Buscar

FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR AVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0304_AV1_201101464021 » FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
	1a Questão (Cód.: 14309)
	2a sem.: Mapa Conceitual
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	O comércio internacional é constituído de duas operações básicas, a importação e a exportação. Abaixo apresentamos alguns conceitos relacionados à importação. Sinalize a opção correta:
		
	
	Saída de mercadoria nacional ou nacionalizada ou serviços do território aduaneiro brasileiro.
	
	Entrada de mercadorias ou serviços provenientes do exterior, no Brasil, com ou sem cobertura cambial.
	
	Operação que diminui o déficit da balança comercial nacional.
	
	Operação baseada na produção de bens para os quais o Brasil tenha maior disponibilidade de fatores produtivos, garantindo excedentes.
	
	Operação que envolve o ingresso de capital estrangeiro no país, ou seja, gera divisas.
	2a Questão (Cód.: 133700)
	1a sem.: Panorama Econômico Atual
	Pontos: 0,0 / 0,5 
	Os fatores estratégicos abaixo mencionados alavancaram a economia brasileira nos últimos anos. Marque a única opção fora do contexto.
		
	
	O Fim do déficit comercial 
	
	A importação de produtos chineses 
	
	O vigoroso aumento do preço das commodities 
	
	A queda dos juros 
	
	A Valorização do Real 
	3a Questão (Cód.: 10807)
	5a sem.: 5 - Estrutura do comércio exterior brasileiro
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	Sobre a competência do Ministério da Fazenda, assinale a única opção correta. 
		
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior no tocante às obrigações do Brasil com seus parceiros comerciais.
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior de produtos importados no Brasil, considerando exclusivamente operações de elevado valor agregado.
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior, considerando exclusivamente operações com cobertura cambial.
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior em suas atividades administrativas relevantes aos interesses da fazenda nacional.
	
	O MF fiscaliza e controla as operações de comércio exterior de exportação por serem determinandes para a entrada de divisas em nosso país.
	4a Questão (Cód.: 16212)
	4a sem.: 4 - Estrutura e Funcionamento do Siscomex
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	O Comércio Exterior Brasileiro usa alguns sistemas para fazer a integração entre os diversos orgãos da sua estrutura e os demais players que dele fazem parte. Assinale o Sistema que na estrutura do CEB integra todos os intervenientes. 
		
	
	Sistema Integrado de Comércio Exterior.
	
	Sistema Integrado da Fundação do Comércio Exterior.
	
	Sistema Integrado da Receita Federal.
	
	Sistema Integrado do Banco Central.
	
	Sistema Integrado da Secretaria de Comércio Exterior.
	5a Questão (Cód.: 77188)
	1a sem.: 1 - Praticas Comerciais
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Atividade do Estado com relação a seu comércio externo, visando aos fins nacionais, sejam eles economicos ou sociais. O Estado exerce muita influência, pois determina a politica a ser empregada e atua como agente regulador e controlador. Este conceito refere-se:
		
	
	Prospecção de mercado
	
	Legislação
	
	Comércio Internacional
	
	Comércio Exterior
	
	Logistica Internacional
	6a Questão (Cód.: 14382)
	2a sem.: 2 - Doutrinas do Comércio Internacional e Integração
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	A política do comércio exterior brasileiro pode ser definida como o ato de governar do Estado, com vistas à consecução e à salvaguarda dos Objetivos Nacionais, no que diz respeito ao comércio do Brasil com os demais países. Neste contexto assinale as respostas que identifiquem a interferência do Estado no Comércio exterior brasileiro:
		
	
	O Estado altera constantemente as normas estatais, dando um aspecto dinâmico à legislação do comércio exterior, para atingir os objetivos da balança comercial.
	
	O comércio exterior brasileiro acontece em um ambiente dinâmico, com variáveis incontroláveis e medidas conjunturais e temporárias.
	
	Os empresários brasileiros necessitam acompanhar e planejar constantemente, as suas atividades para não perderem eventuais oportunidades de redução do custo das operações de comércio exterior sem deixarem de cumprir as exigências necessárias ao desembaraço da mercadoria.
	
	O governo brasileiro dá as diretrizes aos empresários e comerciantes, para que os mesmos adotem os sistemas e procedimentos compatíveis com os interesses nacionais do momento. 
	
	O Estado interfere na atividade de comércio exterior brasileiro, no sentido de resguardar os interesses do Mercosul e se ajustar à conjuntura do Comércio nacional. 
	7a Questão (Cód.: 77186)
	1a sem.: 1 - Práticas Comerciais
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Trocas comerciais entre as nações que compõem a comunidade mundial. Submete-se ao Direito Internacional Público. Este conceito refere-se:
		
	
	Logistica Internacional.
	
	Comércio Internacional.
	
	Legislação.
	
	Comércio Exterior.
	
	Prospecção de mercado.
	8a Questão (Cód.: 14334)
	2a sem.: 2 - Mapa Conceitual
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	A sistemática de Comércio Exterior do Brasil tem sua base operacional descrita nos Acordos Internacionais assinados pelo Brasil, bem como nas políticas econômicas por ele estabelecidas. O Governo institui, cobra impostos e regulamenta as operações de comércio internacional com base na sua competência, discriminada na Constituição Federal. Exportadores e, principalmente os importadores, enfrentam grandes desafios administrando esta sistemática. Neste contexto, assinale a única afirmativa correta:
		
	
	Os impostos incidentes nas exportações mas, principalmente, nas importações são uma das principais dificuldades no desempenho dos importadores.
	
	As políticas liberais adotadas pelo comércio exterior brasileiro prejudicam o desempenho dos importadores e exportadores.
	
	As políticas adotadas pelo Brasil no comércio internacional são transparentes, protecionistas e não interferem na performance das empresas brasileiras.
	
	A transparência e a constância das políticas brasileiras para o comércio internacional, diminui as possibilidades dos empresários do ramo terem um planejamento empresarial real e eficiente.
	
	A estabilidade econômica e política do país continuam sendo um entrave ao planejamento empresarial.
	9a Questão (Cód.: 14331)
	4a sem.: 4 - Conceito de Comércio Internacional e Comércio Exterior
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	O Governo brasileiro institui, cobra impostos e regulamenta as operações de comércio exterior com base na sua competência discriminada na Constituição Federal através dos instrumentos abaixo mencionados. Dentro deste contexto sinalize a única opção errada
		
	
	Decretos e Decretos-Leis
	
	Portarias e Instruções Normativas
	
	Pareceres e Comunicados
	
	Soluções e Conselhos
	
	Leis e Medidas Provisórias
	10a Questão (Cód.: 133644)
	2a sem.: Conceitos
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	O Comércio Internacional é regulado por vários organismos internacionais que têm por objetivo fomentar o fluxo de mercadorias e trocas internacionais promovendo o equilíbrio do comércio global. Marque a única opção correta:
		
	
	Os organismos internacionais promovem a resolução de práticas de comércio internacional entre os países signatários promovendo o equilíbrio do comércio global. 
	
	Os organismos de natureza privada estabelecem acordos e tratados internacionais de comércio favorecendo os países em desenvolvimento 
	
	Os organismos internacionais promovem a resolução de práticas de comércio internacional promovendo o desequilíbrio do comércio global. 
	
	Os organismos internacionais estabelecem acordos e tratados internacionais de comércio favorecendo os países industrializados 
	
	Os organismos de natureza privada promovem o desequilíbrio docomércio global

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes