Buscar

Prova Bioclimatologia questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Em regiões tropicais o cruzamento de raças/espécies europeias com raças tropicais nativas ou exóticas, verifica-se evidência de alto grau de heterose (notadamente quando a raça/tipo tropical além da rusticidade, também apresenta genes para produção) das características produtivas (resistência orgânica, reprodução e produção propriamente dita, tais como, produção de carne, leite, etc.). Em resumo, quais os pontos que devem ser considerados em um plano/programa de cruzamento para os trópicos?
2) Esquematize e comente duas (2) “linhas” para a obtenção/formação do bi-mestiço convencional (raça sintética 5:3). 
3) Faça um comentário sobre as “novas” estratégicas de exogamia/cruzamento para os trópicos. Esquematizando os cruzamentos, a seguir: estratificado, os para produção de fêmeas para leite e produção de machos para reprodutores. 
4) Faça um comentário sobre o desempenho/performance de bovinos, assim, como outros ruminantes (caprinos e ovinos) nos trópicos com relação ao percentual de genes europeus – tropical (animais tropicais, animais com “baixa”, “média” e “alta” cruza, assim como os europeus puros).
5) Quais são as respostas esperadas das características adaptativas, fisiológicas e morfológicas mediante aos métodos de reprodução/melhoramento animal, respectivamente, a seleção, consangüinidade e cruzamento? Faça um comentário sucinto dessas repostas.
6) Comente as dificuldades encontradas pelo técnico na apreciação dos animais domésticos pelo binômio tipo/morfologia, como instrumento de julgamento e, por conseguinte, de seleção.
7) Faça um comentário sobre as formas de aclimamento animal e os fatores de êxito na aclimação dos animais domésticos.
8) De acordo com a literatura a temperatura ótima para a vida dos homeotérmicos seria aquela que corresponde à temperatura crítica abaixo ou acima do qual o animal requer aumentar ou diminuir a produção de calor, equivalente ao conforto fisiológico. Faça uma explanação sucinta sobre a zona de conforto térmico dos monogástricos e ruminantes. 
9) Cite e comente as principais razões para se estudar a Etologia na produção e na sanidade animal, particularmente, nas regiões intertropicais.
10) Cite as medidas técnicas que têm sido utilizadas para minimizar o efeito do estresse nos animais, nas regiões intertropicais.
11) Os comportamentos anormais têm sido agrupados em categorias que caracterizam indicadores de problemas de bem-estar. Cite todos e comente dois (3) desses indicadores de problemas de bem-estar nos animais domésticos, notadamente em condições de criação intensiva. 
12) Quais são os requisitos necessários que devem possuir os animais para ambientes tropicais, caracterizado por temperaturas elevadas e forragens, ainda, de valor insatisfatório.
13) Entre os aspectos que interessam aos organismos que vivem em ambientes tropicais, destacam-se as características anatomofisiológicas referentes às características ligadas ao pelame e sua conformação. Faça uma explanação sobre estas características para adaptação dos animais nos trópicos.
14) Interação entre estímulo (estressor) e a resposta ao estímulo (somatório das reações específicas ao estressor), manifesta-se na forma de uma síndrome, síndrome de adaptação geral, com a qual o organismo tenta evitar ou reduzir os efeitos de um estressor. Faça um comentário sobre a importante função da glândula supra-renal (córtex adrenal) no mecanismo da adaptação. 
15) Quais são os parâmetros fisiológicos, comumente afetados pela ação do clima tropical, nos animais domésticos.
16) Faça um comentário sobre os indicativos de bem-estar animal segundo: a motivação e a necessidade dos animais.
17) Quais são os alicerces (objetos) da adaptação pela otimização.
 18) A produtividade animal depende, além de água e alimento, também de seu grau de adaptação ao meio ambiente e suas interações. Quais são as restrições sobre a habilidade do animal de sobreviver e funcionar nos trópicos, em razão do efeito do clima e seus componentes, em particular a temperatura, que afeta o desempenho do animal?
19) Façam um comentário sobre a termólise quando a temperatura da pele (gradiente térmico superficial/envoltório) do animal é menor e quando é maior que a temperatura ambiente.
20) Façam um comentário sobre a gordura marrom nos animais neonato.
 21) Faca um comentário sobre a estocagem de calor, principalmente nos animais tropicais.
22)Faça um comentário sobre o zoneamento bioclimatológico/biometeorologia em um País continental como Brasil, situado em uma região intertropical.
23)Faça um comentário sobre a performance/desempenho de bovinos leiteiros nos trópicos, considerando a disponibilidade genotípica (genótipo disponível).
24)Em regiões tropicais o cruzamento com raças Taurinas (europeias) e tropicais (Zebu ou nativas), verifica-se evidência de alto grau de heterose reprodutiva e produtiva de leite, enquanto a duração do período de lactação é muito pouco influenciada pela heterose, segunda a literatura.
25) Esquematize e comente o protocolo para um plano de cruzamento estratificado para algumas regiões do Brasil tropical.
26)Define as seguintes áreas, a seguir: Ecologia, Ambiente, climatologia e Meteorologia, Bioclimatologia e Biometeorologia.

Outros materiais