Buscar

Apol Aspectos Biologicos na Educação Fisica

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia a citação: 
“A disposição dos feixes de filamentos contráteis em diferentes planos faz com que as células não apresentem estriações, por isso a denominação de músculo liso. A contração desse músculo é involuntária e lenta, controlada pelo sistema nervoso autônomo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTANARI, T. Histologia: texto, atlas e roteiro de aulas práticas. <http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/5Muscular.pdf>. Acesso em 11 jan. 2019. 
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Texto 5: Histologia – unidade 2 sobre o mecanismo de contração do músculo liso, leia as afirmações, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I. ( ) Nesse tipo de músculo, a actina e a miosina não estão dispostas em sarcômeros, mas fixadas nos corpos densos do citoplasma e da membrana plasmática enquanto a tropomiosina é responsável por estabilizar a actina.
II. ( ) Para que a contração seja deflagrada nesse tipo de músculo, íons de cálcio, armazenados no retículo sarcoplasmático, devem ser liberados no citoplasma para que a miosina seja fosforilada.
III. ( ) A chegada de um estímulo aumenta os níveis de íons de cálcio no citoplasma, os quais se ligam à miosina para dar início à contração.
IV. ( ) A miosina desse tipo de músculo é do tipo I – uma cadeia pesada e dois pares de cadeias leves – e, quando fosforilada, se desdobra, ligando-se a outras moléculas de miosina, expõe o sítio ativo da actina e dispara a contração.  
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	V – F – V – F
Comentário: Alternativa correta: letra C. De acordo com o texto-base, I, verdadeira: “Nesse tecido não há filamentos de actina e miosina formando sarcômeros. A troponina está ausente e é a tropomiosina que se liga com os filamentos de actina, estabilizando-os. [...] No tecido muscular liso, esses filamentos se fixam os corpos densos do citoplasma e da membrana plasmática [...]” (texto-base Texto 5: Histologia – unidade 2, p. 80,81) II, falsa: “Para que a contração seja deflagrada nas células musculares lisas, é necessário que íons cálcio entrem do meio externo; não existe nesse tipo celular o retículo sarcoplasmático, que armazena cálcio nas células musculares estriadas” (p. 80,81). III, verdadeira: “A chegada de um estímulo faz os níveis de íon cálcio subirem no citoplasma e este se ligar com a calmodulina, processo que ativa a quinase [...], responsável pela fosforilação da miosina” (p. 81). IV, falsa: “A miosina que encontramos no músculo liso é do tipo II, composta por duas cadeias pesadas e dois pares de cadeias leves. [...] Quando fosforilada, desdobra-se e forma filamentos, combinando-se com outras moléculas de miosina. Outra consequência importante da mudança de configuração da miosina é a exposição do sítio de ligação da actina, etapa necessária para que a contração aconteça” (p. 81).
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	F – V – F – V
Questão 2/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Considere o extrato de texto: 
“Os diversos movimentos articulares são classificados em três planos específicos, ou cardinais, de movimento. Os planos específicos que dividem o corpo exatamente em duas metades geralmente são chamados de planos cardinais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FLOYD, R.T. Manual de cinesiologia estrutural. Barueri, SP: Manole, 2016. p. 2. 
Levando em consideração o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Texto 6: Cinesiologia clínica de Brunnstrom – cap. 1 sobre o plano frontal, analise as afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
 I. ( ) Divide o corpo nos lados direito e esquerdo.
II. ( ) Também é chamado de plano coronal.
III. ( ) É paralelo ao osso frontal ao longo da sutura coronal do crânio. 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V
	
	B
	F – V – V
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra B. “O plano frontal também é conhecido como plano coronal (plano XY) [II, verdadeira], assim denominado por ser paralelo ao osso frontal da sutura coronal do crânio [III, verdadeira]. Esse plano divide o corpo nas partes anterior e posterior [I, falsa]” (texto-base Texto 6: Cinesiologia clínica... – cap. 1, p. 6).
	
	C
	F – F – V
	
	D
	V – F – F
	
	E
	V – V – F
Questão 3/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Leia o fragmento de texto: 
“As células sanguíneas surgem de um antecessor comum, a célula-tronco hematopoiética pluripotente. A célula-tronco hematopoiética, sob a influência de fatores do meio, sofre mitoses sucessivas, e as células-filhas seguem um caminho de diferenciação em uma determinada célula sanguínea ou até mesmo em outros tipos celulares [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTANARI, T. Histologia: texto, atlas e roteiro de aulas práticas. <http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/3Conjunt.pdf>. Acesso em 11 jan. 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Texto 4: Histologia – unidade 1 sobre a hematopoese, analise as afirmativas: 
I. No adulto, a maioria das células-tronco hematopoiéticas se localiza na medula óssea vermelha que se encontra no interior dos ossos curtos e achatados.
II. Na série granulocítica da hematopoese, a primeira célula formada é o mieloblasto, que se divide sucessivamente por mitose e, mais tarde, se diferencia em neutrófilos, basófilos e eosinófilos.
III. A série eritrocítica da hematopoese dá origem a novos leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos.
IV. A hematopoese das hemácias ou eritrócitos é desencadeada pela elevação dos níveis do hormônio eritropoietina na corrente sanguínea.
 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e IV
	
	C
	II e IV
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	I, II e IV
Comentário: Alternativa correta: letra E. I, correta: “Nos adultos, a maioria das células-tronco pluripotentes e também a maior parte das outras células hematopoiéticas estão na medula vermelha que existe nos ossos curtos e achatados” (texto-base Texto 4: Histologia – unidade 1, p. 51). II, correta: “A partir delas [das hemácias], na série granulocítica, a primeira célula que se forma é chamada mieloblasto, que por divisão mitótica dá origem a promielócitos; estes se dividem e dão origem aos mielócitos [...]. Esses mielócitos dão origem a metamielócitos. [...] os metamielócitos não se dividem mais. Eles se diferenciam, transformando-se nas células que amadurecem para formar os granulócitos que vão cair na corrente sanguínea [...]” (p. 51,52). III, incorreta: “Série eritrocítica: Eritrócitos se desenvolvem a partir das unidades formadoras de colônia, quando os níveis do hormônio conhecido como eritropoietina se elevam. Primeiro, essas células-tronco dão origem a unidades de explosão formadoras de eritrócitos. Quando caem os níveis de eritropoietina, as unidades de explosão dão origem a unidades formadoras de colônias de células eritroides. Essas células se modificam, dando origem a proeritroblastos, que por sua vez geram os eritroblastos basófilos, que se dividem formando eritroblastos policromatofílicos [...]. Finalizando a série de divisões e transformações, os policromatofílicos se dividem dando origem aos eritroblastos ortocromatofilicos ou normoblastos. A partir desse estágio, não observaremos mais células em divisão, mas, sim, em transformação — elas vão perder seus núcleos e virar reticulócitos, que amadurecem e se tornam hemácias” (p. 51). IV, correta. “Eritrócitos se desenvolvem a partir das unidades formadoras de colônia, quando os níveis do hormônio conhecido como eritropoietina se elevam” (p. 51).
Questão 4/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Considere a imagem e a afirmação:]
 
Após esta avaliação, caso queira localizar a imagem, ela está disponível em:SHUTTERSTOCK, ID do vetor stock livre de direitos: 359568020. Young woman runner running on city bridge road. <https://image.shutterstock.com/z/stock-photo-young-woman-runner-running-on-city-bridge-road-359568020.jpg>. Acesso em 9 jan. 2019. 
“Os exercícios aeróbios, incluindo a corrida, têm sido considerados como um importante componente de estilo de vida saudável. Recentemente, essa opinião tem sido reforçada por novas evidências científicas, vinculando o exercício aeróbio regular com uma série de benefícios tais como: diminuição na concentração de triglicerídeos (TG), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e do colesterol total (CT) [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TRUCCOLO, A.B; MADURO, P;A.; FEIJÓ, E.A. Fatores motivacionais de adesão a grupos de corrida. <http://www.equipespm.com.br/artigos/fatores-motivacionais-de-adesao-a-grupos-de-corrida.pdf>. Acesso em 10 jan. 2019. 
Considerando a imagem, a afirmação e os conteúdos do texto-base Texto 2: Histologia – cap. 1: Célula, sobre a função da organela celular mitocôndria, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As mitocôndrias podem ser encontradas no citoplasma de todas as células do corpo humano.
	
	B
	Durante a prática de uma corrida, as mitocôndrias presentes nas fibras musculares auxiliam na síntese de proteínas necessárias à contração muscular.
	
	C
	As mitocôndrias são responsáveis pelo fornecimento de energia para a célula, produzindo ATP por meio da oxidação de carboidratos, lipídios e proteínas.
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra C. “Além da morfologia, a quantidade e a localização das mitocôndrias estão relacionadas à necessidade energética das células, sendo que são abundantes naquelas que demandam energia e são concentradas em regiões na célula onde a energia é requerida. Isso porque produzem ATP por meio da oxidação de carboidratos, lipídios e aminoácidos” (texto-base Texto 2: Histologia – cap. 1: Célula, p. 25).
	
	D
	Praticantes frequentes de exercícios aeróbios possuem uma quantidade menor de mitocôndrias nas células musculares que os sedentários.
	
	E
	Quanto maior a necessidade energética de uma célula, menor é o número de mitocôndrias.
Questão 5/5 - Aspectos Biológicos na Educação Física
Atente para a informação: 
“Junções intercelulares são definidas como especializações da membrana plasmática que interconectam células vizinhas dentro de um tecido. [...] Todas essas junções intercelulares não são necessariamente encontradas em todos os tipos celulares do organismo; as células do sangue são desprovidas dessas estruturas. [...] Nos epitélios de revestimento, as junções aparecem bem desenvolvidas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Carvalho, H. F.; Recco-Pimentel, S. M. A célula. Barueri, SP: Manole, 2007. p. 92. 
Levando em consideração a informação e os conteúdos do texto-base Texto 2: Histologia – cap. 1: Célula, relacione corretamente as estruturas das junções intercelulares a suas respectivas descrições e funções: 
Zônula de oclusão
Zônula de adesão
Desmossomos
Junções comunicantes
Interdigitações 
( ) Consistem em canais hidrofílicos formados pelas proteínas transmembranas conexinas. Promovem o acoplamento elétrico e metabólico, sendo importantes na sincronização, na diferenciação e na proliferação das células.
( ) Além de promover a adesão das células, é importante para o estabelecimento de outras junções, para a manutenção da polaridade e para o reconhecimento celular.
( ) Está localizada na porção mais apical das superfícies laterais, como um cinto ao redor da célula. Essa fusão impede a passagem de substâncias maiores que 1,5nm, permitindo somente a difusão de água, íons e pequenas moléculas.
 ( ) São estruturas em disco, com 100 a 500nm de comprimento. Permitem a adesão das células, sendo abundantes em tecidos sujeitos a estresse mecânico.
 ( ) Resultam de um imbricamento das superfícies laterais e basais das células vizinhas. O pregueamento da membrana basolateral aumenta a superfície para a inserção de proteínas transportadoras, contribuindo para o transporte de líquido e íons.
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 2 – 4 – 3 – 1
	
	B
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	C
	4 – 1 – 5 – 3 – 2
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3 – 5
Você acertou!
Comentário: Alternativa correta: letra D. 4. “As junções comunicantes (ou junções gap; do inglês, fenda) [...] consistem em canais hidrofílicos formados pelas proteínas transmembranas conexinas. [...] Portanto, essas junções promovem o acoplamento elétrico e metabólico, sendo importantes, por exemplo, na sincronização, na diferenciação e na proliferação das células” (texto-base Texto 2: Histologia – cap. 1: Célula, p. 16). 2. “A zônula de adesão está situada em uma faixa circular na célula imediatamente inferior à zônula de oclusão [...]. Além de promover a adesão das células, a zônula de adesão é importante para o estabelecimento de outras junções, para a manutenção da polaridade e para o reconhecimento celular” (p. 15). 1. “A zônula de oclusão [...] está localizada na porção mais apical das superfícies laterais, como um cinto ao redor da célula (por isso, o termo zonula, diminutivo do latim zona, cinta). [...] Essa fusão impede a passagem de substâncias maiores que 1,5nm, permitindo somente a difusão de água, íons e pequenas moléculas” (p. 15). 3. “Os desmossomos (do grego desmos, ligação; soma, corpo) são estruturas em disco, com 100 a 500nm de comprimento. [...] Os desmossomos permitem a adesão das células, sendo abundantes em tecidos sujeitos a estresse mecânico” (p. 15,16). 5. “As interdigitações(invaginações ou pregas basolaterais) resultam de um imbricamento das superfícies laterais e basais das células vizinhas, que aumenta o seu contato e reforça a sua adesão. [...] Em certas células epiteliais, o pregueamento da membrana basolateral aumenta a superfície para a inserção de proteínas transportadoras, contribuindo para o transporte de líquido e íons” (p. 16).
	
	E
	3 – 5 – 2 – 1 – 4

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes