Buscar

Simulado FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO4

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO IDOSO
	
	 1a Questão (Ref.: 201202290664)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em casos de mulheres que apresentam incontinência urinária pós-menopausa com sintoma de urge-incontinência, o fisioterapeuta deve: ENADE, 2004
		
	
	considerar que a incontinência urinária em mulheres após a menopausa é uma conseqüência natural da baixa de estrogênio e do processo da senescência, razão por que o objetivo da intervenção da fisioterapia deve ser paliativo e coadjuvante do tratamento medicamentoso.
	
	submeter a paciente ao teste do protetor (pad test) de 24 horas, por ser este o método mais fidedigno para o diagnóstico de cura da incontinência urinária e para a verificação dos efeitos da intervenção fisioterapêutica.
	
	estimular a paciente a usar um protetor higiênico absorvente enquanto a terapêutica medicamentosa não produz seu efeito ótimo e, logo após, iniciar a reabilitação dos músculos do assoalho pélvico, associando-a à estimulação elétrica transvaginal por, no mínimo, 12 semanas, além de treinamento vesical.
	 
	avaliar a função da musculatura do assoalho pélvico e orientar a paciente a interromper o fluxo urinário diversas vezes para exercitar essa musculatura, visando ao fortalecimento desta e ao restabelecimento do padrão miccional.
	 
	submeter a paciente a protocolo que inclua procedimentos de educação relativos a aspectos comportamentais da incontinência, exercícios terapêuticos para a musculatura do assoalho pélvico associados à estimulação transvaginal e treinamento vesical.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202401467)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A tabela a seguir apresenta o número de internações anuais devido a quedas, segundo o sexo, na região Nordeste do Brasil, na faixa etária de 60 anos em diante, no período de 2007-2010.
Com base nos dados apresentados e na proposta da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), que visa à independência e autonomia dos idosos, pelo maior tempo possível, avalie as afirmações a seguir sobre a prevenção e a manutenção da sua saúde funcional.
I. É importante desenvolver estratégias de prevenção de quedas, especialmente para o sexo feminino, por ser o grupo de maior vulnerabilidade.
II. Devem-se adotar medidas para evitar as quedas que afetam o sexo feminino, uma vez que as mulheres tendem a cair mais do que os homens nessa faixa etária.
III. É preciso que a prevenção de quedas abranja ambos os sexos, tendo em vista o envelhecimento da população brasileira e os indicadores para o período analisado.
IV. Impõe-se a necessidade de proteger idosos do sexo masculino, por ser o grupo de maior vulnerabilidade, como apontam os indicadores do período analisado.
V. É fundamental que se evitem as quedas de idosos do sexo masculino, já que o índice de fraturas em homens é maior do que em mulheres.
É correto apenas o que se afirma:
(ENADE 2013)
		
	
	III, IV e V.
	 
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
	
	I, II e V.
	
	I, IV e V.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202294721)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O envelhecimento traz mudanças significativas no organismo e principalmente na constituição corporal. Sobre estas mudanças pode-se afirmar que a:
		
	
	distribuição da gordura ocorre de forma aleatória
	
	há formação de cartilagem com o aumento da idade.
	 
	massa óssea trabecular aumenta
	
	água intracelular aumenta
	 
	massa gordurosa aumenta
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202294719)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As campanhas de vacinação contra o vírus da ¿influenza¿ têm tido grande êxito no Brasil. Sobre este tema, é correto afirmar que:
		
	
	como reação a vacina, a maioria dos idosos relata mialgia e constipação grave.
	
	como não existem efeitos adversos relevantes, quando houver sintomas de mialgia, febre baixa, mal estar e cefaléia nas 24 a 48 horas seguintes à vacinação, deve-se cogitar em síndrome de Guillain-Barré em fase inicial
	 
	o grau de proteção que a vacina fornece para influenza gira em torno de 70 a 75%
	
	a resposta de indivíduos idosos à imunização é freqüentemente insatisfatória, sendo a produção de anticorpos detectada apenas 5 dias após a vacinação
	
	há contra indicação para indivíduos com imunodeficiência primária ou adquirida
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202359392)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A prótese total de quadril se caracteriza pela substituição ou troca da articulação coxofemural , e é indicada no caso de dor grave e contínua e incapacidade para as atividades sociais e de lazer. Além destas, existem outras indicações para esta cirurgia, com exceção de uma das opções abaixo, como:
		
	
	tumores ósseos benignos
	
	artrite reumatóide
	
	osteoartrose grave
	 
	osteoporose
	 
	necrose vascular

Continue navegando