Buscar

direitoshumanos2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão (Ref.: 201301729603)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Observe este trecho de um famoso filósofo da Ciência Política: É evidente que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum que os mantenha subjugados, eles se encontram naquela condição que é chamada de guerra; e essa guerra é uma guerra de cada homem contra cada outro homem. Aponte o filósofo contratualista autor deste texto, qual o tipo de Estado desejado pelo mesmo e, finalmente, quais as características do estado de natureza na visão do referido autor?
		
	
Resposta: O referido autor contratualista do texto é Tomas Hobbes. O estado desejado por Hobbes é o Estado Absoluto, onde uma só pessoa era detendor de todo poder. O Estado de Natureza para é um estado que antecede o Pacto Social. No Estado de Natureza, os homens vivem guerra um contra o outro. Dai surge a frase "O homem é lobo do homem", pois todos viviam em desarmonia um contra o outro.
	
Gabarito: O autor é Thomas HOBBES e a obra é o Leviatã. Hobbes, juntamente com LOCKE e ROUSSEAU forma a escola do juscontratualismo. Na obra de Hobbes, destaca-se o conceito de estado de natureza onde impera o caos, a guerra de todos contra todos. Aqui, é importante observar que a situação do homem em tal estado é o de insegurança. O Governante deve portanto proporcionar paz e segurança aos cidadãos, operando-se a passagem do estado da natureza para o estado societal. Dá-se, portanto o que vem a ser denominado de pacto de submissão, que, em última instância, consiste na transferência de direitos para o governante, assegurador da paz e da segurança. Essa passagem do "estado de natureza" para o "estado social" requer submissão. Em virtude disso o poder governante não pode sofrer qualquer tipo de limitação. Nesse ponto, HOBBES legitima o Estado Absoluto, assegurando que até um mau governo ainda é melhor do que o estado de natureza.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301727829)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Uma fábrica localizada à beira do Rio Gandu lançava em suas águas diversos dejetos poluentes. O Poder Público, ciente daquela situação, determinou o fechamento da fábrica, apesar de haver no mercado um filtro que permitiria a manutenção de seu funcionamento com a eliminação da poluição. Neste caso, resta indubitável o conflito entre o direito à livre iniciativa e a proteção ao meio ambiente. Pergunta-se: Você, na qualidade de juiz da causa, aplicaria o método clássico da hierarquia, cronologia ou especificidade para resolver o caso em tela?
		
	
Resposta: Na qualidade de juiz do caso em tela aplicaria o método especifico baseado no principio da harmonia, pois o que esta em conflito são dois direitos liquidos e certos.
	
Gabarito: A resposta deve ser no sentido negativo, pois a solução do caso em tela será obtida com a aplicação do princípio da proporcionalidade, usando a ponderação excludente quando o exegeta busca encontrar o princípio com maior dimensão de peso a partir dos elementos fáticos e jurídicos do caso decidendo. Não se aplica no caso o método clássico da hierarquia, cronologia ou especificidade, pois estamos diante de um conflito de princípios constitucionais e não de regras jurídicas. Assim sendo, trata-se da aplicação da tríade subprincipial da proporcionalidade. Ou seja, a resposta deve ser no sentido da sua inconstitucionalidade, pois apesar de ser adequada, isto é, a medida atinge seu fim, ela é desnecessária na medida em que há um outro meio igualmente eficaz e que sacrifique menos o princípio perdedor (filtro que evita a poluição não sendo necessário fechar a fábrica).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301775792)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entende-se por Direitos Humanos
		
	 
	os direitos marcados pela evolução dos direitos fundamentais, ascensão ao plano internacional dos direitos fundamentais.
	
	os direitos de cunho jusnaturalistas, não positivados ou não escritos (seja na Constituição , seja na legislação infraconstitucional).
	
	os direitos naturais positivados ou escritos no texto constitucional , galgando conotação de direitos positivos constitucionais.
	
	os direitos inatos com fundamento sociológico porque inerentes à natureza humana, bastando a condição de ser humano e a vida em sociedade para possuí-los.
	
	os direitos inatos que, de acordo com a sociologia do Direito, existem porque são intrínsecos à natureza humana, bastando a condição de ser humano para possuí-los, assim como o é o direito à vida.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301684351)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Acerca do sistema de direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Existem direitos fundamentais implícitos que decorrem do regime, dos princípios adotados pela Constituição, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte (art. 5º, § 2º)
	
	Nossa Carta Magna de 1988 pode ser classificada como sendo um sistema fechado de regras jurídicas.
	
	Os direitos coletivos e difusos não fazem parte do rol jusfundamental do cidadão brasileiro.
	
	Nossa Carta Magna de 1988 pode ser classificada como sendo uma constituição compromissória porque consagra exclusivamente os valores da democracia liberal em detrimento da social democracia
	
	Um sistema constitucional puro composto apenas de princípios apresenta alto grau de segurança jurídica
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302167969)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação à teoria dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A primeira dimensão dos direitos fundamentais e do Estado liberal de Direito promovem buscam tratar desigualmente os desiguais na medida da sua desigualdade.
	
	Os direitos fundamentais de primeira, segunda e terceira gerações como são conhecidos, sucederam-se, historicamente, sendo certo afirmar que atualmente vigora apenas a terceira geração de direitos.
	
	O catálogo completo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro consta expressamente no art. 5º da Constituição Federal, que versa sobre os direitos individuais e coletivos.
	 
	Os direitos fundamentais de primeira dimensão se voltam precipuamente para a busca da igualdade formal e para a garantia das liberdades individuais.
	
	Afirma-se que a Constituição da República de 1988 em vigor é compromissória, na medida em que consagra apenas os valores da democracia liberal.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301685940)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, a democratização do Estado difundiu a tese de que os direitos constitucionais são normas jurídicas e como tal devem possuir efetividade. Assim sendo, verificou-se um grande movimento de renovação jurídica da interpretação constitucional a partir do qual a Constituição passou a ter força normativa sem depender de legislação posterior. Tal movimento denomina-se:
		
	
	Positivismo jurídico.
	
	Doutrina axiomático-dedutiva do direito.
	
	Concepção tecno-formal do direito.
	
	Legalismo estrito kelseniano.
	 
	Doutrina da efetividade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301685968)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I. o conceito de núcleo essencial dos direitos fundamentais deve projetar a ideia de um conteúdo jurídico mínimo que deve ser garantido pelo poder judiciário, independentemente de lei regulamentadora. II. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal não reconhece, no direito brasileiro, o núcleo essencial do princípio da dignidade da pessoa humana.
		
	
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
	
	ambas assertivas são verdadeiras.
	
	ambas assertivas são falsas, porém a assertiva I está relacionada com a assertiva II
	 
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	
	as duas assertivas são falsas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301727350)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O trecho a seguir descreve dois conceitos. O primeiro estárelacionado com a conformação de um patrimônio jurídico fundamental de direitos subjetivos mínimos necessários para uma vida digna. O segundo conceito está relacionado com a falta de recursos financeiros do Estado para atender a todas as demandas da sociedade. Tais conceitos são, respectivamente,:
		
	
	Princípio da igualdade formal e reserva do possível jurídica
	
	Mínimo existencial e reserva do possível jurídica
	
	Mínimo existencial e princípio da dignidade humana
	 
	Mínimo existencial e reserva do possível fática
	
	Princípio da dignidade humana e dificuldade contramajoritária
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301703377)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere a seguinte situação hipotética: Caio foi submetido a cirurgia de emergência em hospital particular, localizado em Brasília, para onde foi levado em decorrência de grave acidente de trânsito, ocorrido nas proximidades daquele nosocômio.Após quatro semanas de internação, Caio obteve alta hospitalar.Suspeitando, contudo, que o cheque, oriundo de outra praça, dado em pagamento das despesas não estaria provido de fundos, a direção do hospital determinou que não permitisse a saída do paciente das instalações do hospital até que se assegurasse de que o cheque não seria devolvido pelo banco sacado  o que deveria acorrer em cinco dias. Nessa situação, o instrumento processual de sede constitucional de que o paciente deve valer-se para obter ordem judicial que lhe garanta sair do hospital é o:
		
	
	Mandado de Injunção.
	
	Mandado de segurança.
	
	Direito de Petição.
	
	Ação Civil Pública.
	 
	Habeas corpus.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301784132)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Sistema interamericano de proteção dos direitos humanos é um exemplo típico do:
		
	
	sistema universal de proteção dos direitos humanos de alcance específico
	
	sistema estatal de proteção dos direitos humanos
	 
	sistema universal de proteção dos direitos humanos de alcance global
	 
	sistema regional de proteção dos direitos humanos
	
	sistema nacional de proteção dos direitos humanos

Outros materiais