Buscar

Cultura Empreendedora AV1

Prévia do material em texto

O termo empreendededor, de origem inglesa, tem sido estudado ao longo do tempo. Analise entre as opções abaixo quais identificam características de empreendedor:
Assume riscos e começa algo novo
Consegue fazer os planos acontecerem
Possui capacidade de identificar oportunidades
Há em curso uma mudança substancial na forma como encaramos o trabalho, o mercado e o papel de cada um na sociedade e participar de seu desenvolvimento. O conhecimento das técnicas de empreendedorismo pode representar, no Brasil, a interrupção de um longo ciclo de:
Amadorismo
O conceito de empreendedorismo vem ganhando terrenos em diversos segmentos da sociedade, a partir de objetivos específicos que caracterizam o tipo de açãoempreendedora. Partindo deste argumento, pode-se afirmar que: 
Não resta a menor dúvida que o Empreendedorismo teve sua projeção a partir da criação de empreendimentos empresariais que visavam lucro. A seguir, veio a percepção de que os projetos com finalidade social poderiam beneficiar-se das técnicas e métodos já usados na criação de empresas com experiências bem sucedidas.
A aliança do Empreendedorismo com as universidades para produzir bens e serviços inovadores é uma maneira que costuma ser praticada com sucesso. A partir da inovação, as empresas podem apresentar produtos melhores para seus clientes, as pessoas podem ter empregos e os acionistas ou investidores têm a expectativa de receber uma parcela dos lucros como recompensa pelos investimentos feitos.
Sobre o empreendedorismo marque V para afirmativa(s) verdadeira(s) e F para falsa(s) e em seguida assinale a opção CORRETA: 
Empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia por meio da aplicação de criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco. 
Empreendedorismo é a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada. 
Empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar na idéia e transformar em realidade, este ato se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, seja um novo processo ou um novo produto, um novo método, tanto faz. 
O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas.
De acordo com DRUCKER, o recurso econômico básico no mundo contemporâneo "os meios de produção", para usar uma expressão dos economistas "não é mais o capital, nem os recursos naturais (a "terra" dos economistas), nem a "mão de obra". Ele é e será o conhecimento. As atividades centrais de criação de riqueza não serão nem a alocação de capital para uso produtivo, nem a "mão de obra". [...]. Hoje o valor é criado pela "produtividade" e pela "inovação", que são aplicações do conhecimento ao trabalho. O Professor Peter Drucker "principal expoente da Teoria Neoclássica" afirma que o recurso econômico básico no mundo contemporâneo é:
O conhecimento e os trabalhadores do conhecimento
A maioria dos alunos que saem da faculdade e querem empreender desconhece a política nacional de Ciência e Tecnologia e outros mecanismos de apoio à inovação de produtos e processos nas pequenas e médias empresas: A força da pequena e média empresa no Brasil. Que órgão tem como finalidade apoiar a Micro e Pequena Empresa no Brasil?
SEBRAE
A primeira definição do termo ¿cultura¿ é aquela que se refere a todos os aspectos gerais da realidade social. Para Santos (1994, p. 7), ¿cultura diz respeito às maneiras de conceber e organizar a vida social e seus aspectos materiais, o modo de produzir para garantir a sobrevivência e o modo de ver o mundo¿. Por isso, segundo o autor, ao se discutir sobre cultura, deve-se sempre ter em mente a humanidade em toda a sua riqueza e multiplicidade de formas de existência; a partir do texto conclui-se corretamente que:
Os produtos e serviços por serem influenciados pela cultura passam a fazer parte da riqueza de um povo
Solomon (2002), Schiffman e Kanuk (2000) compreendem que o indivíduo, como consumidor, sofre influências psicológicas, pessoais, sociais e culturais. Kotler (1998), corroborando os princípios conceituais dos referidos autores, adaptou os conceitos teóricos apresentando um modelo que demonstra os fatores psicodinâmicos internos e externos que atuam sobre o consumidor. A partir desta afirmativa qual item está ERRADO:
A motivação não tem absolutamente nada a ver com decisão de compra
A implementação das estratégias pode não ser eficaz por decisões incorretas e centralizadoras. Nas afirmativas abaixo apenas uma é uma decisão CORRETA:
A formação de lideranças e a escolha acertada da equipe.
No Brasil para efeito de registro de marca existem 45 classes diferentes, que reúnem produtos ou serviços com afinidades. Então podemos ter a marca ¿Continental¿ registrada para uma empresa na classe de Cigarros e para outra na classe de Eletrodomésticos e assim por diante. A partir do texto defina a alternativa correta:
Em caso de marcas conflitantes é importante saber o tempo de uso
É possível o aparecimento de produtos com o mesmo nome
A não implementação de estratégias no início do projeto pode levar ao insucesso do mesmo. Planejar estrategicamente, é apresentar ao consumidor um diferencial. Dos pontos abaixo relacionados, assinale com falso (F) aquele que não constitui um obstáculo a implementação das estratégias;
Implantação de uma intranet para permitir a comunicação entre os diversos níveis da organização
No Brasil para efeito de registro de marca existem 45 classes diferentes, que reúnem produtos ou serviços com afinidades. Então podemos ter a marca ¿Continental¿ registrada para uma empresa na classe de Cigarros e para outra na classe de Eletrodomésticos e assim por diante. A partir do texto defina a alternativa correta:
II. Em caso de marcas conflitantes é importante saber o tempo de uso
III. É possível o aparecimento de produtos com o mesmo nome
Estudiosos identificaram que alguns obstáculos podem atrapalhar a implementação de estratégias. Analise as assertivas abaixo acerca de serem obstáculos a implementação de estratégia. 
I - O estilo gerencial de cima para baixo, não delegando funções. 
II - A luta interna por um poder. 
III - A falta de comunicação interna.
O registro de uma marca é importante pelos prejuízos que marcas e nomes iguais podem causar a um produto ou serviço. A partir da afirmação é CORRETO afirmar que:
O INPI é o órgão nacional para registro de marcas e a junta comercial o local
A palavra estratégia vem do grego ¿strategos¿, a arte do general. As estratégias são o conjunto de atitudes competitivas para colocar um produto ou serviço no mercado. Já da estratégia, podemos ver o diferencial de um produto para outro. Empresas muito grande tendem a replicar estratégias de sucesso. Pelo termo estratégias, em geral, entende-se que: EXCETO.
As estratégias são o conjunto de atitudes não competitivas
Ao começar um pequeno negócio você deve resgistrar sua empresa em qual das instituições abaixo elencadas. ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
INPI

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes