Buscar

AV2 Analise 2015.1 (Rafael Araripe)

Prévia do material em texto

Professor:
	BRIGIDA FIGUEIREDO COSTA DE QUEIROZ
	Turma: 9686/EB
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0,5        Data: 15/06/2015 14:22:58
	
	 1a Questão (Ref.: 201402074112)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em vários momentos de nossa vida pessoal, profissional e acadêmica nos deparamos com a necessidade de adequar a forma como falamos e escrevemos, visto que nos comunicamos de formas diferentes, de acordo com o meio em que estamos. Logo, marque em que circunstância a linguagem formal deve ser necessariamente empregada:
		
	
	Em um rascunho.
	
	Em um email .
	 
	Em uma prova.
	
	Em um bilhete.
	 
	Em uma carta.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402065681)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por que NÃO podemos afirmar que as palavras abaixo não formam um texto? Borboletas de estava cansada sonhos eu colher nos.
		
	
	Porque não há nome próprio algum.
	
	Porque só há um pronome pessoal do caso reto.
	
	Porque não há palavra alguma acentuada.
	 
	Temos uma sequência de palavras da língua portuguesa, todas escritas de forma correta, mas, agrupadas da forma como estão, não apresentam uma sequência lógica, compreensível.
	
	Porque não há pontuação além do ponto final.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401675084)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Conforme a aula 3, "A coesão sequencial que garante a textualidade é facilitada pela utilização de conectivos, como preposições e conjunções." Assim, marque a alternativa em que a conjunção utilizada NÃO está adequada à relação de sentido entre as duas orações:
		
	
	Estou com vontade de comer chocolate, então comprarei um brigadeiro.
	
	As ruas ficaram alagadas, porque choveu a noite toda.
	 
	As praias estão perfeitas para banho, porém muitas pessoas se divertem no mar.
	
	Fico muito tensa ao assistir filme de terror, mas não nego um convite para assistir a um deles.
	
	Comprei vários livros, para presentear alguns amigos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401710837)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o período a seguir:
"O desejo dos homens eram trabalhar para que eles conquistarem melhores condições de vida."
Nele, percebemos que há problemas quanto à coerência sintática que poderiam ser corrigidos. Assinale a opção abaixo em que se desfaz essa incoerência.
		
	 
	O desejo dos homens era trabalhar para que eles conquistassem melhores condições de vida.
	
	O desejo dos homens foi de trabalhar para conquista melhor condições das vida.
	
	O desejo dos homens era trabalhar para eles melhorar das condições de vida.
	
	O desejo dos homens era trabalhar para eles conquistar melhores condições de vida.
	
	O desejo dos homens é trabalhar para conquista melhor condições de vida.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402060859)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	 
O gênero textual, oral ou escrito, é escolhido a partir da finalidade do texto, por isso os exemplos são ilimitados. Após a leitura do texto, assinale o seu gênero textual:
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, na aldeia Tchetchenilk, no ano de 1925. Os Lispector emigraram da Rússia para o Brasil no ano seguinte, e Clarice nunca mais voltou à pequena aldeia. Fixaram-se em Recife, onde a escritora passou a infância. Clarice tinha 12 anos e já era órfã de mãe quando a família mudou-se para o Rio de Janeiro. Entre muitas leituras, ingressou no curso de Direito, formou-se e começou a colaborar em jornais cariocas. Casou-se com um colega de faculdade em 1943. No ano seguinte publicava sua primeira obra: "Perto do coração selvagem". A moça de 19 anos assistiu à perplexidade nos leitores e na crítica: quem era aquela jovem que escrevia "tão diferente"? Seguindo o marido, diplomata de carreira, viveu fora do Brasil por quinze anos. Dedicava-se exclusivamente a escrever. Separada do marido e de volta ao Brasil, passou a morar no Rio de Janeiro.  Em novembro de 1977 soube que sofria de câncer generalizado. No mês seguinte, na véspera de seu aniversário, morria em plena atividade literária e gozando do prestígio de ser uma das mais importantes vozes da literatura brasileira. 
		
	
	 Entrevista.
	
	Argumentativo. 
	
	 Crônica. 
	
	Narrativo. 
	 
	Biografia.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402010430)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os gêneros textuais surgem em decorrência da necessidade que o homem tem de se comunicar de acordo com as circunstâncias em que se encontra. Com relação ao gênero do texto, é correto afirmar que a crônica:
		
	
	apresenta uma linguagem distante da coloquial, afastando o público leitor.
	
	tem como função informar o leitor sobre os problemas mais complexos do cotidiano.
	 
	consiste na apresentação de situações pouco realistas, em linguagem metafórica.
	
	tem um modelo fixo, com um diálogo inicial seguido de argumentação objetiva.
	 
	parte do assunto cotidiano e acaba por criar reflexões mais amplas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401681582)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma das maiores preocupações de quem escreve é a de como 'amarrar' as frases, fazendo com que a seguinte dê continuidade a anterior. Isso só será possível se dominarmos os princípios básicos de COESÃO textual. Precisamos ver se cada frase mantém um vinculo com as anteriores e se ao iniciarmos uma frase, utilizamos um conectivo ideal para o tipo de raciocínio que esta frase apresentará ao todo, dando COERÊNCIA. Pensando nisso, defina COESÃO e COERÊNCIA e dê um exemplo de uma frase coesa e coerente.
		
	
Resposta: Coesão faz ligação de uma frase a outra dando sentido na palavra: Cesár é medico e bastante conhecido em sua cidade. Imperador, salvador e rei... É assim recebido em seu local de trabalho. Coerência são frases com SENTIDO e conetivos completos: O desejo dos homens era trabalhar para que eles conquistassem melhores condições de vida.
	
Gabarito: A resposta é pessoal, mas o aluno deverá dissertar sobre os conceitos com propriedade e objetividade e trazer o exemplo solicitado. Claro, com base nas aulas lidas e assistidas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401708310)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia o texto abaixo:
VÍTIMAS DOS VIDEOSGAMES E COMPUTADORES
Um novo fantasma ronda os consultórios pediátricos: as lesões músculo-esqueléticas. O alerta vem do médico Clóvis Artur Almeida da Silva, responsável pela Unidade de Reumatologia Pediátrica, do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo. Segundo o especialista, é cada vez maior o número de pacientes com dores e lesões músculo-esqueléticas provocadas pelo uso excessivo de videogames e computadores. Os sintomas da doença são dores nas mãos e nos punhos, fadiga, comportamento agressivo, cefaléia e dores no abdômem, na coluna e o tórax. Além disso, o médico alerta para outros problemas que podem estar associados ao uso de computadores e videogames: a obesidade, o desinteresse pelo alimento (anorexia) e as convulsões por fotoestimulação, que acontecem em crianças já propensas ao problema. (Ciência Hoje. Agosto 2000)
Retire do texto duas premissas que sustentam a tese argumentativa do especialista.
		
	
Resposta: É cada vez maior o número de pacientes com dores e lesões músculo-esqueléticas provocadas pelo uso excessivo de videogames e computadores. O médico alerta para outros problemas que podem estar associados ao uso de computadores e videogames: a obesidade, o desinteresse pelo alimento e as convulsões por fotoestimulação, que acontecem em crianças já propensas ao problema.
	
Gabarito: 1. Os sintomas da doença: cefaléia, dores no abdômem, convulsões; 2. O número crescente de crianças que apresentam os sintomas da doença.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402058166)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	         O tópico frasal constitui a ideia central de um parágrafo e a partir dele, as outras ideias são desenvolvidas no parágrafo.Leia o fragmento e a seguir identifique o tipo de tópico frasal utilizado no texto..
         A prática da redação é muito importante para a formação profissional. Não é apenas por causa da necessidade de redigir cartas, relatórios, ofícios e, eventualmente, artigos que um agrônomo, por exemplo, precisa saber escrever. A prática da redação é fundamentalmente um excelente treinamento para a organização do raciocínio e para o desenvolvimento da capacidade de se expressar. (MORENO, Cláudio; GUEDES, Paulo Coimbra. Curso básico de redação. São Paulo: Ática, 2007).
		
	
	Tópico frasal por alusão.
	
	Tópico frasal por citação.
	
	Tópico frasal por interrogação.
	 
	Tópico frasal por declaração inicial
	
	Tópico frasal por divisão.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402067561)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(FUVEST 2009)  Metonímia é a figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, havendo sempre uma relação entre os dois. A relação pode ser de causa e efeito, de continente e conteúdo, de autor e obra ou da parte pelo todo. Assinale a alternativa em que essa figura ocorre:
		
	 
	Miquelina ficou abobada com o olhar parado.
	
	Palhetas subiram no ar.
	
	Achando aquilo um desaforo.
	
	E as mãos batendo nas bocas.
	 
	Calções negros corriam, pulavam.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes