A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Ad2-diario de campo Patricia Moura

Pré-visualização | Página 1 de 1

ESTÁGIO EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES
ATIVIDADE 6: Elaboração do diário de campo- impressões sobre a inserção no campo de estágio, relativas a atuação do pedagogo Estagiário (a): Patricia Moura dos Santos Matricula: 15212080334
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Polo CEDERJ: Paracambi
Instituição: Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro
Tutor (a) presencial: Débora Morra
Semestre de realização do Estágio: 2018,2 
1 - Impressões sobre a inserção no campo de estágio: (Comentário)
 Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro é uma instituição da igreja católica foi criada em 1906, Pe. Dehon, atender presta assistência a comunidade do bairro do Méier em especial as famílias, crianças, adolescente e idosos que se encontrem em situação de risco social ou violação de direitos. O trabalho deste envolve realizar ações socioeducativas e preventivas
2 - Impressões sobre a estrutura física da instituição, seu estado de conservação, a segurança, e o aproveitamento do espaço por funcionários, usuários e familiares: (Comentário)
A estrutura fica da instituição está bem conservada e com a manutenção em dia, possui dependências limpas, arejadas e as que são fechadas com ar condicionado. As salas do departamento de atendimento individual estão bem conservada e com a manutenção em dia, possui dependências limpas, arejadas e as que são fechadas com ar condicionado.
3. Impressões sobre a instituição campo de estágio e o seu contextos histórico, geopolítico e socioeconômico, bem como aspectos da comunidade e perfil da clientela.
Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro está localizado no Endereço: R. Carolina Santos, 143 - Meier, Rio de Janeiro - RJ, 10720-310 próximo da estação de trem e linha de ônibus municipais e intermunicipais. Os usuários de modo geral são pessoas carentes pertencentes a comunidade e que passam por alguns problemas sociais, psicológicos, emocionais e educacionais- as crianças e adolescentes, podem apresentar ou não problemas de assiduidade nas escolas.
4. Impressões sobre os documentos oficiais da instituição: regimento, manuais ou guias de procedimentos e participação dos pedagogos na elaboração, acompanhamento e suas referências nos mesmos.
O trabalho na instituição parte das diretrizes As diretrizes do A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Pedagogo é descrito como articulador dos processos educativos no âmbito da igreja que visa um meio de aumentar a aprendizagem, afetividade, às relações sociais, mas também como forma de promover motivação, criatividade, produtividade intelectual dos sujeitos, pois essa é uma das premissas básicas para o desenvolvimento humano e social. 
5. Impressões sobre o perfil profissional dos pedagogos, gestores, funcionários, colaboradores e demais sujeitos que atuam na instituição e as formas de gestão.
 Os profissionais citados a cima que trabalham na instituição priorizam o sistema de gestão participativa e relacional para que haja uma integração do setores e dos funcionário. 
6. Impressões sobre a organização das funções pedagógicas no espaço tempo da instituição.
 As funções pedagógica são realizadas pela equipe de (padre , pedagogo, voluntários e outros). Isso inclui a psicóloga e a assistente social. O coordenador (padre) trabalha com a habilidade de comunicação, coordenação de equipe, mediação de conflitos, organização de informações, planejamento, monitoramento e acompanhamento de serviços
7. Descrição das metodologias utilizadas pelos pedagogos na realização das atividades rotineiras.
As metodologias envolve o diálogo, a escuta e a pedagogia Freiriana.
Todos que procuram atendimento são tratados com respeito e dignidade, afastando o preconceito para longe.
8. Impressões sobre as relações pedagogo-gestores institucionais, pedagogo-usuários, pedagogo-estagiário, pedagogo e demais profissionais da instituição.
As relações são de cooperação, respeito e comprometimento. O “clima” de trabalho e alegre, contribuindo para um trabalho eficiente.
9. Observação detalhada do planejamento de ações relativas às atividades desenvolvidas no contexto não escolar campo de estágio.
 As ações relativas as atividades são direcionadas pela data de eventos nacionais ou que estejam dentro do plano de Ação do ano corrente. Estas visam a informação, conscientização e prevenção para assegurar o direito de crianças e adolescentes.
10. Registro de elementos para composição de uma atividade de coparticipação junto ao pedagogo institucional em uma atividade cotidiana.
Fui orientada pela Técnica Pedagógica Marcia F. de Oliveira, do departamento de programas educacionais, a atuar junto aos mediadores na atividade “Oficina de Debate- Conhecendo a AIDS e HPV” durante o período de estágio. 
11. Registro de elementos para composição de uma atividade de coparticipação de um plano de intervenção voltado para atuação nos serviços realizados por pedagogos fora das instituições escolares. (Comentário)
Para o Projeto de Intervenção (Sem Drogas) também contei com a ajuda da pedagoga Márcia Ferreira, foi muito importante para mim estagiar nesse ambiente que agregou valores pessoais e profissionais. Além disso, corroborou a necessidade de um ou mais pedagogos em instituições sociais que trabalham com a formação humana.
12. Anotação de peculiaridades presentes na instituição (Comentário).
 Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, observei que há uma parceria entre os funcionários e os voluntários prol da eficiência de trabalho e de resultados que resgate tanto a identidade como a dignidade humana.
A clientela atendida pode contar com psicólogos, conselheiro tutelar, acompanhamento pedagógico etc. Os jovens que cumprem medidas socioeducativas chegam pela manhã assinam o ponto e são direcionado para o setor de “trabalho” (prestação de serviços à comunidade).
ORGANOGRAMA DOS FUNCIONÁRIOS 
 
VOLUNTÁRIOS
PEDAGOGA
AUXILIAR ADMINISTRATIVOV
AUXILIAR SERVIÇOS GERAIS
VOLUNTARIOS 
SOCIAIS
VOLUNTARIOS 
SOCIAIS
ASSISTENTE SOCIAL
FUNCIONÁRIOS
 
 
COORDENAÇÃO
 - PADRE