Buscar

ad1 de turismo e sociedade 2019-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
PERÍODO - 2019/1º
DISCIPLINA: TURISMO E SOCIEDADE
Coordenadora: Andreia Pereira de Macedo
Aluno (a): Evaldo Macário Reis 
Matrícula: 19115100162
Responda as seguintes questões relacionadas aos conteúdo das aulas de 1 a 5.
a) Considerando que a Sociologia, através de seus conceitos, teorias e métodos, oferece uma
relevante abordagem para a análise do turismo como fenômeno social, cultural e econômico,
destaque a importância dessa disciplina para os estudos do turismo. (5,0 pontos).
O turismo se destaca pelo fato de ser uma prática social que tem como essência o movimento de pessoas, proporcionando o contato com o desconhecido, construindo socialmente. O ensino da sociologia na formação de profissionais de diferentes áreas é cada vez maior, constituindo um conhecimento que pode levar a maior comprometimento e responsabilidade com a sociedade em que se vive. 
A sociologia torna-se importante e necessária. Sendo assim a principal razão do surgimento da disciplina nas primeiras décadas do séc. XIX, respondendo a uma tentativa de estudar a vida social complexa e diversificada de forma sistemática, através de procedimentos científicos. 
A sociologia estuda as práticas culturais nas interações sociais cotidianas, explorando as estruturas que determinam a vida social, examinando os processos sociais, tais como migrações, conflitos e pobreza que busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e na estrutura da sociedade. 
A relação turismo e sociologia, produz ações marcadas por um maior comprometimento com o planejamento e o desenvolvimento do turismo responsável.
b) Partindo-se da ideia de que o turismo fornece elementos para a compreensão das
tendências e mudanças sociais e culturais das sociedades em que ocorre, apresente um aspecto
característico do turismo que requer ou suscita uma análise sociológica. (5,0 pontos).
O turismo constitui-se como uma atividade marcada por diversas singularidades, no que tange ao desenvolvimento paralelo de produtos e serviços em diversos locais do globo.
Atualmente tal atividade vem se destacando pelo crescimento continuo em diversos mercados, fomentando práticas que tem por objetivo atrair seu público-alvo e incentivar o consumo dos diversos produtos à disposição dos consumidores, ou turistas potenciais.
o turismo recobre com nova marca (legitima) um novo ciclo de expansão do desenvolvimento econômico utilizando para isso a negação de seus interesses exclusivamente mercadológicos, por meio de uma re-apropriação de uma experiência autêntica
O economista Karl Marx (1990), em sua obra O Capital, definiu o que podemos considerar hoje como mola mestra do desejo de se viajar para um destino turístico: fetiche. O fetiche é o desejo manifestado por uma pessoa em consumir determinado bem ou serviço, levado pelos seus anseios e aspirações pessoais. Só que Marx afirmou ainda que o fetiche é um produto de propriedade e domínio do capitalismo, onde o empresário capitalista produz imagens consideradas ideais para que o consumidor seja induzido a comprar estes determinados produtos. Ferreira (1980, 784) define fetiche como “objeto animando ou inanimado, feito pelo homem ou produzido pela natureza, ao qual se atribui poder sobrenatural”.
Trazendo este axioma para a realidade turística é sabido que o fetiche é um elemento essencial para influenciar o consumidor. A esse respeito, Marx (1980, XXI) afirma que: “uma vez lançado no mercado, a mercadoria adquire vida independente de seu criador”. Sobre o sucesso do produto como feição do fetiche, Marx afirma que “tanto pode trazer felicidade, ao ser vendida com lucro, como pode como encalhar no depósito e arruinar seu produtor”.
O fetiche no turismo também pode ser entendido como um agente influenciador na construção de destinos não autênticos, diferentes na estrutura e na forma da localidade onde são erigidos. Rodrigues (1999, 66) afirma que, segundo Milton Santos, as firmas (empresas) “têm como função essencial a produção de bens, serviços e ideias”. São estas firmas, criadas e especializadas na venda de destinos turísticos, responsáveis pela produção de lugares com contextos motivados pelo interesse empresarial. Atualmente não só as empresas, mas também, os gestores públicos vêm intensificando a expansão dessa ideologia.

Outros materiais