Buscar

Analise PESTEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como fazer a análise PESTEL
A Análise PESTEL leva em conta os seguintes fatores:
Fatores políticos
Isto leva em conta o nível de intervenção do governo na economia. Fatores políticos são importantes porque as empresas precisam de estabilidade política para operar ou elas vão deixar de atingir o nível desejado de rentabilidade. Além da estabilidade, outros fatores políticos que podem ser levados em conta incluem políticas govenamentais, legislação tributária, normas de trabalho e políticas de comércio.
Fatores econômicos
Fatores econômicos que as empresas enfrentam têm um impacto directo na sua rentabilidade e, portanto, são importantes quando você analisa PESTEL. Esses fatores incluem a taxa de inflação, a taxa de câmbio, a taxa de juros e rendimento dos consumidores finais. Os fatores econômicos podem ser classificados ainda mais em fatores micro e macro-econômicos. Os fatores microeconômicos estão relacionados com os consumidores, no gasto de seus rendimentos ou poupança disponível, enquanto os fatores macro-econômicos estão mais focados nas condições gerais de oferta e procura existentes na economia.
Fatores sociais
O ambiente social em que uma empresa opera também tem um profundo impacto em sua operação. Os fatores sociais incluem as influências culturais e crenças do público-alvo. Por exemplo, um produto ou um anúncio pode ser considerado ofensivo em uma determinada cultura, enquanto seria perfeitamente normal em outra cultura. Este fator também inclui dados demográficos como idade, educação, gostos, interesses e opiniões da sociedade.
Fatores tecnológicos
Fatores tecnológicos são um dos fatores mais importantes na análise PESTEL. Hoje, as empresas alocam recursos consideráveis em desenvolvimento para ficar à frente no jogo e não perder terreno para os seus concorrentes. Fatores tecnológicos não são apenas de importância na produção de bens e serviços, mas também em sua distribuição. Esses fatores ajudam as empresas a explorar novas formas de comunicação, da participação e interação com seu público-alvo.
Fatores ambientais
Estes fatores são essenciais para a análise PESTEL e podem ser consideradas como uma adição relativamente nova para as ferramentas de análise macro-econômicas. No entanto, eles ganharam importância devido a crescente preocupação com o meio ambiente entre as massas. Hoje, os consumidores preferem comprar produtos de empresas cujos produtos e serviços são favoráveis ao meio ambiente e de empresas que sejam socialmente responsáveis.
Fatores legais
Fatores legais também são considerados uma parte importante do cenário macro-econômico inteiro. Ele foca questões como a segurança do produto, os direitos dos consumidores e as leis, a igualdade de oportunidades e a saúde e segurança. Para que as empresas operem com sucesso, elas devem não só conhecer mas também respeitar as regras e regulamentos do país em que operam.
Conclusão
Estes fatores devem ser entendidos por cada organização que optou pela análise de PESTEL. Esta ferramenta analítica pode ajudar a elaboração do plano de negócios e o atendimento aos seus objetivos estratégicos de forma mais estruturada e realista.
 
Uma análise concisa para as industrias aeroespeciais
Político
A indústria aeroespacial opera em um ambiente político altamente regulamentado, onde os passageiros são favorecidos em relação as companhias aéreas. Isto se deve ao fato de que a segurança dos passageiros é primordial e uma série de regulamentos relacionados a isso foi desenvovlida, impactando as operações, e quebrando um antigo comportamento monopolista. Além disso, com o aumento de concorrência no setor os passageiros ficaram em uma posição onde podem empurrar para baixo os preços praticados e aumentar as facilidades de pagamento.
Econômico
O ataque em 9/11 deixou um grande impacto e a indústria aeroespacial ainda está em recuperação. A recessão prolongada, as flutuações dos preços do petróleo e a desaceleração global são outros fatores debilitantes que estão afetando o crescimento da indústria aeroespacial. As companhias aéreas têm de lidar com a diminuição da quantidade de passageiros, com o elevado preço de combustíveis e com a concorrência de companhias aéreas de baixo custo, exigindo um trabalho de redução de custos de operação e manutenção. Além disso, eventos como o recente desaparecimento de aeronaves na Malásia também afetam adversamente a indústria aeroespacial global.
Social
Ao longo dos anos presenciamos grandes mudanças sociais que deixaram os consumidores muito mais exigentes. Portanto, para atender as demandas crescentes desse novo tipo de passageiro, as companhias precisam estabilizar seus custos e melhorar a qualidade de seus serviços. A necessidade de estarem permanentemete conectados faz com que os passageiros gerem uma nova demanda, a necessidade de se desenvolver sistemas de TI que permitam a conexão livre dos mesmos. 
Tecnológica
Com a intensa concorrência no setor dos transportes aéreos, a tecnologia mais recente deve ser adaptada aos aviões para que as empresas aéras possam sobreviver em ambiente de muita conceorência. Além disso, o uso da mais recente tecnologia em aeronaves permitirá a redução do consumo de combustível, consequentemente o custo das operações aéreas, melhorando a eficiência dos voos.

Outros materiais