Buscar

AG-FUND. DO COM. ESXTERIOR AV2-2013

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0304_AV2_201101005165 » FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	 1a Questão (Cód.: 14338)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Organização Mundial do Comércio (OMC) é o órgão que administra, a partir de sua criação, os diversos tratados internacionais realizados como forma de praticar o livre comércio entre as nações influenciando o estabelecimento da legislação nacional de comércio exterior. Quais os tratados administrados, hoje, pela OMC? Assinale a opção correta:
		
	
	SGPC
	
	KIOTO
	 
	TRIPS
	
	SGP
	
	NAFTA
	
	
	 2a Questão (Cód.: 46287)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A atividade exportadora e importadora no Brasil é fiscalizada pela autoridade aduaneira que possui poderes na zona primária e secundária para controlar o fluxo de entrada e saida de mercadoria do territorio nacional. Esta responsabilidade compete à:
		
	
	Fiscais do Ministério da Agricultura, para controlar a tributação de produtos agro-pecuários.
	 
	Fiscais da Receita Federal do Brasil.
	
	Polícia Federal, pois trata-se de mercadorias e circulação de pessoas pelos portos, aeroportos e pontos de fronteiras.
	
	Pelos acordos internacionais dos quais o Brasil é assinante, nao existe fiscalização aduaneira nas fronteiras nem com terceiros países.
	
	Fiscais do Itamaraty, pois trata-se de uma atividade internacional.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 28280)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando a comissão do agente é paga diretamente pelo banco responsável pela cobrança, a modalidade aplicada chama-se:
		
	 
	Conta gráfica.
	
	A remeter ou conta gráfica.
	
	A remeter.
	
	A deduzir da fatura comercial.
	
	A remeter ou a deduzir da fatura.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 16206)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma empresa brasileira exporta essências para uma empresa paraguaia, via terrestre. Qual o Incoterm mais adequado para esta operação?
		
	 
	DAP
	
	FAS
	
	CFR
	 
	FOB
	
	CIF
	
	
	 5a Questão (Cód.: 28359)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O princípio básico, que é um dos pilares do livre comércio, constante em vários acordos internacionais, como o GATT, por exemplo, e estabelece que todas as partes contratantes têm de conceder a todas as demais partes o tratamento que concedem a um país em especial, chama-se:
		
	
	Previsibilidade.
	 
	Nação mais favorecida.
	
	Multifuncionalidade.
	
	Tratamento nacional.
	
	Competição justa.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 14320)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A intervenção do Estado na atividade de comércio exterior, agindo no sentido de resguardar seus interesses ou até de se ajustar à conjuntura do Comércio Internacional, cria a necessidade de uma estrutura que normatize e fiscalize o comércio exterior brasileiro. Assinale a única opção correta.
		
	
	Secretaria Estadual do Distrito Federal
	
	Sistema de Comércio Exterior Informatizado
	
	Secretaria da Receita Estadual
	 
	Secretaria da Receita Federal
	
	Secretaria do Comércio Interno Brasileiro
	
	
	 7a Questão (Cód.: 28374)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a afirmativa correta:
		
	
	A carta de crédito revogável tem o mesmo grau de segurança que a irrevogável, diferindo apenas quanto aos procedimentos de pagamento.
	
	A carta de crédito irrevogável pode ser cancelada pelo importador se for apresentada ao banco emissor uma justificativa.
	 
	A carta de crédito é um meio de recebimento mais seguro para o exportador, por representar o compromisso de pagamento do banco emissor.
	
	A carta de crédito é um meio de recebimento mais seguro para o exportador, por representar o compromisso de pagamento do importador após o cumprimento das condições estipuladas.
	 
	A carta de crédito é uma forma de pagamento mais segura que as outras modalidades apenas quando é confirmada.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 28321)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após entregar sua mercadoria a uma empresa comercial exportadora responsável pela exportação, a empresa fabricante foi informada que a operação foi concluída com sucesso. A conseqüência disso foi:
		
	
	Apenas a empresa fabricante fez jus aos incentivos fiscais relativos à operação.
	 
	A empresa fabricante e a empresa comercial exportadora fizeram jus aos mesmos incentivos fiscais relativos à operação.
	
	As empresas obtiveram incentivos fiscais diferenciados, não coube à empresa fabricante, por não ser a efetiva exportadora, a isenção do PIS e do COFINS.
	
	As empresas obtiveram incentivos fiscais diferenciados, não coube à comercial exportadora, por não ser a produtora, a isenção do PIS e do COFINS.
	
	Apenas a empresa comercial, a efetiva exportadora, fez jus aos incentivos fiscais relativos à operação.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 10910)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Grandes autores revelam a importância do estímulo ao crescimento econômico mundial. Durante os anos do período restritivo às importações contamos com um atraso vigoroso em nosso comércio internacional com a política de substituição às importações. Explique, em poucas palavras, como um país pode incentivar suas exportações, incentivando, também, suas importações.
		
	
Resposta: favorecendo as empresas com baixos impostos, orientando e informando as empresas sobre normas e leis que devem ser seguidas para fazer bons negócios
	
Gabarito: Resposta múltipla e subjetiva, porém, sem perder o foco das importações de bens de capital para que promovam a qualidade dos produtos nacionais com menor custo de produção.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 61443)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Faça uma descrição do ambiente internacional de comércio, delineando os objetivos e a atuação das principais organizações na esfera pública e privada.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Prevalência da doutrina de livre comércio, expresso pela OMC - antecedida pelp Gatt. Outras organizações públicas: OMA, UNCTAD. Organismos privados: CCI, principalmente, ISO, Conferências de frete, IATA. O aluno deverá descrevar a função dos órgãos que mencionar, contextualizando suas funções.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes