlio Vargas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101369859)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Constituição de 1934 expressou o ideário reformista porque:
		
	
	garantiu matrícula para todos
	
	excluiu o ensino religioso nas escolas públicas e católicas
	 
	garantiu, legalmente, gratuidade e obrigatoriedade do ensino primário
	
	instituiu a escola laica na rede pública e particular católica
	
	Determinou que os mais favorecidos se responsabilizariam com os gastos escolares dos menos favorecidos
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101910177)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Art. 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 discorre sobre as responsabilidades do Corpo Docente. Algumas atividades de responsabilidade do Corpo Docente encontram-se relacionadas nas alternativas abaixo, com exceção de:
		
	
	elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
	
	criar situações de ensino que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos.
	
	estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
	 
	auxiliar a direção da escola na administração de verbas destinadas a compra de material pedagógico.
	
	colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101910175)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A LDB, Lei n.° 9.394 de 20/12/1996 estabeleceu como incumbência dos estabelecimentos de Ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, elaborar e executar sua proposta pedagógica. O projeto pedagógico é a própria organização do trabalho da escola respaldado em sua trajetória de experiências e fruto de uma reflexão sobre suas diversas ações. Assinale a alternativa que expressa de maneira correta a participação
Roberto Ramos
Roberto Ramos fez um comentário
obrigado por este material
0 aprovações
Carregar mais