Buscar

Melhoria Contínua

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

= Melhoria Contínua
“A base da qualidade é a melhoria contínua”
Como já dissemos antes, acreditava-se que a qualidade ela algo que só poderia ser avaliado de acordo com o produto final, onde estando ele pronto se perguntaria até que ponto o produto atinge as necessidades dos clientes. 
Com o passar do tempo, redescobriu-se que a qualidade era alcançada quando se obtinha um nível satisfatório de eficiência em todos os processos de produção que vão desde o relacionamento da empresa com seus fornecedores até o produto final. 
A Qualidade como estratégia competitiva.
A gestão da qualidade como estratégia competitiva parte do principio em que a conquista de mercado dependem de foco no cliente, para se identificar propostas que agreguem valor à empresa. Como resultado, houve a necessidade de se transmitir as informações identificadas como ”importantes” por todo o ciclo de produção espalhando a devida importância de atender as expectativas dos clientes externo em todos os processos e etapas que envolvem o produto. 
 Além dos clientes externos, surgiram os conceitos de clientes internos e de visão sistêmica da cadeia interna como um conjunto de processos e atividades inter-relacionadas, como as relações cliente-fornecedor.
No modelo de gestão da qualidade total, que é o ambiente o qual estamos vivendo, o cliente, mais do que nunca, tem um lugar de destaque. Por esse mesmo motivo, a sua satisfação em relação ao produto ou serviço prestado deve estar constantemente sendo monitorada e atualizada. 
Para ter esse controle, a empresa necessita de uma cultura organizacional que seja orientada pelo cliente e para o cliente, onde cada um entenda a sua importância para a qualidade do produto e onde também a organização tenha o entendimento das reais necessidades e expectativas dos clientes que são inconstantes, por mudarem constantemente.
Mas nos prendendo um pouco sobre as necessidades dos clientes, sabemos que as mesmas estão em constante evolução e são influenciadas a parte do grupo social a qual cada pessoa pertence, às ofertas dos concorrentes ou até mesmo por questões financeiras. Por esse mesmo motivo, as empresas atuais que atuam sobre o modelo de Qualidade Total, tem a obrigação de ter um nível de evolução, no mínimo quase igual ao dos seus clientes. 
Isso pede da empresa uma grande flexibilidade e uma estrutura organizacional ativa capaz de absorver essas mudanças exteriores e trazê-las para dentro da empresa. Isso permite identificar as reais necessidades dos clientes e desenvolver produtos e serviços que às atendam.
Stake Holders
Nessa categoria, se inclui, além dos clientes, os pequenos acionistas, os parceiros da cadeia de suprimentos , funcionários, bancos, agências reguladoras e organismos regulamentais. Pessoas que desejam ver o sucesso da empresa. 
É uma pessoa ou grupo que possui participação, investimento ou ações e que possui interesse em uma determinada empresa ou negócio. Sem esses grupos as empresas deixariam de existir pois no sentido mais amplo, os stake holders são pessoas que de alguma forma entregam valores influenciando no alcance dos seus objetivos. 
Melhoria Contínua
Melhoria contínua é não acreditar em um simples Record, pois até um record um dia será batido. O futuro de todo campeão é ser derrotado por alguém que descobriu possuir aptidão para uma especialidade recordista e se prepara para superá-lo e que tem ambições de ser o melhor dos melhores. 
Melhorar continuamente é descobrir que sempre se deve mexer no time que está ganhando, com a finalidade de que ele sempre seja vitorioso. Os pontos fortes devem ser aprimorados e os pontos fracos devem ser reforçados. Este princípio vem de uma teoria japonesa que recomenda nos esforçar para “fazer hoje melhor do que ontem, e fazer amanha melhor do que hoje”.
O Ciclo PDCA não existe fim, pois se existisse ela não mais seria um ciclo. Isso só nos prova que mesmo quando terminamos nosso trabalho, não terminamos de fato.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes