Buscar

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL AV1 (4)

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	
	
�
 ��1a Questão (Ref.: 200902284137)
Pontos: 0,5  / 1,5
Tomando como referência os fragmentos do texto "Ensinar a condição humana" de Edgar Morin, destaque a importância de um trabalho institucional na perspectiva do autor:
"É impossível conceber a unidade complexa do ser humano pelo pensamento disjuntivo."
"É preciso promover grande remembramento dos conhecimentos das ciências naturais, bem como integrar a contribuição inestimável das humanidades."
"Devemos reconhecer nosso duplo enraizamento no cosmos físico e na esfera viva e, ao mesmo tempo, nosso desenraizamento propriamente humano. Estamos dentro e fora da natureza."
Resposta: NA PERSPECTIVA DO AUTOR O TRABALHO INSTITUCIONAL É IMPORTANTE POIS,POR MEIO DO DESEMPENHO DOS ELEMENTOS,POR MEIO DAS CARACTERISTICAS DOS INDIVIDUOS E SUA INTEGRAÇÃO , O TRABALHO EM GRUPO TORNA-SE PRODUTIVO, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA.
Gabarito: Deve relacionar o trabalho institucional com a interdisciplinaridade
�
 ��2a Questão (Ref.: 200902277133)
Pontos: 0,0  / 0,5
A Psicologia Institucional é um modelo que difere da Psicologia Individual porque:
utiliza o referencial individual dos consultórios, para explicar as características de outros indivíduos.
 
parte dos atendimentos terapêuticos individuais e em consultórios, para explicar os grupos, as instituições e as comunidades, pelas características dos indivíduos;
 
utiliza categorias adequadas ao caráter dos fenômenos das agrupações humanas para explicar o indivíduo;
parte do indivíduo isolado para explicar as agrupações humanas e aplicam a estas últimas as categorias observáveis e conceituais;
utiliza categorias individuais para explicar as características de formação dos grupos;
�
 ��3a Questão (Ref.: 200902363247)
Pontos: 0,5  / 0,5
São eixos norteadores da Análise Institucional: I- O rompimento das relações de poder rígidas e hierarquizadas; II- A explicitação da dimensão oculta das instituições nas ações cotidianas; III-O papel do analista como desencadeador do processo de análise que deverá ser continuado, no dia a dia, pelos próprios agentes organizacionais; IV- A Análise Institucional, como método de análise, visa a revelar nos grupos, esse nível oculto de sua vida e funcionamento ¿ a dimensão institucional ¿ representado pelo Estado, enquanto instituição por excelência (instituição primeira) e como método de intervenção assume um caráter político imediato ¿ o trabalho organizativo dos grupos, sua libertação pela palavra, sua passagem da heteronomia para a auto-análise, auto-gestão, autonomia.
(b) I, II e III estão certas.
(c) I, III e IV estão certas.
 
(e) I, II, III e IV estão certas.
(d) I e IV estão certas.
(a) I e III estão certas.
�
 ��4a Questão (Ref.: 200902363148)
Pontos: 0,5  / 1,5
O psicólogo institucional ao fazer sua intervenção deve assumir uma Atitude Clínica, de acordo com Bleger. O que isso representa em termos de enquadre do trabalho?
Resposta: REPRESENTA QUE O PSICÓLOGO DEVE TOMAR ALGUMAS ATITUDES PARA O DESENVOLVIMENTO DE SEU TRABALHO.ENTRE ELES:EXPRESSAR AO PARTICIPANTES QUAIS SÃO OS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS E MANTER O CARÁTER FORMAL DE SUA TIVIDADE.
Gabarito: Atitude Clinica / dissociação instrumental , manter um distanciamento do seu objeto de estudo / distanciamento ótimo / sintonia sem envolvimento.
�
 ��5a Questão (Ref.: 200902281020)
Pontos: 0,5  / 0,5
Na proposta de Lapassade sobre a técnica da autogestão, o trabalho do pedagogo passaria por três etapas para o desenvolvimento da técnica. Analise as afirmativas a seguir sobre as três etapas:
I - Num primeiro momento, os alunos, surpreendidos com a novidade da experiência, permanecem imóveis, mudos, mais ou menos inertes, esperando que o pedagogo assuma a direção das coisas.
II - O segundo momento mostra ao profissional  da pedagogia o surgimento de discussões sobre uma organização possível que possa contentar os desejos de todos.
III - A terceira etapa é a do trabalho propriamente dito, que pode assumir formas extremamente diversas: em equipes especializadas e funcionais, em equipes homogêneas ou até sem equipes.
Somente as afirmações II e III estão corretas
Somente a afirmação I, está correta
Somente as afirmações I e III estão corretas
Somente a afirmação II está correta
 
As afirmações I, II, e III estão corretas
�
 ��6a Questão (Ref.: 200902280357)
Pontos: 0,0  / 0,5
A análise institucional define o papel do professor em duplicidade: um local, pertinente à sua presença ativa e instituinte na sala de aula; e o outro, referente à sua implantação no sistema social da educação, com suas instituições (ministérios, coordenações regionais, etc). Segundo Lapassade, na visão do paradigma institucionalista clássico, a primeira definição de desvio remete a três formas:
 
pedagógico, organizacional e cultural
ideológico, organizacional e cultural
ideológico, cultural e pedagógico
cultural, pedagógico e libidinal
 
ideológico, organizacional e libidinal
�
 ��7a Questão (Ref.: 200902287570)
Pontos: 0,0  / 0,5
Junto com a família a escola é, a instituição social que maiores repercussões tem para a criança. Analise as afirmativas abaixo quanto aos aspectos da escola como instituição social.
 
I- As crianças, em suas relações com iguais, descobrem que é necessária a reciprocidade, para agir conforme as regras, levando em conta que as regras são efetivas, se as pessoas concordarem em aceitá-las.
 
II- A entrada e o percurso pelo âmbito escolar vão constituir para a criança um acúmulo de experiências ricas e interessantes, pois a escola é um microcosmo da sociedade.
 
III- A criança chega à escola levando consigo aspectos constitucionais e vivências familiares, e o ambiente escolar será uma peça inerte em seu desenvolvimento.
 
Estão CORRETAS:
apenas a afirmativa III
apenas as afirmativas II e III
apenas as afirmativas I e III
 
apenas as afirmativas I e II
 
todas as afirmativas
�
 ��8a Questão (Ref.: 200902284139)
Pontos: 0,5  / 0,5
Tendo como referência o processo de institucionalização, marque a opção ERRADA.
A instituição atravessa, de modo invisível, todo tipo de organização social e toda a relação de grupos sociais
Diz-se que uma regra social foi institucionalizada quando se passam muitas gerações e a regra estabelecida perde sua referência de origem.
 
Segundo a Psicologia Institucional, não há necessidade das pessoas combinarem algumas regras para viverem em grupo.
O processo de institucionalização começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais.
Por meio da ideologia, o ponto de vista, as opiniões e as idéias de uma das classes sociais " dominante e dirigente" tornam-se o ponto de vista e a opinião de todas as classes e de toda a sociedade.
�
 ��9a Questão (Ref.: 200902287584)
Pontos: 0,0  / 1,0
O comportamento eventual de um homem que maquia-se e leva uma bolsa de mulher quando vai para a sala de aula, ou de uma mulher que veste-se como um homem para uma ocasião formal, usando paletó e gravata, pode ser visto como:
facilitação social
desvio de conduta
indolência social
 
violação de papel
 
violação das normas
�
 ��10a Questão (Ref.: 200902287662)
Pontos: 1,0  / 1,0
No desenvolvimento de uma equipe, não basta juntar várias pessoas num mesmo grupo e deixar os resultados por conta do acaso. Algumas regras devem ser observadas para que o trabalho em conjunto torne-se produtivo e contribua para o desenvolvimento da capacidade competitiva da empresa.
Para que o trabalho em conjunto se torne produtivo é necessário:
I. Definirclaramente metas e objetivos da equipe (todos os colaboradores necessitam saber qual o objetivo do trabalho a ser realizado, para que o esforço seja feito na mesma direção)
II. Estabelecer papéis (se os integrantes da equipe não sabem a função ou o papel a desempenhar, dificilmente poderão atingir o objetivo comum);
III. Aprender eliminar os conflitos (em uma equipe de trabalho não é admitido que haja choque de opiniões, personalidades e estilos.);
IV. Avaliar e monitorar resultados (é essencial que cada integrante saiba do seu desempenho - em que e como pode melhorar.)
Estão Corretas as afirmativas:
apenas I, II e III
apenas III e IV
apenas II, III e IV
 
apenas I, II e IV
todas as afirmativas
	
	
Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário
 
 
Parte superior do formulário
	
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais