Buscar

APOL pastoral urbana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Pastoral Urbana - Eletiva III.
“Enquanto os cristãos de Antioquia ouviam as histórias missionárias, grande alegria inundava-lhes o coração. Deus estava trabalhando. O plano de pregar o Evangelho até os confins da terra estava se cumprindo com tremendo sucesso. Em toda parte, apesar da oposição, lâmpadas estavam sendo acesas para brilhar e dissipar as trevas do mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BALL, Charles Ferguson. A vida e os Tempos do Apóstolo Paulo. Rio de Janeiro: CPAD, 1998. p. 61.
Considere o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Pastoral Urbana sobre o ministério do apóstolo Paulo, a principal motivação missionária de Paulo, segundo Lopes (1997), foi:
	
	A
	Suas convicções teológicas, a chegada dos últimos dias, e a instauração plena das promessas de Deus pela igreja de Cristo.
	
	B
	A perseguição que sofria por ter sido perseguidor de cristão e ter abandonado os romanos.
	
	C
	A necessidade de fugir dos judeus, que queriam apedrejá-lo e também dos romanos, que queriam crucificá-lo.
	
	D
	Seguir os passos de Cristo, por onde ele tivesse andado. Assim, ele passou apenas pela Galileia e Judeia.
	
	E
	Perseguição por parte do Império Romano aos cristãos judeus; paixão por Cristo e pela Igreja; convicções teológicas.
Questão 2/5 - Pastoral Urbana - Eletiva III.
“Segundo o Mapa da Violência 2016, o número de homicídios por armas de fogo passou de 6.104, em 1980, para 42.291 em 2014 no Brasil. [...] O relatório elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) apontou que o número de homicídios por armas de fogo passou de 6.104, em 1980, para 42.291 em 2014.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://veja.abril.com.br/brasil/saiba-quais-sao-as-20-cidades-mais-violentas-do-brasil/>. Acesso em: 29 maio 2017.
Conforme o texto acima e os conteúdos do livro-base Pastoral Urbana sobre a questão da violência nas cidades, analise as afirmativas a seguir, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) Cada cidade tem seu perfil, sua história e cultura, bem como suas políticas desenvolvidas pelos seus governantes. Assim, é desnecessário o enfrentamento ou mesmo posicionamento dos cristãos diante da comunidade.
II. ( ) As ações cristãs devem partir de uma base comunitária. Cabe aos líderes religiosos deixar de lado a postura executiva e de homens de negócios e destinar suas práticas e posturas para ajudar o povo.
III.( ) Homens e mulheres de Deus que exercem a liderança cristã devem levar em conta o fundamento da abnegação, o chamado vocacional é essencialmente sobrenatural e deve levar em conta uma dedicação sem reservas para obedecer a Deus e cumprir com seus propósitos a favor das pessoas menos favorecidas.
IV. ( ) A Bíblia é a base para todas as ações cristãs. As referências básicas para as ações se encontram no texto sagrado. Jesus deu a sua vida para que os seres humanos pudessem experimentar a paz na sua totalidade.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – F – F
Questão 3/5 - Pastoral Urbana - Eletiva III.
“Mesmo nas cidades havia a penetração da vida rural. Eram criados pequenos campos de cultivo, muitas vezes com gado e vinhas. Além disso, o senhorio, detentor de terras, conseguia exercer grande influência sobre a vida urbana. Ele impunha suas mercadorias e buscava privilégios e condições especiais para si, numa sociedade em que muitos estabeleciam uma relação de dependência e vassalagem com ele”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Catelli junior, Roberto. Conexão História. v.1. São Paulo: AJS, 2013. p. 74.
De acordo com o conteúdo do livro-base Pastoral Urbana sobre a história das cidades e o homem medieval, analise as afirmativas a seguir:
I. O Império Grego foi o ápice da história das cidades na Antiguidade.
II. Com a queda do Império Romano, advém uma nova situação social e econômica em que as cidades perdem sua importância para os feudos, com a mesma organização política das cidades.
III. Durante aproximadamente mil anos, correspondente à Idade Média, as cidades perdem sua importância como centro da vida do homem. Nessa época, predomina a vida rural e a servidão como modo de produção.
IV. Com o fim da Idade Média, cujo marco histórico foi a queda de Constantinopla em 1453 d.C., e com o fim do Império Romano do Oriente, as cidades voltam a ganhar força como instância político-cultural de concentração das populações.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	E
	Apenas a alternativa III está correta.
Questão 4/5 - Pastoral Urbana - Eletiva III.
Leia o texto a seguir com atenção:
“As primeiras cidades constituíram-se como forma de centralização de poder [...]. O rei era quase sempre figura de representação divina [...]. Possuía ainda o poder da guerra, ou seja, o poder de dominar, matar e destruir, pois, ao dominar as cidades vizinhas, reafirmava o controle sobre sua cidade e ampliava seus domínios”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Catelli junior, Roberto. Conexão História. v.1. São Paulo: AJS, 2013. p. 28.
Com base no texto relacionado, nos conteúdos do livro-base Pastoral Urbana sobre o desenvolvimento das cidades na história das civilizações, relacione corretamente os aspectos ligados à cada civilização da antiguidade:
Civilização Mesopotâmica
Civilização Grega
Civilização Helênica
(   )  As cidades continuam em pleno crescimento e desenvolvimento durante o Império Romano, quando capitais, como Roma, na Itália, chegam a ter, no século I d.C., mais de um milhão de habitantes. Além disso, inúmeras cidades foram criadas no norte da África, Oriente Próximo, na Grécia, Gália e Bretanha.
(    ) A civilização Suméria desenvolveu-se próximo aos rios Tigre e Eufrates, no atual Iraque. A maior cidade da região era Uruk. Nessa região, as cidades já apresentavam casas, prédios públicos e ruas.
(   ) Civilização que mais se desenvolveu na Europa. Dentro dela apareceram as chamadas cidades-estado, que foram organizações políticas independentes umas das outras, e que determinavam seu modo de governo (oligarquia, aristocracia, democracia).
(    ) Os sumérios eram politeístas, com deuses ligados à natureza e aos sentimentos humanos. Desenvolveram a escrita cuneiforme, além de terem em suas cidades um sistema complexo de controle das águas dos rios para a sobrevivência dos seus habitantes, construíram diques, barragens e canais de irrigação.
(   ) As principais cidades eram Atenas, Esparta, Creta, Mégara, Corinto, que eram independentes e por isso realizavam disputas por supremacia ou tomada de territórios.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 3 – 1 – 2
	
	C
	3 – 1 – 2 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 2 – 1 – 3
	
	E
	3 – 2 – 1 – 1 – 3
Questão 5/5 - Pastoral Urbana - Eletiva III.
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Mesmo tendo diminuído, o crescimento demográfico no Brasil ainda é muito grande e, associado ao processo de migração do campo para as cidades, faz com que a urbanização seja ainda muito acelerada. A redução do setor primário da economia e o aumento do setor secundário e do terciário é uma das evidências dessa urbanização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. p. 405.
De acordo com o texto supracitado e os conteúdos do livro-base Pastoral Urbana sobre a urbanização, analise as afirmativasa seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  (  ) A urbanização consiste num processo organizado e previamente projetado, por meio do qual se estabelece a direção e as condições de crescimento de uma cidade.
II. (  ) Urbanização diz respeito ao conjunto de técnicas e de obras que permitem dotar uma cidade ou área de cidade de condições de infraestrutura, planejamento, organização administrativa e embelezamento conformes aos princípios do urbanismo.
III.(  ) Urbanização corresponde à suspensão populacional rural, não abrangendo a expansão e transformação territorial.
IV. (  ) Urbanização consiste no crescimento gradativo do aglomerado urbano pela concentração crescente da população sem a noção de organização ou projeto em execução.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – F – F – V

Outros materiais