Buscar

av2 microbio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Professor:
	RONEY RODRIGUES GUIMARAES
	Turma: 9014/CW
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 11/06/2015 07:31:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201401589627)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os questionamentos sobre a geração espontânea se estenderam até 1861, quando a questão foi resolvida por_____________ comprovando a teoria da Biogênese:
		
	 
	Louis Pasteur
	
	Felix Archimede pouchet
	
	Theodor Schwann
	
	Girolamo Fracastoro
	
	Rudolph Virchow
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401534478)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O marco fundamental na história da Virologia corresponde ao momento em que foi descoberto por Stanley (1940) que o vírus do mosaico do tabaco poderia ser cristalizado, como os sais inorgânicos e proteínas. Desde então novos vírus foram sendo estudados, sendo reconhecidos como parasitas intracelulares. Há vírus que infectam células vegetais, como os do mosaico do tabaco, células animais, como as células humanas e até vírus que infectam bactérias. Sobre a composição dos vírus, assinale a alternativa que contém SOMENTE elementos componentes dos vírus:
		
	
	material genético (AMPc e DNA), capsídeo, citoplasma, envelope.
	
	material genético (DNA ou RNA), cápsula, membrana celular, envelope.
	
	material genético (DNA e RNA), núcleo, citoplasma, membrana celular.
	 
	material genético (DNA ou RNA), capsídeo, envelope viral.
	 
	material genético (DNA ou RNA), cápsula, membrana celular.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401432582)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O método de coloração de Gram caracteriza as bactérias como Gram positivas ou Gram negativas. Após a utilização da metodologia, visualizou-se, por microscopia óptica, bactérias em forma de vírgula e coradas de vermelho. Estas informações caracterizam estas bactérias como:
		
	
	Bacilos, Gram positivos
	 
	Vibriões, Gram negativos
	 
	Vibriões, Gram positivos
	
	Estreptococos, Gram negativos
	
	Bacilos, Gram negativos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401589633)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São microrganismos componentes da microbiota da pele:
		
	
	Staphylococcus epidermidis e Clostridium spp.
	 
	Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis
	
	Staphylococcus epidermidis e Psudomonas spp.
	
	Streptococcus spp. e Clostridium spp.
	
	Staphylococcus aureus e Clostridium spp.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401546567)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considere as informações obtidas em http://www.saudepublica.
Houve 3 grandes pandemias de gripe: GRIPE ESPANHOLA, causada por virus Influenza H1N1, ocorrida entre 1918 e 1919 e matou entre 20-40 milhões de pessoas, GRIPE ASIÁTICA, causada pelos vírus Influenza H2N2, ocorrida entre 1957 e 1958 e matou 1 milhão de pessoas e a GRIPE DE HONG KONG, provocada pelo Influenza H3N2 e ocorreu entre 1968 e 1969 , promovendo a morte de  1 a 4 milhões de pessoas.
De acordo com os dados obtidos nessa publicação podemos perceber que o vírus Influenza A(H1N1) que foi o causador da última epidemia de gripe A não é um vírus "novo" e era o mesmo causador da pandemia de gripe espanhola, que promoveu uma ampla mortalidade. O grau de mortalidade que esse vírus provocou deve-se a várias causas, EXCETO:
		
	
	à falha dos mecanismos de resposta de defesa nos indivíduos acometidos.
	
	à falta de vacinação disponível para preparar a defesa da população.
	
	ao contágio facilitado através da transmissão por gotículas contidas nos espirros.
	 
	à falta de antibióticos disponíveis para tratamento dessas infecções.
	 
	ao contágio facilitado através de vários tipos de secreções.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401545350)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Recentemente, em outubro de 2011, foram apreendidos, em Recife, contêineres contendo lençóis usados em hospitais dos Estados Unidos. Denúncias de que fábricas de tecido usavam os produtos para a confecção de roupas vendidas em todo o país, tecidos utilizados como forros de calças e bermudas, ou esse material indo parar em camas de hotéis e motéis brasileiros.  Esse fato acabou se revelando um problema de risco à saúde pública.
Uma infectologista alertou para os riscos de contaminação em pessoas que tenham contato com roupas e lençóis provenientes de resíduos hospitalares. "Esses tecidos precisam de cuidados importantes porque há pacientes infectados por bactérias multirresistentes ou com vírus como o HIV ou algum tipo de hepatite que pode ser transmitida. Não se recomenda a reutilização de material hospitalar fora do hospital porque existe o risco de estar presente um microrganismo naquele tecido. É uma exposição desnecessária porque, se for uma pessoa com saúde debilitada, há maior possibilidade de infecção", (fonte: http://anotacoes.dihitt.com.br/noticia/fabricas-de-roupas-usariam-lixo-hospitalar-na-confeccao-de-seus-produtos).
 
O relato do fato acima, amplamente divulgado pela imprensa , soou como um sinal de alerta para a transmissão de microrganismos de ambiente hospitalar.
De acordo com o exposto, você pode concluir que para tornar SEGURA a utilização dos lençóis utilizados em ambiente hospitalar, utiliza-se o processo denominado:
		
	
	descontaminação
	
	desinfecção
	
	pasteurização
	 
	esterilização
	
	antissepsia
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401441557)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Existem pelo menos seis vírus, designados de A até F e um vírus
G recém-descoberto, que são considerados vírus da hepatite.
Embora o fígado seja o órgão-alvo de cada um destes vírus, eles
diferem bastante na sua estrutura, modo de replicação, forma de
transmissão e evolução da doença por eles causada.
     
Diferencie as hepatites A, B e C quanto a formas de transmissão, formação de cronicidade e exigência de triagem em bancos de órgãos/tecidos.
		
	
Resposta: o virus da hepatite A possui transmissão ral-fecal, já os virus das hepatites B e C tem sua tranmissão sexual e parental. As hepatites triadas são as B e C.
	
Gabarito:
Hepatites A transmissão oral-fecal; não evoluem para cronicidade e não são triadas em bancos de órgãos e tecidos.
Hepatites B e C: transmissão parenteral e sexual, podem evoluir para cronicidade e são triadas em bancos de órgãos e tecidos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta correta.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401546091)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	É fato conhecido que  o tipo de infecção hospitalar mais frequente é a infecção urinária causada por Escherichia coli. É sabido  também que esse tipo de infecção pode ser favorecido por procedimentos praticados durante o ato de cuidar.  Discuta as possíveis causas de infecção urinária por E.coli no âmbito hospitalar, explicando os fatores de favorecimento dessa ocorrência.
		
	
Resposta: Na hora do banho do paciente as suas partes intimas serem lavas no sentido errado, levando assim as bacterias de um lugar para outro, ou até mesmo o próprio paciente na hora de ir ao banheiro faz essa lempeza errada, trazendo organimos da microbiota do anus para a frente, os vasos sanitários e cadeiras de banho mal lavados, a permanencia de sondas por muito tempo no trato uinário.
	
Gabarito: A bactéria Escherichia coli é um componente da Microbiota intestinal.  Há procedimentos de cuidados que podem favorecer o deslocamento desse agente, desde o seu habitat normal (intestinos) até a bexiga urinária, causando cistite.  Procedimentos como : colocação de sonda urinária e mesmo o banho no leito podem favorecer o deslocamento desse tipo de bactéria , causando infecção urinária.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A resposta está parcialmente correta. A bactéria Escherichia coli é um componente da Microbiota intestinal. Há procedimentos de cuidados que podem favorecer o deslocamento desse agente, desde o seu habitat normal (intestinos) até a bexiga urinária,causando cistite. Procedimentos como : colocação de sonda urinária e mesmo o banho no leito podem favorecer o deslocamento desse tipo de bactéria , causando infecção urinária.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401628749)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nas pneumonias, o agente infeccioso está localizado nos alvéolos pulmonares. As paredes dos alvéolos são extremamente delicadas (epitélio pavimentoso simples) e ricamente vascularizados para propiciar a ocorrência da hematose. Esse quadro morfológico explica a alta incidência de quadros de sepse associadas a pneumonias bacterianas. Sabendo-se que a sepse está associada a altos índices de mortalidade, é conveniente associar pneumonias com emergência médica e preferencialmente indicar a internação do paciente para cumprimento de antibioticoterapia. Dentre os agentes bacterianos associados com Pneumonia Típica, visualizado microscopicamente como diplococos Gram positivos, pode-se assinalar:
		
	
	Staphylococcus aureus
	
	Mycobacterium tuberculosis
	 
	Streptococcus pneumoniae
	
	Corynebacterium diphteriae
	 
	Legionella pneumophila
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401546337)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um pediatra, após observar o aspecto da mucosa oral de uma criança com 2 meses de idade, verificando a existência de vários pontos brancos e o aspecto avermelhado da mucosa, diagnosticou a doença como "sapinho". Para justificar a ocorrência e tranquilizar a mãe, revelou que essa doença é  causada por:
		
	
	Vírus
	
	Vermes
	
	Protozoário
	
	Bactéria - esporo
	 
	Fungo - levedura

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes