Buscar

RESUMO MITOSE MEIOSE

Prévia do material em texto

RESUMO MITOSE MEIOSE
SUAS FUNÇÕES: 
MITOSE- É um mecanismo que garante o crescimento e a renovação das células. Um processo de divisão celular onde uma célula se divide e forma duas novas células com a mesma quantidade de cromossomos geneticamente idêntica.
MEIOSE- É uma divisão celular que ocorre com uma célula haploide e formará quatro novas células diploides com metade do numero de cromossomos e geneticamente modificado devido ao processo de Crossing Over.
CARACTERISTICAS GERAIS: 
MITOSE- Se caracteriza pelo ato da mitose ser um processo de divisão celular, pelo qual as células dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. Isso ocorre pelo fato de que antes da divisão celular, o material genético é duplicado.
MEIOSE- Se caracteriza por ocorrer apenas uma duplicação cromossômica para cada duas divisões, permitindo a variabilidade genética. Isso ocorre porque a meiose reduz o número de cromossomos pela metade e faz com que os gametas se recombinem.
SUAS FASES:
MITOSE- As fases da mitose se dividem em cinco, que são elas: Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase e Interfase. 
Na Prófase as células começam a se preparar para divisão, ocorrendo a duplicação do DNA.
Na Metáfase começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior. O DNA alinha-se no meio eixo central enquanto os centríolos inicia sua conexão com eles.
Na Anáfase há a separação das cromátides-irmãs, que quando separadas se passa a se chamar cromossomo e cada uma se divide para um lado.
Na Telófase ultima fase da mitose, se divide em duas partes formando assim duas novas células, cada uma com metade do DNA original.
Na Interfase se mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários à sua manutenção, permanecendo assim até esta preparada para uma nova divisão a partir da duplicação dos nucleicos.
MEIOSE I e II- também se divide em meiose I e meiose II, havendo as fases Prófase I, Meiose I, Metáfase I, Anáfase I, e Telófase I. 
Na Meiose I os cromossomos são finos e compridos. Ocorre a duplicação do DNA e dos cromossomos formando as cromátides.
Na Prófase I ocorre à condensação e organização se formando em pares de cromossomos denominados de homólogos, parte das cromátides-irmãs podendo ser trocadas.
Na Metáfase I os cromossomos migram para o centro começando a se parear.
Na Anáfase I o cromossomo homólogo se separa em dois grupos sendo que cada um apresenta uma parte do cromossomo do pai e um da mãe. 
Na Telófase I as duas células-filha são formadas por novos núcleos haploides. 
MEIOSE II- É semelhante à mitose. A formação de células haploides a partir de outras células haploides só é possível porque ocorre a mitose II.
Na Prófase II os cromossomos se condensam e o envoltório nuclear desaparece.
Na Metáfase II os cromossomos se agrupam na região equatorial da célula
Na Anáfase II ocorre a separação das cromátides-irmãs de cada cromossomo.
Na Telófase II os cromossomos chegam as polos do fuso, um envoltório nuclear se reconstitui ao redor do cromossomo e o citoplasma se divide, os cromossomos relaxam e não são visíveis.
DIFERENÇA ENTRE MITOSE E MEIOSE:
A mitose ocorre na maior parte da célula somática do corpo. Já a meiose ocorre somente nas células germinativas e os esporos.
 
Faculdade Estácio de Sá
São luís, 11 de março de 2019
Auna: Iná Conceição de Carvalho Neta
Disciplina: Histologia e Embriologia Turma: 3002 
Resumo sobre Mitose e Meiose
São luis-MA
2019

Continue navegando